Trabalhando com textos no ensino superior.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5854 https://doi.org/10.21814/rpe.13930 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar, discutir e avaliar uma proposta de atividade didática no ensino superior, baseada principalmente na leitura e discussão de textos e demandando uma postura ativa por parte dos estudantes. Tal proposta foi formulada como uma alternativa às atividades didáticas tradicionais, que geralmente utilizam os textos apenas como fontes de informações. Ela está embasada na Psicologia Sócio-Histórica e vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (Brasil). Foi analisada por meio de avaliações escritas que colheram as opiniões de estudantes de uma turma de Pedagogia sobre tal proposta. As avaliações sofreram um processo de análise temática e indicam que a proposta, apesar de algumas críticas (relativas, principalmente, ao esforço necessário para desenvolver as tarefas), foi considerada bem sucedida. As estudantes apontaram que, por meio das atividades realizadas, puderam: compreender de maneira mais profunda os textos lidos e internalizar seu conteúdo de forma mais eficiente, estabelecer interconexões com outros conteúdos anteriormente trabalhados e/ou com experiências vivenciadas e refletir sobre o que aprenderam, além de desenvolver e aprimorar suas habilidades de expressão escrita e outras relacionadas aos processos de pensamento. |
id |
UFPL_60a1186c2abb8dcccb7856eecf78da93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5854 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-15T17:43:48Z2020-06-15T17:43:48Z2008DAMIANI, M. F. Trabalhando com textos no ensino superior. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2008, 21(2), p. 139-159, 2008. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13930. Acesso em: 12/06/2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5854https://doi.org/10.21814/rpe.13930Este artigo tem por objetivo apresentar, discutir e avaliar uma proposta de atividade didática no ensino superior, baseada principalmente na leitura e discussão de textos e demandando uma postura ativa por parte dos estudantes. Tal proposta foi formulada como uma alternativa às atividades didáticas tradicionais, que geralmente utilizam os textos apenas como fontes de informações. Ela está embasada na Psicologia Sócio-Histórica e vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (Brasil). Foi analisada por meio de avaliações escritas que colheram as opiniões de estudantes de uma turma de Pedagogia sobre tal proposta. As avaliações sofreram um processo de análise temática e indicam que a proposta, apesar de algumas críticas (relativas, principalmente, ao esforço necessário para desenvolver as tarefas), foi considerada bem sucedida. As estudantes apontaram que, por meio das atividades realizadas, puderam: compreender de maneira mais profunda os textos lidos e internalizar seu conteúdo de forma mais eficiente, estabelecer interconexões com outros conteúdos anteriormente trabalhados e/ou com experiências vivenciadas e refletir sobre o que aprenderam, além de desenvolver e aprimorar suas habilidades de expressão escrita e outras relacionadas aos processos de pensamento.porUniversidade do MinhoTrabalho com textosEnsino superiorAprendizagemPsicologia sócio-históricaTrabalhando com textos no ensino superior.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDamiani, Magda Florianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTrabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf.txtTrabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf.txtExtracted texttext/plain48101http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/6/Trabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf.txt4ad41ae3f1eae77fd94313b179f7afa9MD56open accessTHUMBNAILTrabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf.jpgTrabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1382http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/7/Trabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf.jpg5a719eb82a07ea29853ce8332a5615d9MD57open accessORIGINALTrabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdfTrabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdfapplication/pdf72099http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/1/Trabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdfca8ff7100fe4a18f666d8fad917f91a1MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58542023-07-13 03:04:15.226open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5854VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:04:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalhando com textos no ensino superior. |
title |
Trabalhando com textos no ensino superior. |
spellingShingle |
Trabalhando com textos no ensino superior. Damiani, Magda Floriana Trabalho com textos Ensino superior Aprendizagem Psicologia sócio-histórica |
title_short |
Trabalhando com textos no ensino superior. |
title_full |
Trabalhando com textos no ensino superior. |
title_fullStr |
Trabalhando com textos no ensino superior. |
title_full_unstemmed |
Trabalhando com textos no ensino superior. |
title_sort |
Trabalhando com textos no ensino superior. |
author |
Damiani, Magda Floriana |
author_facet |
Damiani, Magda Floriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damiani, Magda Floriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho com textos Ensino superior Aprendizagem Psicologia sócio-histórica |
topic |
Trabalho com textos Ensino superior Aprendizagem Psicologia sócio-histórica |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar, discutir e avaliar uma proposta de atividade didática no ensino superior, baseada principalmente na leitura e discussão de textos e demandando uma postura ativa por parte dos estudantes. Tal proposta foi formulada como uma alternativa às atividades didáticas tradicionais, que geralmente utilizam os textos apenas como fontes de informações. Ela está embasada na Psicologia Sócio-Histórica e vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (Brasil). Foi analisada por meio de avaliações escritas que colheram as opiniões de estudantes de uma turma de Pedagogia sobre tal proposta. As avaliações sofreram um processo de análise temática e indicam que a proposta, apesar de algumas críticas (relativas, principalmente, ao esforço necessário para desenvolver as tarefas), foi considerada bem sucedida. As estudantes apontaram que, por meio das atividades realizadas, puderam: compreender de maneira mais profunda os textos lidos e internalizar seu conteúdo de forma mais eficiente, estabelecer interconexões com outros conteúdos anteriormente trabalhados e/ou com experiências vivenciadas e refletir sobre o que aprenderam, além de desenvolver e aprimorar suas habilidades de expressão escrita e outras relacionadas aos processos de pensamento. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-15T17:43:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-15T17:43:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DAMIANI, M. F. Trabalhando com textos no ensino superior. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2008, 21(2), p. 139-159, 2008. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13930. Acesso em: 12/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5854 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.13930 |
identifier_str_mv |
DAMIANI, M. F. Trabalhando com textos no ensino superior. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2008, 21(2), p. 139-159, 2008. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13930. Acesso em: 12/06/2020. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5854 https://doi.org/10.21814/rpe.13930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/6/Trabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/7/Trabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/1/Trabalhando_com_textos_no_ensino_superior.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5854/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ad41ae3f1eae77fd94313b179f7afa9 5a719eb82a07ea29853ce8332a5615d9 ca8ff7100fe4a18f666d8fad917f91a1 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1797767442605277184 |