A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374 |
Resumo: | A Educação Infantil do Colégio Pedro II se diferencia da maioria dos sistemas de ensino público municipais e privados de nosso país, por apresentar uma estrutura pedagógica na qual cada turma é regida por dois professores simultaneamente – o que chamamos de bidocência. A implementaçãodesta organização escolartraz,para ação, a concepção de infância e de Educação Infantil que esta instituição acredita e defende. Aposta em uma prática educativa que nega a presença de um professor para educar e um auxiliar para cuidar compreendendo a ação docente, principalmente nesta faixa-etária, como ações que integram e associamo educar e o cuidar em todos os momentos de seu cotidiano. Afirma, assim, um olhar cuidadoso sobre as especificidades do desenvolvimento e das necessidades dos bebês e das crianças pequenas. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, este texto traz a reflexão sobre as possibilidades de ações de cuidado propiciadas pela bidocência,colocando o foco na importância da observação compartilhada sobre cada criança para a avaliação, planejamento e vivência de experiências que podem contribuir para uma educação inclusiva. |
id |
CP2-1_97793fc9e3d71b915b7e11c940d13a8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/374 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO IIBidocênciaCuidadoInclusão.A Educação Infantil do Colégio Pedro II se diferencia da maioria dos sistemas de ensino público municipais e privados de nosso país, por apresentar uma estrutura pedagógica na qual cada turma é regida por dois professores simultaneamente – o que chamamos de bidocência. A implementaçãodesta organização escolartraz,para ação, a concepção de infância e de Educação Infantil que esta instituição acredita e defende. Aposta em uma prática educativa que nega a presença de um professor para educar e um auxiliar para cuidar compreendendo a ação docente, principalmente nesta faixa-etária, como ações que integram e associamo educar e o cuidar em todos os momentos de seu cotidiano. Afirma, assim, um olhar cuidadoso sobre as especificidades do desenvolvimento e das necessidades dos bebês e das crianças pequenas. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, este texto traz a reflexão sobre as possibilidades de ações de cuidado propiciadas pela bidocência,colocando o foco na importância da observação compartilhada sobre cada criança para a avaliação, planejamento e vivência de experiências que podem contribuir para uma educação inclusiva.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374/313Santos, RenataMello, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T23:45:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/374Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2015-11-06T23:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II |
title |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II |
spellingShingle |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II Santos, Renata Bidocência Cuidado Inclusão. |
title_short |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II |
title_full |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II |
title_fullStr |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II |
title_full_unstemmed |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II |
title_sort |
A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II |
author |
Santos, Renata |
author_facet |
Santos, Renata Mello, Tatiana |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Tatiana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renata Mello, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bidocência Cuidado Inclusão. |
topic |
Bidocência Cuidado Inclusão. |
description |
A Educação Infantil do Colégio Pedro II se diferencia da maioria dos sistemas de ensino público municipais e privados de nosso país, por apresentar uma estrutura pedagógica na qual cada turma é regida por dois professores simultaneamente – o que chamamos de bidocência. A implementaçãodesta organização escolartraz,para ação, a concepção de infância e de Educação Infantil que esta instituição acredita e defende. Aposta em uma prática educativa que nega a presença de um professor para educar e um auxiliar para cuidar compreendendo a ação docente, principalmente nesta faixa-etária, como ações que integram e associamo educar e o cuidar em todos os momentos de seu cotidiano. Afirma, assim, um olhar cuidadoso sobre as especificidades do desenvolvimento e das necessidades dos bebês e das crianças pequenas. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, este texto traz a reflexão sobre as possibilidades de ações de cuidado propiciadas pela bidocência,colocando o foco na importância da observação compartilhada sobre cada criança para a avaliação, planejamento e vivência de experiências que podem contribuir para uma educação inclusiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374/313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177963491329 |