O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7419 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir o papel do professor frente ao uso das tecnologias digitais, especificamente, o aplicativo QR Code. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido (“escaneado”) pela maior parte dos celulares que têm câmeras fotográficas. Foi realizado um estudo de caso com um grupo de alunos do terceiro ano do curso Normal em uma escola de Canguçu/RS, com o objetivo de mostrar uma possibilidade de uso do aplicativo como recurso pedagógico para potencializar o raciocínio lógico. A abordagem teórica discute que a inserção de tecnologias digitais não é garantia de aprendizagem, conforme apontam os resultados obtidos, é de fundamental importância o papel do professor, como um mediador, frente às possibilidades de uso do aplicativo. |
id |
UFPL_67b3614d1521635badee1af6e1bad387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7419 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-04-19T23:33:13Z2021-04-19T23:33:13Z2019PINTO, Ana Cristina Medina ; FELCHER, Carla Denize Ott ; FERREIRA, André Luis Andrejew. O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 269-278.978-85-7247-123-7http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7419DOI:10.22533/at.ed.237191402Este artigo tem como objetivo discutir o papel do professor frente ao uso das tecnologias digitais, especificamente, o aplicativo QR Code. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido (“escaneado”) pela maior parte dos celulares que têm câmeras fotográficas. Foi realizado um estudo de caso com um grupo de alunos do terceiro ano do curso Normal em uma escola de Canguçu/RS, com o objetivo de mostrar uma possibilidade de uso do aplicativo como recurso pedagógico para potencializar o raciocínio lógico. A abordagem teórica discute que a inserção de tecnologias digitais não é garantia de aprendizagem, conforme apontam os resultados obtidos, é de fundamental importância o papel do professor, como um mediador, frente às possibilidades de uso do aplicativo.porEditora AtenaFormação de professoresRaciocínio lógicoMatemáticaQR CodeTeaching formationLogical reasoningMathO uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartPinto, Ana Cristina MedinaFelcher, Carla Denize OttFerreira, André Luis Andrejewinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.txtO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.txtExtracted texttext/plain26080http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/6/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.txt9132291977f9260ba3a2813c81137a07MD56open accessTHUMBNAILO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.jpgO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/7/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.jpg9e15c950f0437069a42b4e340b578af3MD57open accessORIGINALO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdfO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdfapplication/pdf1075838http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/1/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf0f6a6919559e0ffc9891fdcd6c451463MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/74192023-07-13 03:35:28.03open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7419VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:35:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. |
title |
O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. |
spellingShingle |
O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. Pinto, Ana Cristina Medina Formação de professores Raciocínio lógico Matemática QR Code Teaching formation Logical reasoning Math |
title_short |
O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. |
title_full |
O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. |
title_fullStr |
O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. |
title_full_unstemmed |
O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. |
title_sort |
O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. |
author |
Pinto, Ana Cristina Medina |
author_facet |
Pinto, Ana Cristina Medina Felcher, Carla Denize Ott Ferreira, André Luis Andrejew |
author_role |
author |
author2 |
Felcher, Carla Denize Ott Ferreira, André Luis Andrejew |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ana Cristina Medina Felcher, Carla Denize Ott Ferreira, André Luis Andrejew |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Raciocínio lógico Matemática QR Code Teaching formation Logical reasoning Math |
topic |
Formação de professores Raciocínio lógico Matemática QR Code Teaching formation Logical reasoning Math |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir o papel do professor frente ao uso das tecnologias digitais, especificamente, o aplicativo QR Code. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido (“escaneado”) pela maior parte dos celulares que têm câmeras fotográficas. Foi realizado um estudo de caso com um grupo de alunos do terceiro ano do curso Normal em uma escola de Canguçu/RS, com o objetivo de mostrar uma possibilidade de uso do aplicativo como recurso pedagógico para potencializar o raciocínio lógico. A abordagem teórica discute que a inserção de tecnologias digitais não é garantia de aprendizagem, conforme apontam os resultados obtidos, é de fundamental importância o papel do professor, como um mediador, frente às possibilidades de uso do aplicativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-19T23:33:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-19T23:33:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINTO, Ana Cristina Medina ; FELCHER, Carla Denize Ott ; FERREIRA, André Luis Andrejew. O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 269-278. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7419 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-85-7247-123-7 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
DOI:10.22533/at.ed.237191402 |
identifier_str_mv |
PINTO, Ana Cristina Medina ; FELCHER, Carla Denize Ott ; FERREIRA, André Luis Andrejew. O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 269-278. 978-85-7247-123-7 DOI:10.22533/at.ed.237191402 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Atena |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Atena |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/6/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/7/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/1/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9132291977f9260ba3a2813c81137a07 9e15c950f0437069a42b4e340b578af3 0f6a6919559e0ffc9891fdcd6c451463 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846903102504960 |