Motivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolin Carvalho da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55769
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as motivações dos consumidores em comprar produtos orgânicos na CECAFES de Natal -RN, que é a central de distribuição de alimentos orgânicos comercializada por agricultores familiares, cooperativas e associações do Rio Grande do Norte, conhecida como o Mercado da Agricultura Familiar. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa descritiva-exploratória, utilizando do método survey com aplicação de questionários. Este trabalho possibilita a percepção de quais características mais influenciam o consumidor na decisão de compra, visando preencher as lacunas com falta de pesquisas na área. Como objeto de pesquisa foram entrevistados os frequentadores da CECAFES. O instrumento da coleta de dados foi construído com as dimensões sobre a frequência de consumo, de compra, o conhecimento em produtos orgânicos alimentícios e não alimentícios, além de questões relacionadas a dados socioeconômicos. As variáveis que compõem cada dimensão foram avaliadas em escala métrica de 5 pontos baseado no Modelo Likert a qual variou entre 1 (Nenhuma importância) a 5 (Muito importante), conforme o nível de concordância com uma frase proposta para caracterizar cada variável. Os dados coletados foram analisados pelo método de estatística descritiva e comparação de médias. Resultados indicam que o perfil do consumidor de orgânicos é predominantemente mulher, com ensino superior completo e renda familiar maior que três salários mínimos, que estão em busca de uma melhor qualidade de vida, preservação da saúde e do meio ambiente, e por busca de um alimento mais saboroso
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55769O presente trabalho teve como objetivo investigar as motivações dos consumidores em comprar produtos orgânicos na CECAFES de Natal -RN, que é a central de distribuição de alimentos orgânicos comercializada por agricultores familiares, cooperativas e associações do Rio Grande do Norte, conhecida como o Mercado da Agricultura Familiar. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa descritiva-exploratória, utilizando do método survey com aplicação de questionários. Este trabalho possibilita a percepção de quais características mais influenciam o consumidor na decisão de compra, visando preencher as lacunas com falta de pesquisas na área. Como objeto de pesquisa foram entrevistados os frequentadores da CECAFES. O instrumento da coleta de dados foi construído com as dimensões sobre a frequência de consumo, de compra, o conhecimento em produtos orgânicos alimentícios e não alimentícios, além de questões relacionadas a dados socioeconômicos. As variáveis que compõem cada dimensão foram avaliadas em escala métrica de 5 pontos baseado no Modelo Likert a qual variou entre 1 (Nenhuma importância) a 5 (Muito importante), conforme o nível de concordância com uma frase proposta para caracterizar cada variável. Os dados coletados foram analisados pelo método de estatística descritiva e comparação de médias. Resultados indicam que o perfil do consumidor de orgânicos é predominantemente mulher, com ensino superior completo e renda familiar maior que três salários mínimos, que estão em busca de uma melhor qualidade de vida, preservação da saúde e do meio ambiente, e por busca de um alimento mais saborosoThe present work aimed to investigate consumers' motivations for purchasing organic products at CECAFES in Natal -RN. which is the distribution center for organic food sold by family farmers, cooperatives and associations in Rio Grande do Norte, known as the Family Farming Market. For this purpose, a descriptive-exploratory research was developed, using the survey method with the application of questionnaires. This work enables the perception of which characteristics most influence the consumer in the purchasing decision, aiming to fill the gaps with a lack of research in the area. As the research object, CECAFES visitors were interviewed. The data collection instrument was constructed with dimensions on frequency of consumption, purchase, knowledge of organic food and non-food products, in addition to questions related to socioeconomic data. The variables that make up each dimension were evaluated on a 5-point metric scale based on the Likert Model, which ranged from 1 (No importance) to 5 (Very important), depending on the level of agreement with a phrase proposed to characterize each variable. The collected data were analyzed using descriptive statistics and comparison of means. Results indicate that the profile of organic consumers is predominantly women, with completed higher education and family income greater than three minimum wages, who are looking for a better quality of life, preservation of health and the environment, and in search of a tastier food.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia AgronômicaUFRNBrasilUnidade Acadêmica Especializada em Ciências AgráriasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASprodutos orgânicosperfil do consumidoragricultura orgânicaconsumo de alimentos orgânicosorganic productsconsumer profileorganic agricultureorganic food consumptionMotivações de compra dos consumidores de produtos orgânicos em Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55769/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALMotivacoesConsumidoresOrganicos_Carvalho_2023.pdfMotivacoesConsumidoresOrganicos_Carvalho_2023.pdfapplication/pdf989534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55769/1/MotivacoesConsumidoresOrganicos_Carvalho_2023.pdf9f5e016cf33ceba86bfe61002264ee7dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55769/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52123456789/557692023-12-12 08:21:04.438oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-12T11:21:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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