Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Onofre, Isabel Sarkis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8874
Resumo: Partindo da ideia que o mundo que se vive, de acordo com Solé (2008), é organizado por e para a empresa e que a chamada empresarização do mundo vem impactando as relações de consumo do indivíduo e modificando-as, o objetivo desta dissertação é analisar os signos do consumo de cestas alimentos orgânicos com entrega/delivery na cidade de Pelotas/RS. De acordo com Baudrillard (2008), o consumo é uma atividade sistemática de manipulação de significados, com uma ênfase maior na expressividade e não em seus aspectos funcionais, tendo valor somente enquanto interage com o mundo onde existe e onde significa algo. Dessa forma, o presente trabalho teve por base a proposta do autor: analisar o consumo sob a ótica da significação e comunicação e como processo de classificação e diferenciação social (BAUDRILLARD, 2008). Para que isso se desse, foram analisadas duas empresas situadas em Pelotas/RS que comercializam cestas de alimentos orgânicos com o serviço de entrega/delivery, denominadas de Naturalis e Casa Orgânica. Além disso, foram entrevistados seis clientes/consumidores dessas organizações, com o intuito de evidenciar os signos tanto do lado da oferta como da demanda.Mais interessados que apenas em nutrir o corpo e alimentarem-se, estes consumidores, segundo os dados levantados, estão em busca dos signos comercializados por essas empresas, que são: diferenciação; escassez; saúde e bem-estar; cuidado e auto-cuidado; carinho e afeto; consciência ambiental; mudança; confiança e procedência; apelo visual; conforto; felicidade; e o tempo de vida que, ao que parece, é o mais importante dos signos identificados. No dia a dia das pessoas, no qualas rotinas são tomadas por diversas atividades, quem faz esse tipo de escolha ganha tempo quando não precisa ir à feira ou ao supermercado, pois recebe seus alimentos no conforto de casa. Além disso, ganha tempo quando consome esses produtos, alimentos tidos como mais saudáveis, que proporcionam ao consumidor mais saúde, mais qualidade de vida, mais tempo, mais longevidade.
id UFPL_5d4fdea93377fcb8538cb5dfaabb43b2
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8874
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2022-12-30T10:19:10Z2022-12-302022-12-30T10:19:10Z2021-11-05ONOFRE, Isabel Sarkis. Do hippie ao chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos. Orientador: Marcio da Silva Rodrigues. 2021. 128f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8874Partindo da ideia que o mundo que se vive, de acordo com Solé (2008), é organizado por e para a empresa e que a chamada empresarização do mundo vem impactando as relações de consumo do indivíduo e modificando-as, o objetivo desta dissertação é analisar os signos do consumo de cestas alimentos orgânicos com entrega/delivery na cidade de Pelotas/RS. De acordo com Baudrillard (2008), o consumo é uma atividade sistemática de manipulação de significados, com uma ênfase maior na expressividade e não em seus aspectos funcionais, tendo valor somente enquanto interage com o mundo onde existe e onde significa algo. Dessa forma, o presente trabalho teve por base a proposta do autor: analisar o consumo sob a ótica da significação e comunicação e como processo de classificação e diferenciação social (BAUDRILLARD, 2008). Para que isso se desse, foram analisadas duas empresas situadas em Pelotas/RS que comercializam cestas de alimentos orgânicos com o serviço de entrega/delivery, denominadas de Naturalis e Casa Orgânica. Além disso, foram entrevistados seis clientes/consumidores dessas organizações, com o intuito de evidenciar os signos tanto do lado da oferta como da demanda.Mais interessados que apenas em nutrir o corpo e alimentarem-se, estes consumidores, segundo os dados levantados, estão em busca dos signos comercializados por essas empresas, que são: diferenciação; escassez; saúde e bem-estar; cuidado e auto-cuidado; carinho e afeto; consciência ambiental; mudança; confiança e procedência; apelo visual; conforto; felicidade; e o tempo de vida que, ao que parece, é o mais importante dos signos identificados. No dia a dia das pessoas, no qualas rotinas são tomadas por diversas atividades, quem faz esse tipo de escolha ganha tempo quando não precisa ir à feira ou ao supermercado, pois recebe seus alimentos no conforto de casa. Além disso, ganha tempo quando consome esses produtos, alimentos tidos como mais saudáveis, que proporcionam ao consumidor mais saúde, mais qualidade de vida, mais tempo, mais longevidade.Basedon the idea that the world we live in, according to Solé (2008), is organized by and for the company and that the so-called entrepreneurship of the world has been impacting individual consumption relations and modifying them, the purpose of this dissertation is to analyze the meanings of the consumption of organic food baskets with delivery/delivery, in the city of Pelotas/RS. According to Baudrillard (2008), consumption is a systematic activity of manipulation of meanings, with a greater emphasis on expressiveness and not on its functional aspects, having value only while interacting with the world where it exists and where it means something. Thus, the present work was based on the author's proposal: to analyze consumption from the perspective of meaning and communication and as a process of classification and social differentiation (BAUDRILLARD, 2008). For this to happen, two companies located in Pelotas/RS that sell organic food baskets with delivery/delivery service, called Naturalis and Casa Orgânica, were analyzed. In addition, customers/consumers of these organizations were interviewed, in order to highlight the meanings on both the supply and demand sides. More interested than nourishing the body and feeding themselves, these consumers, according to the data collected, are in search of the signs marketed by these companies, which are: differentiation; scarcity; health and wellness; care and self-care; affection and affection; environmental awareness; change; trust and provenance; visual appeal; comfort; happiness; and the lifetime, which, it seems, is the most important of the identified signs. In people's daily lives, where routines are taken up by various activities, those who make this type of choice save time when they don't need to go to the market or the supermarket, as they receive their food in the comfort of home. In addition, you save time when you consume these products, foods considered healthier, which provide the consumer with more health, more quality of life, more time, more longevity.