Mulher negra em movimento : trajetórias de estudantes cotistas e egressas do Programa de Educação Tutorial Conexões Políticas Públicas de Juventude (PET/PPJ) da UFRGS (2012-2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Roseli da Rosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272048
Resumo: A presente tese objetiva compreender e analisar a construção de estratégias nas trajetórias de estudantes negras, bolsistas de extensão, selecionadas por Ações Afirmativas no Programa de Educação Tutorial Conexões Políticas Públicas de Juventude da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PET/PPJ/UFRGS), enfocando a compreensão de suas inserções acadêmicas e profissionais após sua egressão. A metodologia se desenvolveu sob o prisma de uma abordagem qualitativa, primando pelo aspecto descritivo da forma como se deu a relação com as jovens pesquisadas, sobretudo buscando evidenciar com vigor suas falas, através de citações inspiradas na escuta atenta e sensível proposta por Paulo Freire (1981; 1996). Os dados foram produzidos por meio de enquetes preliminares e entrevistas semiestruturadas com sete estudantes, coadunadas com a análise documental a partir das produções acadêmicas das egressas do PET/PPJ. Os resultados elucidam possíveis contribuições da experiência no programa, enquanto atividade extensionista que acolhe estudantes ingressantes por Ações Afirmativas na universidade, para o processo de formação política dos estudantes, sobretudo para a criação de caminhos novos de inserção acadêmica e laboral. Os referenciais teóricos ancoram-se na perspectiva de autorias do Feminismo Negro e da Interseccionalidade, como bell hooks, Grada Kilomba, Angela Davis, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Djamila Ribeiro e Patrícia Hill Collins, entre outras. Houve inspiração teórica e metodológica na proposição de escrevivência cunhada por Conceição Evaristo. A categoria racismo estrutural e institucional foi embasada a partir de Sílvio Almeida, assim como o conceito de racismo recreativo foi amparado em Adilson Moreira. Os resultados finais conformam a tese na perspectiva da defesa e argumentação de que as estudantes universitárias negras cotistas do PET/PPJ têm mais barreiras na consecução de sua vida acadêmica e laboral, notadamente amplificadas pela pandemia, que acirrou as desigualdades interseccionadas por raça, classe e gênero. Comprova-se que a principal estratégia é a construção de uma rede de mulheres negras que se faz antes, dentro ou fora da universidade, e se redimensionou no PET/PPJ. Tal rede tem aspectos comunitaristas, de relação com movimentos sociais e políticos emancipatórios, assim como laços familiares e de ancestralidade em comum. Evidencia-se que a sororidade entre elas se constituiu em uma rede de apoio.
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Os dados foram produzidos por meio de enquetes preliminares e entrevistas semiestruturadas com sete estudantes, coadunadas com a análise documental a partir das produções acadêmicas das egressas do PET/PPJ. Os resultados elucidam possíveis contribuições da experiência no programa, enquanto atividade extensionista que acolhe estudantes ingressantes por Ações Afirmativas na universidade, para o processo de formação política dos estudantes, sobretudo para a criação de caminhos novos de inserção acadêmica e laboral. Os referenciais teóricos ancoram-se na perspectiva de autorias do Feminismo Negro e da Interseccionalidade, como bell hooks, Grada Kilomba, Angela Davis, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Djamila Ribeiro e Patrícia Hill Collins, entre outras. Houve inspiração teórica e metodológica na proposição de escrevivência cunhada por Conceição Evaristo. A categoria racismo estrutural e institucional foi embasada a partir de Sílvio Almeida, assim como o conceito de racismo recreativo foi amparado em Adilson Moreira. Os resultados finais conformam a tese na perspectiva da defesa e argumentação de que as estudantes universitárias negras cotistas do PET/PPJ têm mais barreiras na consecução de sua vida acadêmica e laboral, notadamente amplificadas pela pandemia, que acirrou as desigualdades interseccionadas por raça, classe e gênero. Comprova-se que a principal estratégia é a construção de uma rede de mulheres negras que se faz antes, dentro ou fora da universidade, e se redimensionou no PET/PPJ. Tal rede tem aspectos comunitaristas, de relação com movimentos sociais e políticos emancipatórios, assim como laços familiares e de ancestralidade em comum. Evidencia-se que a sororidade entre elas se constituiu em uma rede de apoio.This thesis aims to understand and analyze the construction of strategies in the trajectories of black students, extension scholarship holders, selected by Affirmative Actions in the Tutorial Education Program Connections Public Youth Policies at the Federal University of Rio Grande do Sul (PET/PPJ/UFRGS), focusing on understanding their academic and professional insertions after leaving. The methodology was developed under the prism of a qualitative approach, focusing on the descriptive aspect of the way in which the relationship with the young people researched took place, above all seeking to highlight their speeches vigorously, through quotes inspired by the attentive and sensitive listening proposed by Paulo Freire (1981; 1996). The data was produced through preliminary surveys and semi-structured interviews with seven students, combined with documentary analysis based on the academic productions of PET/PPJ graduates. The results elucidate possible contributions of the experience in the Program, as an extension activity that welcomes students entering through Affirmative Action at the University, for the process of students' political formation, especially for the creation of new paths for academic and labor insertion. The theoretical references are anchored in the perspective of authors from Black Feminism and Intersectionality, such as bell hooks, Grada Kilomba, Angela Davis, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Djamila Ribeiro and Patrícia Hill Collins, among others. There was theoretical and methodological inspiration in the writing proposition coined by Conceição Evaristo. The category of structural and institutional racism was based on Sílvio Almeida, just as the concept of recreational racism was supported by Adilson Moreira. The final results form the thesis from the perspective of defending and arguing that black female university students who are PET/PPJ quota holders have more barriers in achieving their academic and working lives, notably amplified by the pandemic, which has exacerbated inequalities intersected by race, class and gender. It is clear that the main strategy is the construction of a network of black women that takes place beforehand, inside or outside the university, and was resized in the PET/PPJ. This network has communitarian aspects, a relationship with emancipatory social and political movements, as well as family ties and common ancestry. It is evident that the sisterhood between them constituted a support network.application/pdfporAções afirmativasMulher negraRacismo estruturalFeminismoAffirmative actionsBlack womenWrite-livingStructural racismBlack feminismMulher negra em movimento : trajetórias de estudantes cotistas e egressas do Programa de Educação Tutorial Conexões Políticas Públicas de Juventude (PET/PPJ) da UFRGS (2012-2022)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196613.pdf.txt001196613.pdf.txtExtracted Texttext/plain407038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272048/2/001196613.pdf.txt31b540b937fe0ce66f80e3e6a53ec08bMD52ORIGINAL001196613.pdfTexto completoapplication/pdf1684816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272048/1/001196613.pdf065f5ec4e1f025958abb4be85b73476eMD5110183/2720482024-02-18 05:00:09.781826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-18T08:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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