A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renata
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mello, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374
Resumo: A Educação Infantil do Colégio Pedro II se diferencia da maioria dos sistemas de ensino público municipais e privados de nosso país, por apresentar uma estrutura pedagógica na qual cada turma é regida por dois professores simultaneamente – o que chamamos de bidocência. A implementaçãodesta organização escolartraz,para ação, a concepção de infância e de Educação Infantil que esta instituição acredita e defende. Aposta em uma prática educativa que nega a presença de um professor para educar e um auxiliar para cuidar compreendendo a ação docente, principalmente nesta faixa-etária, como ações que integram e associamo educar e o cuidar em todos os momentos de seu cotidiano.   Afirma, assim, um olhar cuidadoso sobre as especificidades do desenvolvimento e das necessidades dos bebês e das crianças pequenas. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, este texto traz a reflexão sobre as possibilidades de ações de cuidado propiciadas pela bidocência,colocando o foco  na importância da observação compartilhada sobre cada criança para a avaliação, planejamento e vivência de experiências que podem contribuir para uma educação inclusiva.
id CP2-1_97793fc9e3d71b915b7e11c940d13a8e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/374
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO IIBidocênciaCuidadoInclusão.A Educação Infantil do Colégio Pedro II se diferencia da maioria dos sistemas de ensino público municipais e privados de nosso país, por apresentar uma estrutura pedagógica na qual cada turma é regida por dois professores simultaneamente – o que chamamos de bidocência. A implementaçãodesta organização escolartraz,para ação, a concepção de infância e de Educação Infantil que esta instituição acredita e defende. Aposta em uma prática educativa que nega a presença de um professor para educar e um auxiliar para cuidar compreendendo a ação docente, principalmente nesta faixa-etária, como ações que integram e associamo educar e o cuidar em todos os momentos de seu cotidiano.   Afirma, assim, um olhar cuidadoso sobre as especificidades do desenvolvimento e das necessidades dos bebês e das crianças pequenas. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, este texto traz a reflexão sobre as possibilidades de ações de cuidado propiciadas pela bidocência,colocando o foco  na importância da observação compartilhada sobre cada criança para a avaliação, planejamento e vivência de experiências que podem contribuir para uma educação inclusiva.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374/313Santos, RenataMello, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T23:45:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/374Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2015-11-06T23:45Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
title A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
spellingShingle A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
Santos, Renata
Bidocência
Cuidado
Inclusão.
title_short A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
title_full A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
title_fullStr A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
title_full_unstemmed A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
title_sort A BIDOCÊNCIA COMO CUIDADO COM OS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PEDRO II
author Santos, Renata
author_facet Santos, Renata
Mello, Tatiana
author_role author
author2 Mello, Tatiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Renata
Mello, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Bidocência
Cuidado
Inclusão.
topic Bidocência
Cuidado
Inclusão.
description A Educação Infantil do Colégio Pedro II se diferencia da maioria dos sistemas de ensino público municipais e privados de nosso país, por apresentar uma estrutura pedagógica na qual cada turma é regida por dois professores simultaneamente – o que chamamos de bidocência. A implementaçãodesta organização escolartraz,para ação, a concepção de infância e de Educação Infantil que esta instituição acredita e defende. Aposta em uma prática educativa que nega a presença de um professor para educar e um auxiliar para cuidar compreendendo a ação docente, principalmente nesta faixa-etária, como ações que integram e associamo educar e o cuidar em todos os momentos de seu cotidiano.   Afirma, assim, um olhar cuidadoso sobre as especificidades do desenvolvimento e das necessidades dos bebês e das crianças pequenas. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais, este texto traz a reflexão sobre as possibilidades de ações de cuidado propiciadas pela bidocência,colocando o foco  na importância da observação compartilhada sobre cada criança para a avaliação, planejamento e vivência de experiências que podem contribuir para uma educação inclusiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/374/313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 1 n. 1 (2015): Construindo a Prática
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177963491329