Ambiente escolar e promoção de atividade física em escolas da zona rural de Pelotas, RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Werner de Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8627
Resumo: A prática de atividade física tem sido associada com inúmeros benefícios para a saúde, porém grande parte da população não atinge a quantidade mínima recomendada. Pesquisas têm mostrado que o ambiente é um importante fator em comportamentos de saúde, especialmente o ambiente escolar, que exerce grande influência nos hábitos de atividade física de crianças e adolescentes, já qu e escolas com maior número de instalações, equipamentos e melhor qualidade dos espaços, apresentam associações positivas com os níveis de atividade física dos estudantes. Deste modo, é necessário se conhecer o que as escolas podem oferecer para os alunos, uma vez que estudos de avaliação do ambiente escolar são escassos, sobretudo quando se trata de comunidades rurais. O objetivo do estudo foi avaliar o ambiente escolar para a prática de atividade física em escolas da zona rural de Pelotas, Rio Grande do Sul. Tratou-se de um estudo observacional, de base escolar, realizado no segundo semestre de 2014, nas 26 escolas localizadas na zona rural de Pelotas. Foi utilizado um instrumento com questões relacionadas às ações e políticas de Educação Física, baseado em estudos brasileiros, e um segundo bloco de verificação, elaborado a partir do The Physical Activity Resource Assessment (PARA), adaptado para o ambiente escolar, que incluiu dados de avaliação das estruturas e materiais para a prática de atividade física e condições de segurança, estética e limpeza do espaço escolar. Observou-se que o professor, a disciplina de Educação Física e o recreio estiveram presentes em todas as escolas. Quadras esportivas e pracinha/parquinho foram as estruturas de maiores prevalências, assim como os materiais como bolas, arcos, cones e colchonetes, que a maioria apresentou condições regulares e ruins de uso. A ausência de ginásios e espaços cobertos, assim como animais soltos, lixo espalhado e mato e grama alta nos espaços verificados, salienta a necessidade de atenção para essas instituições. São necessários intervenções e maiores investimentos, a fim de melhorar e proporcionar ambientes favoráveis para estilos de vida saudáveis.
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Deste modo, é necessário se conhecer o que as escolas podem oferecer para os alunos, uma vez que estudos de avaliação do ambiente escolar são escassos, sobretudo quando se trata de comunidades rurais. O objetivo do estudo foi avaliar o ambiente escolar para a prática de atividade física em escolas da zona rural de Pelotas, Rio Grande do Sul. Tratou-se de um estudo observacional, de base escolar, realizado no segundo semestre de 2014, nas 26 escolas localizadas na zona rural de Pelotas. Foi utilizado um instrumento com questões relacionadas às ações e políticas de Educação Física, baseado em estudos brasileiros, e um segundo bloco de verificação, elaborado a partir do The Physical Activity Resource Assessment (PARA), adaptado para o ambiente escolar, que incluiu dados de avaliação das estruturas e materiais para a prática de atividade física e condições de segurança, estética e limpeza do espaço escolar. Observou-se que o professor, a disciplina de Educação Física e o recreio estiveram presentes em todas as escolas. Quadras esportivas e pracinha/parquinho foram as estruturas de maiores prevalências, assim como os materiais como bolas, arcos, cones e colchonetes, que a maioria apresentou condições regulares e ruins de uso. A ausência de ginásios e espaços cobertos, assim como animais soltos, lixo espalhado e mato e grama alta nos espaços verificados, salienta a necessidade de atenção para essas instituições. São necessários intervenções e maiores investimentos, a fim de melhorar e proporcionar ambientes favoráveis para estilos de vida saudáveis.The engagement in physical activity has been associated with many health benefits, but most people do not meet the minimum amount recommended. Researchers have reported that the environment is an important factor in health behaviors, particularly the school environment, that exerts great influence on the physical activity patterns of children and adolescents. Schools with the more dedicated facilities, equipment and better spaces present positive associations with physical activity among students. Thus, it is necessary to study what schools can offer to students, as studies assessing the school environment are scarce, especially in rural communities. The objective of the study was to evaluate the school environment for physical activity in rural schools of Pelotas, Brazil. A cross-sectional, school-based study was carried out during the second half of 2014, with 26 schools located in rural Pelotas. We used an instrument to evaluate the facilities and physical activity policies, based on Brazilian studies, and a second section, elaborated from the Physical Activity Resource Assessment (PARA), adapted to the school environment, which contains assessment of data facilities and materials for the physical activity practice and safety aspects, aesthetics and cleanliness of the school environment. We observed that the teacher, the discipline of Physical Education and recess were observed in all schools. Sports courts and playgrounds were the most frequent facilities, as well as materials such as balls, hoops, exercise cones and mats. However most of these materials presented fair or poor conservation. The absence of gyms and indoor facilities, and stray animals, garbage spread and tall grass emphasize the need for attention in these institutions. Interventions are needed besides greater investment to improve and insure friendly environments for healthy lifestyles.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAAtividade motoraEducação físicaEstrutura dos serviçosComunidade ruralAmbiente escolarMotor activityPhysical educationStructure of servicesAmbiente escolar e promoção de atividade física em escolas da zona rural de Pelotas, RS.School environment and promotion of physical activity in rural schools of Pelotas, RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5539624265495801http://lattes.cnpq.br/2479535014033756Domingues, Marlos RodriguesMüller, Werner de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdf.txtDissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdf.txtExtracted texttext/plain245256http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8627/6/Dissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdf.txt0786e61dbe8ed57a71c6635011d078d0MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdf.jpgDissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1266http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8627/7/Dissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdf.jpg3073d20cc68c7c7e1aa4215376f0a3eaMD57open accessORIGINALDissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdfDissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdfapplication/pdf3899208http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8627/1/Dissertacao_Werner_de_Andrade_Muller.pdfa5b4947f7f10ef764aa93a6f876d6f7bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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