Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Rafael dos Reis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, André Luis Andrejew, Cardoso, Marleide Coan
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418
Resumo: Este trabalho expõe os rumos de uma pesquisa que visa implementar um estudo didático da aprendizagem móvel (mobile learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto dos números complexos. Para entender o cenário contemporâneo da abordagem deste tema nos currículos foi investigado junto ao um grupo de onze professores licenciados os desafios que permeiam o ensino dos números complexos. A metodologia utilizada se encontra nos pressupostos da Engenharia Didática seguindo suas quatro fases de execução: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. O percurso teórico adotado para discutir o objeto desta pesquisa fundamenta-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e (2009) e, para corroborar com experiências na utilização de dispositivos móveis os trabalhos de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As considerações sobre as atividades aplicadas até o momento, revelam indícios de que os ambientes de geometria dinâmica aliado a apropriação da matemática segundo a teoria de Duval, tem se mostrado como uma alternativa para superar o entrave do processo de ensino e, revelou também, a possibilidade de integrar aprendizagem móvel como forma de elucidar as abstrações e representações que cercam o ensino dos conteúdos matemáticos na escola.
id UFPL_68f6c152da46d2335613280a590757b5
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7418
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-04-19T23:31:27Z2021-04-19T23:31:27Z2019PAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133.978-85-7247-123-7http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/741810.22533/at.ed.237191402Este trabalho expõe os rumos de uma pesquisa que visa implementar um estudo didático da aprendizagem móvel (mobile learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto dos números complexos. Para entender o cenário contemporâneo da abordagem deste tema nos currículos foi investigado junto ao um grupo de onze professores licenciados os desafios que permeiam o ensino dos números complexos. A metodologia utilizada se encontra nos pressupostos da Engenharia Didática seguindo suas quatro fases de execução: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. O percurso teórico adotado para discutir o objeto desta pesquisa fundamenta-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e (2009) e, para corroborar com experiências na utilização de dispositivos móveis os trabalhos de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As considerações sobre as atividades aplicadas até o momento, revelam indícios de que os ambientes de geometria dinâmica aliado a apropriação da matemática segundo a teoria de Duval, tem se mostrado como uma alternativa para superar o entrave do processo de ensino e, revelou também, a possibilidade de integrar aprendizagem móvel como forma de elucidar as abstrações e representações que cercam o ensino dos conteúdos matemáticos na escola.porEditora AtenaAprendizagem móvelNúmeros complexosGeogebraEngenharia didáticaMobile learningComplex numbersGeogebraDidactic engineeringAprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartPaulo, Rafael dos ReisFerreira, André Luis AndrejewCardoso, Marleide Coaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.txtAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.txtExtracted texttext/plain28591http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/6/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.txt3ef5f7b00eee732ff342dfca1fc53945MD56open accessTHUMBNAILAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.jpgAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/7/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.jpg9e15c950f0437069a42b4e340b578af3MD57open accessORIGINALAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdfAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdfapplication/pdf1038780http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/1/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf565ea896fcedffc81e256ce199b0ca24MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/74182023-07-13 06:25:31.229open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7418VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:25:31Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
title Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
spellingShingle Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
Paulo, Rafael dos Reis
Aprendizagem móvel
Números complexos
Geogebra
Engenharia didática
Mobile learning
Complex numbers
Geogebra
Didactic engineering
title_short Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
title_full Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
title_fullStr Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
title_full_unstemmed Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
title_sort Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
author Paulo, Rafael dos Reis
author_facet Paulo, Rafael dos Reis
Ferreira, André Luis Andrejew
Cardoso, Marleide Coan
author_role author
author2 Ferreira, André Luis Andrejew
Cardoso, Marleide Coan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Rafael dos Reis
Ferreira, André Luis Andrejew
Cardoso, Marleide Coan
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem móvel
Números complexos
Geogebra
Engenharia didática
Mobile learning
Complex numbers
Geogebra
Didactic engineering
topic Aprendizagem móvel
Números complexos
Geogebra
Engenharia didática
Mobile learning
Complex numbers
Geogebra
Didactic engineering
description Este trabalho expõe os rumos de uma pesquisa que visa implementar um estudo didático da aprendizagem móvel (mobile learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto dos números complexos. Para entender o cenário contemporâneo da abordagem deste tema nos currículos foi investigado junto ao um grupo de onze professores licenciados os desafios que permeiam o ensino dos números complexos. A metodologia utilizada se encontra nos pressupostos da Engenharia Didática seguindo suas quatro fases de execução: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. O percurso teórico adotado para discutir o objeto desta pesquisa fundamenta-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e (2009) e, para corroborar com experiências na utilização de dispositivos móveis os trabalhos de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As considerações sobre as atividades aplicadas até o momento, revelam indícios de que os ambientes de geometria dinâmica aliado a apropriação da matemática segundo a teoria de Duval, tem se mostrado como uma alternativa para superar o entrave do processo de ensino e, revelou também, a possibilidade de integrar aprendizagem móvel como forma de elucidar as abstrações e representações que cercam o ensino dos conteúdos matemáticos na escola.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-19T23:31:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-19T23:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-85-7247-123-7
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22533/at.ed.237191402
identifier_str_mv PAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133.
978-85-7247-123-7
10.22533/at.ed.237191402
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Atena
publisher.none.fl_str_mv Editora Atena
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/6/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/7/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/1/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ef5f7b00eee732ff342dfca1fc53945
9e15c950f0437069a42b4e340b578af3
565ea896fcedffc81e256ce199b0ca24
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846984029503488