Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Claudete da Silva Lima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689
Resumo: This thesis presents a research made at Special Distance Education Graduation Course from Federal University of Santa Maria and it was developed at Bagé, Livramento and Uruguaiana regional distance education support centers. It has been focused on dialogic possibilities for distance education courses for teacher education courses. Therefore it has analyzed the dialogic practice proposed and developed throughout the course by Paulo Freire categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done by following teachers development on a distance education course, in order to analyze and understand the dialog development and proposition. The dialog’s aim is to put in interaction historical practices of different people on the pedagogic process (Freire’s conception) what becomes possible through distance education web tools. Besides, because of an interactional perspective it is reinforced on presential meetings with teachers, tutors and students, what is also possible due to technology. As a result the reflections, considerations, findings and actions which had been done are supported by the dialogic practice from a historical research conception aimed in building a freely education.
id UFPL_63b2f9ad0b5c6c05e14818abd86b21e0
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1689
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/6268846689825329Kieling, José FernandoMartins, Claudete da Silva Lima2014-08-20T13:48:09Z2014-04-032014-08-20T13:48:09Z2007-10-20MARTINS, Claudete da Silva Lima. Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689This thesis presents a research made at Special Distance Education Graduation Course from Federal University of Santa Maria and it was developed at Bagé, Livramento and Uruguaiana regional distance education support centers. It has been focused on dialogic possibilities for distance education courses for teacher education courses. Therefore it has analyzed the dialogic practice proposed and developed throughout the course by Paulo Freire categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done by following teachers development on a distance education course, in order to analyze and understand the dialog development and proposition. The dialog’s aim is to put in interaction historical practices of different people on the pedagogic process (Freire’s conception) what becomes possible through distance education web tools. Besides, because of an interactional perspective it is reinforced on presential meetings with teachers, tutors and students, what is also possible due to technology. As a result the reflections, considerations, findings and actions which had been done are supported by the dialogic practice from a historical research conception aimed in building a freely education.Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A preocupação temática desse trabalho centra-se nas possibilidades dialógicas de cursos de formação docente, desenvolvidos por meio da educação a distância. Desta forma a investigação buscou analisar as práticas dialógicas propostas e desenvolvidas no curso, a partir de categorias freireanas. A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a forma com que o diálogo é proposto e desenvolvido no curso. Percebeu-se que o diálogo, na perspectiva de colocar em interação práticas históricas de pessoas diferentes no processo pedagógico [concepção freireana], é potencializado pela mediação das ferramentas de educação a distância. Além disso, o diálogo, na perspectiva de interação e troca direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas pelas tecnologias. Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas, mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção histórica da pesquisa, como elementos constitutivos da totalidade, numa práxis que busca a construção de uma educação libertadora.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoEducaçãoEducação a distânciaFormação docenteEducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONavegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa MariaSurfing on the distance education and dialogic network universe: by the characters from Federal University of Santa Maria special education teacher development courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdfapplication/pdf773627http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/1/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdfa336b6fa6d51f17688b8518e18e8c9dfMD51open accessTEXTClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf.txtClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain236726http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/2/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf.txt6dedb19ca19c93cd7f1063a307a5b8e0MD52open accessTHUMBNAILClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf.jpgClaudete da Silva Lima Martins_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1811http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/3/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf.jpgc0290e3ab6c31b79a83b23ebdd44008fMD53open access123456789/16892023-03-28 20:08:28.857open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1689Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-03-28T23:08:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Surfing on the distance education and dialogic network universe: by the characters from Federal University of Santa Maria special education teacher development course
title Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
spellingShingle Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
Martins, Claudete da Silva Lima
Educação
Educação a distância
Formação docente
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
title_full Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
title_fullStr Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
title_full_unstemmed Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
title_sort Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
author Martins, Claudete da Silva Lima
author_facet Martins, Claudete da Silva Lima
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6268846689825329
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kieling, José Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Claudete da Silva Lima
contributor_str_mv Kieling, José Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação a distância
Formação docente
topic Educação
Educação a distância
Formação docente
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This thesis presents a research made at Special Distance Education Graduation Course from Federal University of Santa Maria and it was developed at Bagé, Livramento and Uruguaiana regional distance education support centers. It has been focused on dialogic possibilities for distance education courses for teacher education courses. Therefore it has analyzed the dialogic practice proposed and developed throughout the course by Paulo Freire categories. The methodology applied approaches the ethnographic and participative research parameters. It has been done by following teachers development on a distance education course, in order to analyze and understand the dialog development and proposition. The dialog’s aim is to put in interaction historical practices of different people on the pedagogic process (Freire’s conception) what becomes possible through distance education web tools. Besides, because of an interactional perspective it is reinforced on presential meetings with teachers, tutors and students, what is also possible due to technology. As a result the reflections, considerations, findings and actions which had been done are supported by the dialogic practice from a historical research conception aimed in building a freely education.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-03
2014-08-20T13:48:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Claudete da Silva Lima. Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689
identifier_str_mv MARTINS, Claudete da Silva Lima. Navegando no universo da educação a distância e nas redes dialógicas que a constituem: com a palavra os sujeitos do curso de formação docente em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2007. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/1/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/2/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1689/3/Claudete%20da%20Silva%20Lima%20Martins_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a336b6fa6d51f17688b8518e18e8c9df
6dedb19ca19c93cd7f1063a307a5b8e0
c0290e3ab6c31b79a83b23ebdd44008f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710126394114048