Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7162 https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos. |
id |
UFPL_48cca388ef6fa72557a862f27a70811a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7162 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-02T15:17:28Z2021-03-02T15:17:28Z2020KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7162https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos.porFURGBidocênciaEducação bilíngueSurdosBidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.Collaborative teaching in bilingual education for the deaf: a case study.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleKlein, MadalenaAires, Rubia Denise Islabãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.txtBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.txtExtracted texttext/plain42288http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/6/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.txtb7d23f24f5d5d1baf6d8e106fba410a9MD56open accessTHUMBNAILBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.jpgBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1645http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/7/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.jpg79540dd5ad34b51e6f8289d8ae848a8bMD57open accessORIGINALBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdfBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdfapplication/pdf211730http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/1/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdfce5132bb4874a4b7fa42b71fda13b7a6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71622023-07-13 06:06:26.997open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7162VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:06:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Collaborative teaching in bilingual education for the deaf: a case study. |
title |
Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. |
spellingShingle |
Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. Klein, Madalena Bidocência Educação bilíngue Surdos |
title_short |
Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. |
title_full |
Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. |
title_fullStr |
Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. |
title_sort |
Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. |
author |
Klein, Madalena |
author_facet |
Klein, Madalena Aires, Rubia Denise Islabão |
author_role |
author |
author2 |
Aires, Rubia Denise Islabão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Madalena Aires, Rubia Denise Islabão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bidocência Educação bilíngue Surdos |
topic |
Bidocência Educação bilíngue Surdos |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T15:17:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-02T15:17:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7162 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350 |
identifier_str_mv |
KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7162 https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/6/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/7/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/1/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7d23f24f5d5d1baf6d8e106fba410a9 79540dd5ad34b51e6f8289d8ae848a8b ce5132bb4874a4b7fa42b71fda13b7a6 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710161442766848 |