O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Cristina Medina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Felcher, Carla Denize Ott, Ferreira, André Luis Andrejew
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7419
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o papel do professor frente ao uso das tecnologias digitais, especificamente, o aplicativo QR Code. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido (“escaneado”) pela maior parte dos celulares que têm câmeras fotográficas. Foi realizado um estudo de caso com um grupo de alunos do terceiro ano do curso Normal em uma escola de Canguçu/RS, com o objetivo de mostrar uma possibilidade de uso do aplicativo como recurso pedagógico para potencializar o raciocínio lógico. A abordagem teórica discute que a inserção de tecnologias digitais não é garantia de aprendizagem, conforme apontam os resultados obtidos, é de fundamental importância o papel do professor, como um mediador, frente às possibilidades de uso do aplicativo.
id UFPL_67b3614d1521635badee1af6e1bad387
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7419
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-04-19T23:33:13Z2021-04-19T23:33:13Z2019PINTO, Ana Cristina Medina ; FELCHER, Carla Denize Ott ; FERREIRA, André Luis Andrejew. O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 269-278.978-85-7247-123-7http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7419DOI:10.22533/at.ed.237191402Este artigo tem como objetivo discutir o papel do professor frente ao uso das tecnologias digitais, especificamente, o aplicativo QR Code. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido (“escaneado”) pela maior parte dos celulares que têm câmeras fotográficas. Foi realizado um estudo de caso com um grupo de alunos do terceiro ano do curso Normal em uma escola de Canguçu/RS, com o objetivo de mostrar uma possibilidade de uso do aplicativo como recurso pedagógico para potencializar o raciocínio lógico. A abordagem teórica discute que a inserção de tecnologias digitais não é garantia de aprendizagem, conforme apontam os resultados obtidos, é de fundamental importância o papel do professor, como um mediador, frente às possibilidades de uso do aplicativo.porEditora AtenaFormação de professoresRaciocínio lógicoMatemáticaQR CodeTeaching formationLogical reasoningMathO uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartPinto, Ana Cristina MedinaFelcher, Carla Denize OttFerreira, André Luis Andrejewinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.txtO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.txtExtracted texttext/plain26080http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/6/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.txt9132291977f9260ba3a2813c81137a07MD56open accessTHUMBNAILO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.jpgO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/7/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.jpg9e15c950f0437069a42b4e340b578af3MD57open accessORIGINALO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdfO_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdfapplication/pdf1075838http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/1/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf0f6a6919559e0ffc9891fdcd6c451463MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/74192023-07-13 03:35:28.03open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7419VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:35:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
title O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
spellingShingle O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
Pinto, Ana Cristina Medina
Formação de professores
Raciocínio lógico
Matemática
QR Code
Teaching formation
Logical reasoning
Math
title_short O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
title_full O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
title_fullStr O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
title_full_unstemmed O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
title_sort O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor.
author Pinto, Ana Cristina Medina
author_facet Pinto, Ana Cristina Medina
Felcher, Carla Denize Ott
Ferreira, André Luis Andrejew
author_role author
author2 Felcher, Carla Denize Ott
Ferreira, André Luis Andrejew
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Cristina Medina
Felcher, Carla Denize Ott
Ferreira, André Luis Andrejew
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Raciocínio lógico
Matemática
QR Code
Teaching formation
Logical reasoning
Math
topic Formação de professores
Raciocínio lógico
Matemática
QR Code
Teaching formation
Logical reasoning
Math
description Este artigo tem como objetivo discutir o papel do professor frente ao uso das tecnologias digitais, especificamente, o aplicativo QR Code. O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido (“escaneado”) pela maior parte dos celulares que têm câmeras fotográficas. Foi realizado um estudo de caso com um grupo de alunos do terceiro ano do curso Normal em uma escola de Canguçu/RS, com o objetivo de mostrar uma possibilidade de uso do aplicativo como recurso pedagógico para potencializar o raciocínio lógico. A abordagem teórica discute que a inserção de tecnologias digitais não é garantia de aprendizagem, conforme apontam os resultados obtidos, é de fundamental importância o papel do professor, como um mediador, frente às possibilidades de uso do aplicativo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-19T23:33:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-19T23:33:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, Ana Cristina Medina ; FELCHER, Carla Denize Ott ; FERREIRA, André Luis Andrejew. O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 269-278.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7419
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-85-7247-123-7
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv DOI:10.22533/at.ed.237191402
identifier_str_mv PINTO, Ana Cristina Medina ; FELCHER, Carla Denize Ott ; FERREIRA, André Luis Andrejew. O uso do aplicativo QR Code no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 269-278.
978-85-7247-123-7
DOI:10.22533/at.ed.237191402
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Atena
publisher.none.fl_str_mv Editora Atena
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/6/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/7/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/1/O_USO_DO_APLICATIVO_QR_CODE_NO_ENSINO_DA_MATEMATICA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7419/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9132291977f9260ba3a2813c81137a07
9e15c950f0437069a42b4e340b578af3
0f6a6919559e0ffc9891fdcd6c451463
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846903102504960