A Educação Física no contexto da Escola Ciclada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1822 |
Resumo: | O tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando como acontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental. |
id |
UFPL_7542ea48fe843ac3928ad832b14f0107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1822 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Valdelaine da RosaPereira, Neiva2014-08-20T13:49:13Z2009-06-172014-08-20T13:49:13Z2009-03-27PEREIRA, Neiva. Educação Física no contexto da Escola Ciclada. 2009. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1822application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBREscola Superior de Educação FísicaProfessores de educação físicaEducação físicaOrganização do trabalho docenteCiclos de formaçãoPolíticas públicasTeachers of physical educationPhysical educationOrganization of the teaching workCycles of formationPublic politicsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAA Educação Física no contexto da Escola Cicladainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando como acontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental.The subject of this study was how the Physical Education, in the cycling school is estabilished, in the City of Caxias do Sul. The researchs had been guided by the following problem question: How the teachers of Physical Education organize their teaching work and diversify their daily actions, having as performance space the cycling schools. The detailing of this research, of qualitative nature and with characteristic of a ethnographic study within the scope of the education, was made next to the teachers of Physical Education, Directive Teams and Pedagogical Coordination verifying how the organization of the actions of the teachers of Physical Education happen in this place uded for the performance of their professional activities. Also I have analyzed what is the educational reality, in this context and what is the applicability of the curricular component of Physical Education as contributive element for the learning of the pupil in this process. For the collection of information, I have also used alf-structuralized interviews and notations in a diary organized by the participant comment, complemented by the documentary analysis.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALneivapereira.PDFapplication/pdf1363889http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/1/neivapereira.PDFd76e2e61a1efac28de97c98e6abd6654MD51open accessTEXTneivapereira.PDF.txtneivapereira.PDF.txtExtracted Texttext/plain604880http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/2/neivapereira.PDF.txtbad91519b6fd6758a049a06ceb4389e3MD52open accessTHUMBNAILneivapereira.PDF.jpgneivapereira.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1412http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/3/neivapereira.PDF.jpg9294dc78593fe98eaa621e817cb8b0a7MD53open access123456789/18222023-03-28 12:21:47.843open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-03-28T15:21:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A Educação Física no contexto da Escola Ciclada |
title |
A Educação Física no contexto da Escola Ciclada |
spellingShingle |
A Educação Física no contexto da Escola Ciclada Pereira, Neiva Professores de educação física Educação física Organização do trabalho docente Ciclos de formação Políticas públicas Teachers of physical education Physical education Organization of the teaching work Cycles of formation Public politics CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
A Educação Física no contexto da Escola Ciclada |
title_full |
A Educação Física no contexto da Escola Ciclada |
title_fullStr |
A Educação Física no contexto da Escola Ciclada |
title_full_unstemmed |
A Educação Física no contexto da Escola Ciclada |
title_sort |
A Educação Física no contexto da Escola Ciclada |
author |
Pereira, Neiva |
author_facet |
Pereira, Neiva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Valdelaine da Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Neiva |
contributor_str_mv |
Mendes, Valdelaine da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de educação física Educação física Organização do trabalho docente Ciclos de formação Políticas públicas Teachers of physical education Physical education Organization of the teaching work Cycles of formation Public politics |
topic |
Professores de educação física Educação física Organização do trabalho docente Ciclos de formação Políticas públicas Teachers of physical education Physical education Organization of the teaching work Cycles of formation Public politics CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
O tema deste estudo foi como se constitui a Educação Física, na escola organizada por ciclos de formação, no Município de Caxias do Sul. As investigações foram norteadas pela seguinte questão problema: Como os professores de Educação Física organizam seu trabalho docente e dinamizam suas ações cotidianas, tendo como espaço de atuação as escolas organizadas por ciclos de formação? O detalhamento desta investigação, de natureza qualitativa e com característica de um estudo etnográfico no âmbito da educação, foi feito junto aos professores de Educação Física, Equipes Diretivas e Coordenação Pedagógica verificando como acontece a organização das ações dos professores de Educação Física neste local ora apresentado para o desempenho de suas atividades profissionais. Também analisei qual é a realidade educacional, nesse contexto e qual é a aplicabilidade do componente curricular de Educação Física como elemento contributivo para a aprendizagem do aluno nesse processo. Para a coleta de informações, utilizei entrevistas semi-estruturadas e também anotações em diário de campo organizado através da observação participante, complementadas pela análise documental. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-17 2014-08-20T13:49:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:49:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Neiva. Educação Física no contexto da Escola Ciclada. 2009. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1822 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Neiva. Educação Física no contexto da Escola Ciclada. 2009. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/1/neivapereira.PDF http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/2/neivapereira.PDF.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1822/3/neivapereira.PDF.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d76e2e61a1efac28de97c98e6abd6654 bad91519b6fd6758a049a06ceb4389e3 9294dc78593fe98eaa621e817cb8b0a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846877796171776 |