Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7209 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões acerca da importância de repensar a formação profissional dos futuros professores de Música no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tendo em vista que a demanda de alunos com deficiências aumentou o déficit de suporte e conhecimento necessários para atender esses alunos também é considerável. A partir disso, é trazida a experiência que ocorre dentro do Curso de Música Licenciatura através dos projetos de pesquisa, ensino extensão. São descritos aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam o trabalho com inclusão realizado nesses projetos, bem como sua importância para a formação dos futuros educadores musicais. Como resultado, percebemos a necessidade de criação de mais projetos de pesquisa com esse objetivo, estimular os estudos sobre a Educação Musical e Inclusão de pessoas com deficiências. |
id |
UFPL_541295ed1011c71aad9c0de3895dce1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7209 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-05T14:04:27Z2021-03-05T14:04:27Z2018WILLE, R. B.; MEDINA, L. ; LANG, A. C. S. ; MIRANDA, D. Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v. 23, n. 3, p. 210-222, SET-DEZ, 2018. Disponível em: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/EE.V23I3. Acesso em: 3 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7209Este artigo traz reflexões acerca da importância de repensar a formação profissional dos futuros professores de Música no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tendo em vista que a demanda de alunos com deficiências aumentou o déficit de suporte e conhecimento necessários para atender esses alunos também é considerável. A partir disso, é trazida a experiência que ocorre dentro do Curso de Música Licenciatura através dos projetos de pesquisa, ensino extensão. São descritos aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam o trabalho com inclusão realizado nesses projetos, bem como sua importância para a formação dos futuros educadores musicais. Como resultado, percebemos a necessidade de criação de mais projetos de pesquisa com esse objetivo, estimular os estudos sobre a Educação Musical e Inclusão de pessoas com deficiências.porUFPelEducação musicalInclusãoDeficiênciasMusical EducationInclusionDeficiencyEducação musical e inclusão: possibilidades de atuação.Musical education and inclusion: possibilities of action.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleWille, Regiana BlankMedina, LuanaLang, Andréia de SouzaMiranda, Diocelenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTEDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf.txtEDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf.txtExtracted texttext/plain36247http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/6/EDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf.txtff267a46c9b64b2b2149e0f8d7b4e673MD56open accessTHUMBNAILEDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf.jpgEDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2008http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/7/EDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf.jpg0ed7fffffaffd500ea4b036840a7377dMD57open accessORIGINALEDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdfEDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdfapplication/pdf278010http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/1/EDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf9ca8394309784e7db14ac6dffb127e50MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72092023-07-13 03:11:08.235open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7209VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:11:08Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Musical education and inclusion: possibilities of action. |
title |
Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. |
spellingShingle |
Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. Wille, Regiana Blank Educação musical Inclusão Deficiências Musical Education Inclusion Deficiency |
title_short |
Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. |
title_full |
Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. |
title_fullStr |
Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. |
title_full_unstemmed |
Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. |
title_sort |
Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. |
author |
Wille, Regiana Blank |
author_facet |
Wille, Regiana Blank Medina, Luana Lang, Andréia de Souza Miranda, Diocelena |
author_role |
author |
author2 |
Medina, Luana Lang, Andréia de Souza Miranda, Diocelena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wille, Regiana Blank Medina, Luana Lang, Andréia de Souza Miranda, Diocelena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Inclusão Deficiências Musical Education Inclusion Deficiency |
topic |
Educação musical Inclusão Deficiências Musical Education Inclusion Deficiency |
description |
Este artigo traz reflexões acerca da importância de repensar a formação profissional dos futuros professores de Música no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. Tendo em vista que a demanda de alunos com deficiências aumentou o déficit de suporte e conhecimento necessários para atender esses alunos também é considerável. A partir disso, é trazida a experiência que ocorre dentro do Curso de Música Licenciatura através dos projetos de pesquisa, ensino extensão. São descritos aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam o trabalho com inclusão realizado nesses projetos, bem como sua importância para a formação dos futuros educadores musicais. Como resultado, percebemos a necessidade de criação de mais projetos de pesquisa com esse objetivo, estimular os estudos sobre a Educação Musical e Inclusão de pessoas com deficiências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-05T14:04:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-05T14:04:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WILLE, R. B.; MEDINA, L. ; LANG, A. C. S. ; MIRANDA, D. Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v. 23, n. 3, p. 210-222, SET-DEZ, 2018. Disponível em: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/EE.V23I3. Acesso em: 3 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7209 |
identifier_str_mv |
WILLE, R. B.; MEDINA, L. ; LANG, A. C. S. ; MIRANDA, D. Educação musical e inclusão: possibilidades de atuação. Expressa Extensão. ISSN 2358-8195, v. 23, n. 3, p. 210-222, SET-DEZ, 2018. Disponível em: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/EE.V23I3. Acesso em: 3 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPel |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPel |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/6/EDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/7/EDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/1/EDUCACAO_MUSICAL_E_INCLUSAO.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7209/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff267a46c9b64b2b2149e0f8d7b4e673 0ed7fffffaffd500ea4b036840a7377d 9ca8394309784e7db14ac6dffb127e50 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846881334067200 |