O campo da educação alimentar e nutricional no espaço escolar e a formação do nutricionista: o que revelam os currículos e a prática pedagógica na universidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madruga, Fernanda Pons
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9502
Resumo: O presente estudo se propôs a investigar a formação do nutricionista para atuar com a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Conforme a Resolução n°06, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre a alimentação escolar dos alunos da educação básica, atendidos pelo PNAE, as atividades de EAN devem ser realizadas mediante atuação coordenada dos profissionais de educação e do responsável técnico e demais nutricionistas das escolas. As ações de EAN têm como objetivo promover a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) dos escolares, apresentando-se como uma estratégia de prevenção de agravos nutricionais, como a desnutrição e o excesso de peso, através da promoção da alimentação saudável. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar o campo da EAN na formação do nutricionista, com vistas às atividades nas instituições escolares. Foi utilizado o dispositivo investigativo de abordagem qualitativa, adotando o procedimento dos Estudos de Casos Múltiplos. A pesquisa empírica foi realizada em três cursos de Nutrição, dois provenientes de universidades públicas e um de uma universidade privada, instalados em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Os dados apontam para a compreensão de que é frágil o lugar dos saberes da alimentação escolar no contexto da formação acadêmica do nutricionista com vistas à Educação Alimentar Nutricional, nos Casos 1 e 2. Demonstram que, no currículo e nas práticas pedagógicas, não há um lugar definido para os saberes da alimentação escolar, sob o enfoque de formação voltada para a atuação com a EAN. Alguns estudantes demonstraram, nas suas produções imagéticas, reconhecer este ambiente como um espaço de atuação do nutricionista, provavelmente, os que tiveram acesso ao ambiente escolar durante o estágio. No Caso 3, ficou evidenciado que, no currículo e nas práticas pedagógicas, há lugar para os saberes da EAN voltada ao ambiente escolar. Ampliar os saberes da EAN e defender a sua importância, bem como assumir e valorizar a escola como área de atuação do nutricionista, garantir a inserção do estudante nessa área e defender o PNAE enquanto política pública são pontos decisivos que precisam estar presentes na formação acadêmica do nutricionista, a fim de promover a formação comprometida com a promoção de hábitos alimentares e de saúde que previnam os agravos nutricionais, além da formação para a cidadania, com responsabilidade social. É um compromisso ético e político da Universidade e dos cursos de Nutrição.
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According to Resolution No. 06, of May 8, 2020, which provides for school meals for basic education students, served by the PNAE, EAN activities must be carried out through coordinated action by education professionals and the technician and other nutritionists schools. The actions of EAN aim to promote the Food and Nutritional Security (SAN) of school children, presenting themselves as a strategy to prevent nutritional problems, such as malnutrition and excess weight, through the promotion of healthy eating. Therefore, this study aims to analyze the field of EAN in the training of nutritionists, with a view to activities in school institutions. The investigative device with a qualitative approach was used, adopting the Multiple Case Studies procedure. The empirical research was carried out in three Nutrition courses, two from public universities and one from a private university, installed in different cities in Rio Grande do Sul. The data point to the understanding that the place of school food knowledge is fragile in the context of the academic training of nutritionists with a view to Nutritional Food Education, in Cases 1 and 2. They demonstrate that, in the curriculum and in pedagogical practices, there is no defined place for the knowledge of school feeding, under the focus of training focused on performance with EAN. Some students demonstrated, in their imagery productions, to recognize this environment as a space for the nutritionist, probably those who had access to the school environment during the internship. In Case 3, it was evidenced that, in the curriculum and in the pedagogical practices, there is a place for the knowledge of the EAN aimed at the school environment. Expanding the knowledge of the EAN and defending its importance, as well as, assuming and valuing the school as an area of activity of the nutritionist, guaranteeing the insertion of the student in this area and defending the PNAE as a public policy, are decisive points that need to be present in the training academic nutritionist, in order to promote training committed to the promotion of eating habits and health that prevent nutritional problems, in addition to training for citizenship, with social responsibility. It is an ethical and political commitment by the University and Nutrition courses.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoFormação pedagógica do nutricionistaCurrículo do curso de NutriçãoEducação nutricionalEducação alimentar e nutricionalPedagogical training of the nutritionistCurriculum of the Nutrition courseNutritional educationFood and nutrition educationO campo da educação alimentar e nutricional no espaço escolar e a formação do nutricionista: o que revelam os currículos e a prática pedagógica na universidade?The field of Food and Nutrition Education in the school space and the training of nutritionists: What do curriculum and teaching practice reveal at the university?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCunha, Maria Isabel daMadruga, Fernanda Ponsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese FERNANDA PONS MADRUGA.pdf.txtTese FERNANDA PONS MADRUGA.pdf.txtExtracted texttext/plain666062http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9502/6/Tese%20FERNANDA%20PONS%20MADRUGA.pdf.txtd99576e6cea5c651d1321885aefad914MD56open accessTHUMBNAILTese FERNANDA PONS MADRUGA.pdf.jpgTese FERNANDA PONS MADRUGA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9502/7/Tese%20FERNANDA%20PONS%20MADRUGA.pdf.jpgd4e2c13946a3dc8c9a64da6a5b674416MD57open accessORIGINALTese FERNANDA PONS MADRUGA.pdfTese FERNANDA PONS MADRUGA.pdfapplication/pdf4009551http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9502/1/Tese%20FERNANDA%20PONS%20MADRUGA.pdf59d3f535b18d2c8085bf5b57261d29ecMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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