BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2233 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência de duas professoras no exercício da bidocência realizada no Colégio Pedro II, em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, buscando demonstrar qual o papel do segundo professor em sala de aula, apontado tanto aspectos positivos quanto outros que ainda precisam ser melhorados, de acordo com a percepção das mesmas, em prol do desenvolvimento de todos os sujeitos envolvidos. Atualmente, os instrumentos legais apontam que a educação das pessoas com deficiência deve ocorrer, preferencialmente, na escola regular e que as escolas devem se adequar para garantir o atendimento às mesmas. Nesse contexto, buscamos refletir sobre a nossa experiência na bidocência como uma das ações possíveis para o atendimento desses educandos nas classes regulares. |
id |
CP2-1_4a9dd38dae273ce11745376fad9de075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2233 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃOEducação InclusivaBidocênciaEnsino Colaborativo.O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência de duas professoras no exercício da bidocência realizada no Colégio Pedro II, em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, buscando demonstrar qual o papel do segundo professor em sala de aula, apontado tanto aspectos positivos quanto outros que ainda precisam ser melhorados, de acordo com a percepção das mesmas, em prol do desenvolvimento de todos os sujeitos envolvidos. Atualmente, os instrumentos legais apontam que a educação das pessoas com deficiência deve ocorrer, preferencialmente, na escola regular e que as escolas devem se adequar para garantir o atendimento às mesmas. Nesse contexto, buscamos refletir sobre a nossa experiência na bidocência como uma das ações possíveis para o atendimento desses educandos nas classes regulares.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2233Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2233/1530VILELA, Laila PintoFREITAS, Márcia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2233Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO |
title |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO |
spellingShingle |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO VILELA, Laila Pinto Educação Inclusiva Bidocência Ensino Colaborativo. |
title_short |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO |
title_full |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO |
title_fullStr |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO |
title_full_unstemmed |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO |
title_sort |
BIDOCÊNCIA: UM CAMINHO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO |
author |
VILELA, Laila Pinto |
author_facet |
VILELA, Laila Pinto FREITAS, Márcia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
FREITAS, Márcia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VILELA, Laila Pinto FREITAS, Márcia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Bidocência Ensino Colaborativo. |
topic |
Educação Inclusiva Bidocência Ensino Colaborativo. |
description |
O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência de duas professoras no exercício da bidocência realizada no Colégio Pedro II, em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, buscando demonstrar qual o papel do segundo professor em sala de aula, apontado tanto aspectos positivos quanto outros que ainda precisam ser melhorados, de acordo com a percepção das mesmas, em prol do desenvolvimento de todos os sujeitos envolvidos. Atualmente, os instrumentos legais apontam que a educação das pessoas com deficiência deve ocorrer, preferencialmente, na escola regular e que as escolas devem se adequar para garantir o atendimento às mesmas. Nesse contexto, buscamos refletir sobre a nossa experiência na bidocência como uma das ações possíveis para o atendimento desses educandos nas classes regulares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2233 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2233/1530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente” 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180122509312 |