Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418 |
Resumo: | Este trabalho expõe os rumos de uma pesquisa que visa implementar um estudo didático da aprendizagem móvel (mobile learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto dos números complexos. Para entender o cenário contemporâneo da abordagem deste tema nos currículos foi investigado junto ao um grupo de onze professores licenciados os desafios que permeiam o ensino dos números complexos. A metodologia utilizada se encontra nos pressupostos da Engenharia Didática seguindo suas quatro fases de execução: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. O percurso teórico adotado para discutir o objeto desta pesquisa fundamenta-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e (2009) e, para corroborar com experiências na utilização de dispositivos móveis os trabalhos de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As considerações sobre as atividades aplicadas até o momento, revelam indícios de que os ambientes de geometria dinâmica aliado a apropriação da matemática segundo a teoria de Duval, tem se mostrado como uma alternativa para superar o entrave do processo de ensino e, revelou também, a possibilidade de integrar aprendizagem móvel como forma de elucidar as abstrações e representações que cercam o ensino dos conteúdos matemáticos na escola. |
id |
UFPL_68f6c152da46d2335613280a590757b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7418 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-04-19T23:31:27Z2021-04-19T23:31:27Z2019PAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133.978-85-7247-123-7http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/741810.22533/at.ed.237191402Este trabalho expõe os rumos de uma pesquisa que visa implementar um estudo didático da aprendizagem móvel (mobile learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto dos números complexos. Para entender o cenário contemporâneo da abordagem deste tema nos currículos foi investigado junto ao um grupo de onze professores licenciados os desafios que permeiam o ensino dos números complexos. A metodologia utilizada se encontra nos pressupostos da Engenharia Didática seguindo suas quatro fases de execução: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. O percurso teórico adotado para discutir o objeto desta pesquisa fundamenta-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e (2009) e, para corroborar com experiências na utilização de dispositivos móveis os trabalhos de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As considerações sobre as atividades aplicadas até o momento, revelam indícios de que os ambientes de geometria dinâmica aliado a apropriação da matemática segundo a teoria de Duval, tem se mostrado como uma alternativa para superar o entrave do processo de ensino e, revelou também, a possibilidade de integrar aprendizagem móvel como forma de elucidar as abstrações e representações que cercam o ensino dos conteúdos matemáticos na escola.porEditora AtenaAprendizagem móvelNúmeros complexosGeogebraEngenharia didáticaMobile learningComplex numbersGeogebraDidactic engineeringAprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartPaulo, Rafael dos ReisFerreira, André Luis AndrejewCardoso, Marleide Coaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.txtAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.txtExtracted texttext/plain28591http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/6/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.txt3ef5f7b00eee732ff342dfca1fc53945MD56open accessTHUMBNAILAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.jpgAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/7/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.jpg9e15c950f0437069a42b4e340b578af3MD57open accessORIGINALAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdfAPRENDIZAGEM_MOVEL.pdfapplication/pdf1038780http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/1/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf565ea896fcedffc81e256ce199b0ca24MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/74182023-07-13 06:25:31.229open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7418VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:25:31Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. |
title |
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. |
spellingShingle |
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. Paulo, Rafael dos Reis Aprendizagem móvel Números complexos Geogebra Engenharia didática Mobile learning Complex numbers Geogebra Didactic engineering |
title_short |
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. |
title_full |
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. |
title_fullStr |
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. |
title_sort |
Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. |
author |
Paulo, Rafael dos Reis |
author_facet |
Paulo, Rafael dos Reis Ferreira, André Luis Andrejew Cardoso, Marleide Coan |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, André Luis Andrejew Cardoso, Marleide Coan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Rafael dos Reis Ferreira, André Luis Andrejew Cardoso, Marleide Coan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem móvel Números complexos Geogebra Engenharia didática Mobile learning Complex numbers Geogebra Didactic engineering |
topic |
Aprendizagem móvel Números complexos Geogebra Engenharia didática Mobile learning Complex numbers Geogebra Didactic engineering |
description |
Este trabalho expõe os rumos de uma pesquisa que visa implementar um estudo didático da aprendizagem móvel (mobile learning) com o aplicativo GeoGebra no contexto dos números complexos. Para entender o cenário contemporâneo da abordagem deste tema nos currículos foi investigado junto ao um grupo de onze professores licenciados os desafios que permeiam o ensino dos números complexos. A metodologia utilizada se encontra nos pressupostos da Engenharia Didática seguindo suas quatro fases de execução: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. O percurso teórico adotado para discutir o objeto desta pesquisa fundamenta-se nos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003) e (2009) e, para corroborar com experiências na utilização de dispositivos móveis os trabalhos de Batista (2011) e Bairral et al. (2015). As considerações sobre as atividades aplicadas até o momento, revelam indícios de que os ambientes de geometria dinâmica aliado a apropriação da matemática segundo a teoria de Duval, tem se mostrado como uma alternativa para superar o entrave do processo de ensino e, revelou também, a possibilidade de integrar aprendizagem móvel como forma de elucidar as abstrações e representações que cercam o ensino dos conteúdos matemáticos na escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-19T23:31:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-19T23:31:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-85-7247-123-7 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22533/at.ed.237191402 |
identifier_str_mv |
PAULO, Rafael dos Reis ; FERREIRA, André Luis Andrejew ; CARDOSO, Marleide Coan. Aprendizagem móvel: uma possibilidade no ensino dos números complexos. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 123-133. 978-85-7247-123-7 10.22533/at.ed.237191402 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Atena |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Atena |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/6/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/7/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/1/APRENDIZAGEM_MOVEL.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7418/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ef5f7b00eee732ff342dfca1fc53945 9e15c950f0437069a42b4e340b578af3 565ea896fcedffc81e256ce199b0ca24 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846984029503488 |