Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689 |
Resumo: | This thesis presents a research made at Special Distance Education Graduation Course from Federal University of Santa Maria and it was developed at Bagé, Livramento and Uruguaiana regional distance education support centers. It has been focused on dialogic possibilities for distance education courses for teacher education courses. Therefore it has analyzed the dialogic practice proposed and developed throughout the course by Paulo Freire categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done by following teachers development on a distance education course, in order to analyze and understand the dialog development and proposition. The dialog’s aim is to put in interaction historical practices of different people on the pedagogic process (Freire’s conception) what becomes possible through distance education web tools. Besides, because of an interactional perspective it is reinforced on presential meetings with teachers, tutors and students, what is also possible due to technology. As a result the reflections, considerations, findings and actions which had been done are supported by the dialogic practice from a historical research conception aimed in building a freely education. |
id |
UFPL_63b2f9ad0b5c6c05e14818abd86b21e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1689 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6268846689825329Kieling, José FernandoMartins, Claudete da Silva Lima2014-08-20T13:48:09Z2014-04-032014-08-20T13:48:09Z2007-10-20MARTINS, Claudete da Silva Lima. Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689This thesis presents a research made at Special Distance Education Graduation Course from Federal University of Santa Maria and it was developed at Bagé, Livramento and Uruguaiana regional distance education support centers. It has been focused on dialogic possibilities for distance education courses for teacher education courses. Therefore it has analyzed the dialogic practice proposed and developed throughout the course by Paulo Freire categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done by following teachers development on a distance education course, in order to analyze and understand the dialog development and proposition. The dialog’s aim is to put in interaction historical practices of different people on the pedagogic process (Freire’s conception) what becomes possible through distance education web tools. Besides, because of an interactional perspective it is reinforced on presential meetings with teachers, tutors and students, what is also possible due to technology. As a result the reflections, considerations, findings and actions which had been done are supported by the dialogic practice from a historical research conception aimed in building a freely education.Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A preocupação temática desse trabalho centra-se nas possibilidades dialógicas de cursos de formação docente, desenvolvidos por meio da educação a distância. Desta forma a investigação buscou analisar as práticas dialógicas propostas e desenvolvidas no curso, a partir de categorias freireanas. A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a forma com que o diálogo é proposto e desenvolvido no curso. Percebeu-se que o diálogo, na perspectiva de colocar em interação práticas históricas de pessoas diferentes no processo pedagógico [concepção freireana], é potencializado pela mediação das ferramentas de educação a distância. Além disso, o diálogo, na perspectiva de interação e troca direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas pelas tecnologias. Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas, mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção histórica da pesquisa, como elementos constitutivos da totalidade, numa práxis que busca a construção de uma educação libertadora.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoEducaçãoEducação a distânciaFormação docenteEducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONavegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa MariaSurfing on the distance education and dialogic network universe: by the characters from Federal University of Santa Maria special education teacher development courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdfapplication/pdf773627http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/1/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdfa336b6fa6d51f17688b8518e18e8c9dfMD51open accessTEXTClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf.txtClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain236726http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/2/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf.txt6dedb19ca19c93cd7f1063a307a5b8e0MD52open accessTHUMBNAILClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf.jpgClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1811http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/3/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf.jpgc0290e3ab6c31b79a83b23ebdd44008fMD53open access123456789/16892023-03-28 20:08:28.857open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1689Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-03-28T23:08:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Surfing on the distance education and dialogic network universe: by the characters from Federal University of Santa Maria special education teacher development course |
title |
Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria |
spellingShingle |
Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria Martins, Claudete da Silva Lima Educação Educação a distância Formação docente Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria |
title_full |
Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria |
title_fullStr |
Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria |
title_full_unstemmed |
Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria |
title_sort |
Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria |
author |
Martins, Claudete da Silva Lima |
author_facet |
Martins, Claudete da Silva Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6268846689825329 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kieling, José Fernando |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Claudete da Silva Lima |
contributor_str_mv |
Kieling, José Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação a distância Formação docente |
topic |
Educação Educação a distância Formação docente Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educação |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This thesis presents a research made at Special Distance Education Graduation Course from Federal University of Santa Maria and it was developed at Bagé, Livramento and Uruguaiana regional distance education support centers. It has been focused on dialogic possibilities for distance education courses for teacher education courses. Therefore it has analyzed the dialogic practice proposed and developed throughout the course by Paulo Freire categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done by following teachers development on a distance education course, in order to analyze and understand the dialog development and proposition. The dialog’s aim is to put in interaction historical practices of different people on the pedagogic process (Freire’s conception) what becomes possible through distance education web tools. Besides, because of an interactional perspective it is reinforced on presential meetings with teachers, tutors and students, what is also possible due to technology. As a result the reflections, considerations, findings and actions which had been done are supported by the dialogic practice from a historical research conception aimed in building a freely education. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:48:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-03 2014-08-20T13:48:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Claudete da Silva Lima. Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Claudete da Silva Lima. Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/1/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/2/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/3/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a336b6fa6d51f17688b8518e18e8c9df 6dedb19ca19c93cd7f1063a307a5b8e0 c0290e3ab6c31b79a83b23ebdd44008f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710126394114048 |