Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Flavia Giribone Acosta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3999
Resumo: A compreensão de como as adolescentes negras moradoras de Santana do Livramento percebem a construção de suas identidades e como elas experienciam o racismo é o tema dessa dissertação. Este trabalho visa entender como estas jovens negras estão vivenciando seus processos de identificações sendo estudantes do ensino médio de escolas estaduais e como moradoras do bairro Carolina e do bairro Centro, da cidade supracitada. Isto foi feito através de uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de se aproximar às ideias e percepções das adolescentes pesquisadas. Assim, tem-se como objetivo geral compreender como as adolescentes negras estão construindo suas identidades na periferia e no centro de Santana do Livramento e como elas se posicionam com relação ao racismo. Alémdisso, têm-se como objetivos específicos: analisar como as alunas estão dialogando com o processo de construção de suas identidades, como lidam com o racismo e as ações afirmativas realizadas no âmbito escolar; compreender a relação que as adolescentes têm com os movimentos negros e se estes compõem a construção de suas identidades; e perceber de que forma as adolescentes articulam suas identidades frente às possibilidades de mobilidade social. Verificou-se que as construções das identidades em foco e seu contexto cultural estão sendo influenciados de forma significativa pela implementação da Lei 10.639/03 e de forma sutil pelas atividades dos movimentos negros de Santana do Livramento. A construção das identidades a partir da interseccionalidade das categorias raça, gênero e classe, das adolescentes do terceiro ano, trouxe outros elementos para o debate que se mostraram relevantes e fortemente presentes nas construções de suas identidades, como a reação a situações de racismo, as influências da família, da religião, da autoestima, cabelo e beleza, bem como do ambiente escolar.
id UFPL_755cd6b9f8dfc68d438952eaf95625e3
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3999
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/3166865029701989http://lattes.cnpq.br/7994446298778464Spolle, Marcus ViniciusDuarte, Flavia Giribone Acosta2018-06-22T22:16:15Z2018-06-22T22:16:15Z2017-03-31DUARTE, Flavia Giribone Acosta. Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento – RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3999A compreensão de como as adolescentes negras moradoras de Santana do Livramento percebem a construção de suas identidades e como elas experienciam o racismo é o tema dessa dissertação. Este trabalho visa entender como estas jovens negras estão vivenciando seus processos de identificações sendo estudantes do ensino médio de escolas estaduais e como moradoras do bairro Carolina e do bairro Centro, da cidade supracitada. Isto foi feito através de uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de se aproximar às ideias e percepções das adolescentes pesquisadas. Assim, tem-se como objetivo geral compreender como as adolescentes negras estão construindo suas identidades na periferia e no centro de Santana do Livramento e como elas se posicionam com relação ao racismo. Alémdisso, têm-se como objetivos específicos: analisar como as alunas estão dialogando com o processo de construção de suas identidades, como lidam com o racismo e as ações afirmativas realizadas no âmbito escolar; compreender a relação que as adolescentes têm com os movimentos negros e se estes compõem a construção de suas identidades; e perceber de que forma as adolescentes articulam suas identidades frente às possibilidades de mobilidade social. Verificou-se que as construções das identidades em foco e seu contexto cultural estão sendo influenciados de forma significativa pela implementação da Lei 10.639/03 e de forma sutil pelas atividades dos movimentos negros de Santana do Livramento. A construção das identidades a partir da interseccionalidade das categorias raça, gênero e classe, das adolescentes do terceiro ano, trouxe outros elementos para o debate que se mostraram relevantes e fortemente presentes nas construções de suas identidades, como a reação a situações de racismo, as influências da família, da religião, da autoestima, cabelo e beleza, bem como do ambiente escolar.The comprehension of howblack adolescents resident in Santana do Livramento perceive the construction of their identities and how they dialogue with racism is the subject of this dissertation. This work seeks to comprehend how these black adolescents are experiencing their identification processes being high school students of state public schools and residents in Carolina neighbourhood or downtown, of the aforementioned city. This qualitative research used semi-structured interviews as a way to approach the ideas and perceptions of the adolescents.Thus, the main objective was to comprehend how black adolescents are building their identities in the suburbs and downtown in Santana do Livramento and how they position themselves related to racism. In addition, the specific objectives are: to analyze how the students are interacting with their process of identity construction, how they deal with racism and affirmative actions that took place in the school context; to comprehend the relation between the adolescents and the black movementsand if these movements are part of their identity construction; and to realize how the adolescents articulate their identities in order to enable a social mobility. It was verified that the construtions of identities in focus and their cultural context are being affected significantly by the implementation of Law 10.639/03 and subtly by the activities of the black movements in Santana do Livramento. The construction of identities from the intersectionality of race, gender and class categories, of the last year high school teenagers, brought other elements for the debate that were relevant and strongly present in the constructions of their identities, as the reaction to racism situations and the influences of the family, religion, self-esteem, hair and beauty, jointly to the school environment.