Parceria público-privada e a gestão da educação : o programa Gestão Nota 10 do Instituto Airton Senna
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181594 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisa acerca da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e escolas de ensino fundamental. Trabalha com o referencial teórico-metodológico que embasa a análise da relação público-privada e problematiza as parcerias entre escolas e instituições privadas para a democratização da educação pública no Brasil. Para isso, verifica a parceria entre sistemas públicos de educação básica e o Instituto Ayrton Senna, no intuito de analisar as implicações para a democratização da educação, a partir da adesão ao Programa Gestão Nota 10. Na sequência, analisa as relações entre esse período particular do capitalismo e a inserção do privado na educação pública, com a minimização de direitos materializados em políticas sociais, redefinindo a concepção de democracia. O privado passa a ser o parâmetro de qualidade, situação que cria o que muitos autores denominam de gerencialismo. Em termos gerais, concluiu-se que os sistemas de ensino passaram a definir suas atividades de acordo com as determinações do Instituto, tanto na área de gestão como na área pedagógica, com implicações para o processo de construção da democracia nas escolas. |
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Peroni, Vera Maria VidalComerlatto, Luciani Paz2018-09-01T02:55:17Z20170102-5473http://hdl.handle.net/10183/181594001066231Este artigo apresenta resultados de pesquisa acerca da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e escolas de ensino fundamental. Trabalha com o referencial teórico-metodológico que embasa a análise da relação público-privada e problematiza as parcerias entre escolas e instituições privadas para a democratização da educação pública no Brasil. Para isso, verifica a parceria entre sistemas públicos de educação básica e o Instituto Ayrton Senna, no intuito de analisar as implicações para a democratização da educação, a partir da adesão ao Programa Gestão Nota 10. Na sequência, analisa as relações entre esse período particular do capitalismo e a inserção do privado na educação pública, com a minimização de direitos materializados em políticas sociais, redefinindo a concepção de democracia. O privado passa a ser o parâmetro de qualidade, situação que cria o que muitos autores denominam de gerencialismo. Em termos gerais, concluiu-se que os sistemas de ensino passaram a definir suas atividades de acordo com as determinações do Instituto, tanto na área de gestão como na área pedagógica, com implicações para o processo de construção da democracia nas escolas.This article presents research results on the partnership between Instituto Ayrton Senna and elementary schools. It points out the theoretical-methodological bases to the publicprivate relationship analysis and problematizes the partnerships between schools and private institutions for the democratization of public education in Brazil. In order to do so, it analyses the partnership between public systems of basic education and the Instituto Ayrton Senna with the purpose of verifying the implications for the democratization of education, following accession to the Gestão Nota 10 program. It then goes on to analyze relations between this particular period of capitalism and the insertion of the private in public education, with the minimization of rights materialized in social policies, redefining the concept of democracy. The private becomes the quality parameter, a situation that creates what many authors call Managerialism. In general terms, it was concluded that school systems define their activities according to the determinations of the Institute, both in the area of management as well as in the pedagogical area, with implications for the process of building democracy in schools.Este artículo presenta los resultados de la investigación acerca de la alianza entre el Instituto Ayrton Senna y escuelas de enseñanza primaria. Enfoca el referencial teóricometodológico subyacente al análisis de la relación pública-privada y problematiza las alianzas entre las escuelas y las instituciones privadas para la democratización de la educación pública en Brasil. Para esto investiga la alianza entre sistemas públicos de educación básica y el Instituto Ayrton Senna, con el intuito de analizar las implicaciones para la democratización de la educación, a partir de la adhesión al Programa Gestión Nota 10. En la secuencia, analiza las relaciones entre este periodo particular del capitalismo y la inserción de lo privado en la educación pública, con la minimización de los derechos materializados en políticas sociales, redefiniendo la concepción de la democracia. Lo privado pasa a ser el parámetro de calidad, situación que crea lo que muchos autores denominan de gerencialismo. En términos generales, se concluye que los sistemas de enseñanza llegaron a definir sus actividades de acuerdo con las determinaciones del Instituto, tanto en área de gestión como en el área pedagógica, con implicaciones en el proceso de construcción de la democracia en las escuelas.application/pdfporPerspectiva (Florianópolis). Vol. 35, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 113-133.Instituto Ayrton SennaDemocratização do ensinoGestão educacionalParceria público-privadaPrivate and public educationInstituto Ayrton SennaDemocratization of educationPúblico y privado en educaciónInstituto Ayrton SennaDemocratización de la educaciónParceria público-privada e a gestão da educação : o programa Gestão Nota 10 do Instituto Airton SennaThe public and private partnership and the management of education : the gestão nota 10 programLa alianza público-privada y la gestión de la educación : el programa gestión nota 10 del instituto Ayrton Sennainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066231.pdfTexto completoapplication/pdf369592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181594/1/001066231.pdfa0d43e1aacf951562f23411cd2c3cb19MD51TEXT001066231.pdf.txt001066231.pdf.txtExtracted Texttext/plain61174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181594/2/001066231.pdf.txtbcb7139d68e19c03860604099ab3358dMD52THUMBNAIL001066231.pdf.jpg001066231.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181594/3/001066231.pdf.jpg02c9b121b14296db87e5e67bd809663fMD5310183/1815942018-10-05 07:45:24.98oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181594Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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