Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Madalena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aires, Rubia Denise Islabão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7162
https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos.
id UFPL_48cca388ef6fa72557a862f27a70811a
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7162
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-02T15:17:28Z2021-03-02T15:17:28Z2020KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7162https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos.porFURGBidocênciaEducação bilíngueSurdosBidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.Collaborative teaching in bilingual education for the deaf: a case study.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleKlein, MadalenaAires, Rubia Denise Islabãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.txtBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.txtExtracted texttext/plain42288http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/6/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.txtb7d23f24f5d5d1baf6d8e106fba410a9MD56open accessTHUMBNAILBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.jpgBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1645http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/7/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.jpg79540dd5ad34b51e6f8289d8ae848a8bMD57open accessORIGINALBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdfBidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdfapplication/pdf211730http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/1/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdfce5132bb4874a4b7fa42b71fda13b7a6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71622023-07-13 06:06:26.997open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7162VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:06:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Collaborative teaching in bilingual education for the deaf: a case study.
title Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
spellingShingle Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
Klein, Madalena
Bidocência
Educação bilíngue
Surdos
title_short Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
title_full Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
title_fullStr Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
title_full_unstemmed Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
title_sort Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso.
author Klein, Madalena
author_facet Klein, Madalena
Aires, Rubia Denise Islabão
author_role author
author2 Aires, Rubia Denise Islabão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Madalena
Aires, Rubia Denise Islabão
dc.subject.por.fl_str_mv Bidocência
Educação bilíngue
Surdos
topic Bidocência
Educação bilíngue
Surdos
description O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T15:17:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-02T15:17:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7162
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350
identifier_str_mv KLEIN, MADALENA; AIRES, Rubia. Denise. I. . Bidocência na Educação Bilíngue para Surdos: um estudo de caso. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, n. 1, p. 187-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9350. Acesso em: 1 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7162
https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FURG
publisher.none.fl_str_mv FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/6/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/7/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/1/Bidocencia_na_educacao_bilingue_para_surdos.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7162/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b7d23f24f5d5d1baf6d8e106fba410a9
79540dd5ad34b51e6f8289d8ae848a8b
ce5132bb4874a4b7fa42b71fda13b7a6
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710161442766848