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAIdentidadeRacismoAções afirmativasAdolescentes negrasIdentityRacismAffirmative actionsBlack adolescentsRacismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro CentroRacism and the construction of identities of black adolescents in Santana do Livramento – RS: a comparative case study between Carolina neighborhood anddowntowninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Flavia_Acosta.pdf.txtDissertacao_Flavia_Acosta.pdf.txtExtracted texttext/plain300499http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/6/Dissertacao_Flavia_Acosta.pdf.txtd62260082a7464303d5b99ded7d0f829MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Flavia_Acosta.pdf.jpgDissertacao_Flavia_Acosta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/7/Dissertacao_Flavia_Acosta.pdf.jpg230bcb7c9e3b50cae8534eb881d58d33MD57open accessORIGINALDissertacao_Flavia_Acosta.pdfDissertacao_Flavia_Acosta.pdfapplication/pdf1161509http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/1/Dissertacao_Flavia_Acosta.pdf052df8d02f8edc108c8f9213e3948f7eMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/39992023-07-13 05:28:46.393open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3999VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:28:46Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Racism and the construction of identities of black adolescents in Santana do Livramento – RS: a comparative case study between Carolina neighborhood anddowntown
title Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro
spellingShingle Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro
Duarte, Flavia Giribone Acosta
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Identidade
Racismo
Ações afirmativas
Adolescentes negras
Identity
Racism
Affirmative actions
Black adolescents
title_short Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro
title_full Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro
title_fullStr Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro
title_full_unstemmed Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro
title_sort Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento - RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro
author Duarte, Flavia Giribone Acosta
author_facet Duarte, Flavia Giribone Acosta
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3166865029701989
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7994446298778464
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spolle, Marcus Vinicius
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Flavia Giribone Acosta
contributor_str_mv Spolle, Marcus Vinicius
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Identidade
Racismo
Ações afirmativas
Adolescentes negras
Identity
Racism
Affirmative actions
Black adolescents
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Racismo
Ações afirmativas
Adolescentes negras
Identity
Racism
Affirmative actions
Black adolescents
description A compreensão de como as adolescentes negras moradoras de Santana do Livramento percebem a construção de suas identidades e como elas experienciam o racismo é o tema dessa dissertação. Este trabalho visa entender como estas jovens negras estão vivenciando seus processos de identificações sendo estudantes do ensino médio de escolas estaduais e como moradoras do bairro Carolina e do bairro Centro, da cidade supracitada. Isto foi feito através de uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de se aproximar às ideias e percepções das adolescentes pesquisadas. Assim, tem-se como objetivo geral compreender como as adolescentes negras estão construindo suas identidades na periferia e no centro de Santana do Livramento e como elas se posicionam com relação ao racismo. Alémdisso, têm-se como objetivos específicos: analisar como as alunas estão dialogando com o processo de construção de suas identidades, como lidam com o racismo e as ações afirmativas realizadas no âmbito escolar; compreender a relação que as adolescentes têm com os movimentos negros e se estes compõem a construção de suas identidades; e perceber de que forma as adolescentes articulam suas identidades frente às possibilidades de mobilidade social. Verificou-se que as construções das identidades em foco e seu contexto cultural estão sendo influenciados de forma significativa pela implementação da Lei 10.639/03 e de forma sutil pelas atividades dos movimentos negros de Santana do Livramento. A construção das identidades a partir da interseccionalidade das categorias raça, gênero e classe, das adolescentes do terceiro ano, trouxe outros elementos para o debate que se mostraram relevantes e fortemente presentes nas construções de suas identidades, como a reação a situações de racismo, as influências da família, da religião, da autoestima, cabelo e beleza, bem como do ambiente escolar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-22T22:16:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-22T22:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Flavia Giribone Acosta. Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento – RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3999
identifier_str_mv DUARTE, Flavia Giribone Acosta. Racismo e a construção das identidades das adolescentes negras em Santana do Livramento – RS: um estudo de caso comparativo entre o bairro Carolina e o bairro Centro. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/6/Dissertacao_Flavia_Acosta.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/7/Dissertacao_Flavia_Acosta.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/1/Dissertacao_Flavia_Acosta.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3999/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d62260082a7464303d5b99ded7d0f829
230bcb7c9e3b50cae8534eb881d58d33
052df8d02f8edc108c8f9213e3948f7e
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846962366971904