A prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5607 |
Resumo: | O objetivo geral desta tese é demonstrar os efeitos negativos do recuo da teoria nos processos de ensino e aprendizagem na escola pública, com a emergência do neoliberalismo e da pós-modernidade. Para tanto, parto do confronto da prática reflexiva,de Donald Schön, com a reflexão sobre a prática, em Paulo Freire, buscando suas aproximações e disjunções, à luz do modelo da formação omnilateral. O problema de pesquisa é que, a partir dos anos setenta do século XX, com a emergência e a expansão do neoliberalismo e da chamada ―agenda pós-moderna‖, iniciou-se um ―recuo da teoria‖ nos espaços formais de educação, afastando ainda mais os processos formativos da perspectiva da omnilateralidade. A hipótese de pesquisa é de que o recuo da teoria coloca a formação humana, nos espaços formais de educação, a serviço dos interesses do mercado, orientando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para disciplinas que ofereçam uma resposta imediata aos interesses do capital, o que se constitui em inegável atraso intelectual e ético, colocando em risco um marco civilizatório e prejudicando o desenvolvimento das múltiplas lateralidades dos estudantes. A concepção de Schön enfatiza a construção de um saber profissional, a partir da experiência prática e subjetiva do professor, voltada, principalmente, à construção de um conhecimento útil ou eficiente para a solução de problemas práticos e imediatos do cotidiano. É reducionista, pois alicerçada em uma pedagogia inspirada nos princípios da engenharia da produção, defendida pelo neoliberalismo, ampliando ainda mais a unilateralidade nos processos formativos, o que é negativo para a educação dos filhos e filhas das classes subalternas. A concepção de Freire, diferentemente, é voltada para a defesa dos interesses dos(as) trabalhadores(as), pois articula dialeticamente os conceitos de objetividade e subjetividade, teoria e prática, trabalho material e trabalho imaterial, consciência e mundo, constituindo-se como ideário contra-hegemônico ao neoliberalismo e como possibilidade para a construção de uma educação omnilateral. A importância da omnilateralidade, nesse debate, como paradigma de análise, está em sua principal característica: o desenvolvimento do ser humano em suas múltiplas lateralidades. Partindo dessas considerações, defendo que a educação brasileira já conta, desde a década de sessenta do século XX, com uma teoria educacional libertadora, voltada para a transformação social, focada na vocação ontológica do ser humano em ser mais. |
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2020-05-29T03:40:06Z2020-05-282020-05-29T03:40:06Z2019-08-30TADDEI, Paulo Eduardo Dias. A prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral. 2019. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5607O objetivo geral desta tese é demonstrar os efeitos negativos do recuo da teoria nos processos de ensino e aprendizagem na escola pública, com a emergência do neoliberalismo e da pós-modernidade. Para tanto, parto do confronto da prática reflexiva,de Donald Schön, com a reflexão sobre a prática, em Paulo Freire, buscando suas aproximações e disjunções, à luz do modelo da formação omnilateral. O problema de pesquisa é que, a partir dos anos setenta do século XX, com a emergência e a expansão do neoliberalismo e da chamada ―agenda pós-moderna‖, iniciou-se um ―recuo da teoria‖ nos espaços formais de educação, afastando ainda mais os processos formativos da perspectiva da omnilateralidade. A hipótese de pesquisa é de que o recuo da teoria coloca a formação humana, nos espaços formais de educação, a serviço dos interesses do mercado, orientando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para disciplinas que ofereçam uma resposta imediata aos interesses do capital, o que se constitui em inegável atraso intelectual e ético, colocando em risco um marco civilizatório e prejudicando o desenvolvimento das múltiplas lateralidades dos estudantes. A concepção de Schön enfatiza a construção de um saber profissional, a partir da experiência prática e subjetiva do professor, voltada, principalmente, à construção de um conhecimento útil ou eficiente para a solução de problemas práticos e imediatos do cotidiano. É reducionista, pois alicerçada em uma pedagogia inspirada nos princípios da engenharia da produção, defendida pelo neoliberalismo, ampliando ainda mais a unilateralidade nos processos formativos, o que é negativo para a educação dos filhos e filhas das classes subalternas. A concepção de Freire, diferentemente, é voltada para a defesa dos