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas AgroindustriaisUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCentro de Ciências Sócio-OrganizacionaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEmpresarizaçãoRelações de consumoSignos do consumoAlimentos orgânicosEntrepreneurshipConsumer relationsMeanings of consumptionOrganic foodDo Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.From hippie to chic: the signs of consumption of organic food baskets.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8613841091033478http://lattes.cnpq.br/3615915503232216Rodrigues, Marcio SilvaOnofre, Isabel Sarkisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Isabel Sarkis Onofre.pdf.txtDissertacao_Isabel Sarkis Onofre.pdf.txtExtracted texttext/plain252605http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/6/Dissertacao_Isabel%20Sarkis%20Onofre.pdf.txtfb0c34209b64e7d61d19192e049f7236MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Isabel Sarkis Onofre.pdf.jpgDissertacao_Isabel Sarkis Onofre.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/7/Dissertacao_Isabel%20Sarkis%20Onofre.pdf.jpg82a38e69e7eaf05ec356c3e05822c829MD57open accessORIGINALDissertacao_Isabel Sarkis Onofre.pdfDissertacao_Isabel Sarkis Onofre.pdfapplication/pdf1294863http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/1/Dissertacao_Isabel%20Sarkis%20Onofre.pdfa5b877dc121e601122f45c9f9eed196dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/88742023-11-07 21:03:38.453open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-11-08T00:03:38Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv From hippie to chic: the signs of consumption of organic food baskets.
title Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.
spellingShingle Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.
Onofre, Isabel Sarkis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Empresarização
Relações de consumo
Signos do consumo
Alimentos orgânicos
Entrepreneurship
Consumer relations
Meanings of consumption
Organic food
title_short Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.
title_full Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.
title_fullStr Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.
title_full_unstemmed Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.
title_sort Do Hippie ao Chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos.
author Onofre, Isabel Sarkis
author_facet Onofre, Isabel Sarkis
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8613841091033478
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3615915503232216
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Marcio Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Onofre, Isabel Sarkis
contributor_str_mv Rodrigues, Marcio Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Empresarização
Relações de consumo
Signos do consumo
Alimentos orgânicos
Entrepreneurship
Consumer relations
Meanings of consumption
Organic food
dc.subject.por.fl_str_mv Empresarização
Relações de consumo
Signos do consumo
Alimentos orgânicos
Entrepreneurship
Consumer relations
Meanings of consumption
Organic food
description Partindo da ideia que o mundo que se vive, de acordo com Solé (2008), é organizado por e para a empresa e que a chamada empresarização do mundo vem impactando as relações de consumo do indivíduo e modificando-as, o objetivo desta dissertação é analisar os signos do consumo de cestas alimentos orgânicos com entrega/delivery na cidade de Pelotas/RS. De acordo com Baudrillard (2008), o consumo é uma atividade sistemática de manipulação de significados, com uma ênfase maior na expressividade e não em seus aspectos funcionais, tendo valor somente enquanto interage com o mundo onde existe e onde significa algo. Dessa forma, o presente trabalho teve por base a proposta do autor: analisar o consumo sob a ótica da significação e comunicação e como processo de classificação e diferenciação social (BAUDRILLARD, 2008). Para que isso se desse, foram analisadas duas empresas situadas em Pelotas/RS que comercializam cestas de alimentos orgânicos com o serviço de entrega/delivery, denominadas de Naturalis e Casa Orgânica. Além disso, foram entrevistados seis clientes/consumidores dessas organizações, com o intuito de evidenciar os signos tanto do lado da oferta como da demanda.Mais interessados que apenas em nutrir o corpo e alimentarem-se, estes consumidores, segundo os dados levantados, estão em busca dos signos comercializados por essas empresas, que são: diferenciação; escassez; saúde e bem-estar; cuidado e auto-cuidado; carinho e afeto; consciência ambiental; mudança; confiança e procedência; apelo visual; conforto; felicidade; e o tempo de vida que, ao que parece, é o mais importante dos signos identificados. No dia a dia das pessoas, no qualas rotinas são tomadas por diversas atividades, quem faz esse tipo de escolha ganha tempo quando não precisa ir à feira ou ao supermercado, pois recebe seus alimentos no conforto de casa. Além disso, ganha tempo quando consome esses produtos, alimentos tidos como mais saudáveis, que proporcionam ao consumidor mais saúde, mais qualidade de vida, mais tempo, mais longevidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-30T10:19:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-30
2022-12-30T10:19:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ONOFRE, Isabel Sarkis. Do hippie ao chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos. Orientador: Marcio da Silva Rodrigues. 2021. 128f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8874
identifier_str_mv ONOFRE, Isabel Sarkis. Do hippie ao chic: os signos do consumo de cestas de alimentos orgânicos. Orientador: Marcio da Silva Rodrigues. 2021. 128f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
Centro de Ciências Sócio-Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/6/Dissertacao_Isabel%20Sarkis%20Onofre.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/7/Dissertacao_Isabel%20Sarkis%20Onofre.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/1/Dissertacao_Isabel%20Sarkis%20Onofre.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8874/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fb0c34209b64e7d61d19192e049f7236
82a38e69e7eaf05ec356c3e05822c829
a5b877dc121e601122f45c9f9eed196d
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846956459294720