interesses dos(as) trabalhadores(as), pois articula dialeticamente os conceitos de objetividade e subjetividade, teoria e prática, trabalho material e trabalho imaterial, consciência e mundo, constituindo-se como ideário contra-hegemônico ao neoliberalismo e como possibilidade para a construção de uma educação omnilateral. A importância da omnilateralidade, nesse debate, como paradigma de análise, está em sua principal característica: o desenvolvimento do ser humano em suas múltiplas lateralidades. Partindo dessas considerações, defendo que a educação brasileira já conta, desde a década de sessenta do século XX, com uma teoria educacional libertadora, voltada para a transformação social, focada na vocação ontológica do ser humano em ser mais.The general objective of this thesis ís to demonstrate negative effects of theory's retreat in teaching and learning processes in public school, caused by neoliberalism and pos-modernity. For this purpose, I start from a confrontation of Donald Schön's reflexive practice, with Paulo Freire's reflection on the practice, looking for their approximations and their disjunctions, in light of omnilateral formation. The investigation problem is that since the seventy years of 20th century, due to emergence and expansion of neoliberalism and post-modernity, we have begun a theory's retreat in formal educational spaces, putting away even more the formative processes of omnilaterality perspective. The hypothesis of the research is that theory's retreat puts human formation, in formal spaces of education, subservient to market interests guiding National Common Curricular Base (BNCC) to disciplins which offer an immediate response to capital's interests. And this results in an undeniable ethical and intelectual delay, risking a civilizatory goal and harming students's multiple lateralities development. Schön's point of view emphasizes a professional knowledge's building, starting from teacher's subjetive and practical experience focused, mainly, on the construction of a useful or efficient knowledge to daily immediate and practical problems. Schön's perspective is reductionist, since it is based on a pedagogy inspired on engineering production's principles, defended by neoliberalism that enlarges unilaterality in formative processes. This point of view is negative to sons and daughters of subordinate classes. Differently, Freire's perception looks for workers' interests, because it articulates dialectically objectivity and subjectivity, theory and practice, material and immaterial works, consciousness amd world, constituting itself as a "counter-hegemony" against neoliberalism and as a possibility to build an omnilateral education. As a paradigm of analysis, omnilaterality's relevance is in its main characteristic: human being's development in his various dimensions. Starting from these considerations, I defend that Brazilian education already counts with a liberating pedagogy theory since decades of sixties years, which is turned to social transformation and focused on human beings's ontological vocation of being more.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoDonald SchönPaulo FreirePrática reflexivaReflexão sobre a práticaOmnilateralidadeRecuo da teoriaEducationReflexive practiceReflection on the praxisOmnilateralityTheory's retreatA prática reflexiva de Donald Schön e a reflexão sobre a prática em Paulo Freire: aproximações e disjunções na perspectiva de uma formação omnilateral.Reflexive practice, by Donald Schön, and reflection on the practice, according to Paulo Freire: approximations and disjunctions throughout omnilateral formation perspective.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8731338694347514http://lattes.cnpq.br/1484551689017803Paludo, ConceiçãoTaddei, Paulo Eduardo Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPaulo Eduardo Dias Taddei.pdf.txtPaulo Eduardo Dias Taddei.pdf.txtExtracted texttext/plain675225http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5607/6/Paulo%20Eduardo%20Dias%20Taddei.pdf.txt93498fc21fefca1194547cf268420cb6MD56open accessTHUMBNAILPaulo Eduardo Dias Taddei.pdf.jpgPaulo Eduardo Dias Taddei.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5607/7/Paulo%20Eduardo%20Dias%20Taddei.pdf.jpgf4754ed08529d1df9e75fafdcbe988bbMD57open accessORIGINALPaulo Eduardo Dias Taddei.pdfPaulo Eduardo Dias Taddei.pdfapplication/pdf1673255http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5607/1/Paulo%20Eduardo%20Dias%20Taddei.pdfa614639e6c1e7b53a26d06e524cb18eeMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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