Imagética musical: aspectos constitutivos e mecanismos de funcionamento na criação de solos instrumentais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eyng, Célio Roberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7739
Resumo: Esta tese objetivou o estudo dos aspectos constitutivos da imagética musical e seus mecanismos de funcionamento na criação de solos instrumentais. Compreendendo a imagética musical como um conjunto de representações mentais ativado quando uma pessoa está imaginando musicalmente e pautando-se na ideia de que a imaginação humana se estrutura de uma maneira sistêmica e semântica, defendeuse a tese de que os schemas – massas organizadas de experiências nas quais cenários cognitivos tomam forma, na mente das pessoas, permitindo o processamento de informações – forneceriam o substrato necessário à subversão, pelo músico, dos padrões sonoro-musicais internalizados em um contexto cultural, em prol de uma amalgamação criadora. O tripé metodológico da pesquisa englobou a realização de pesquisa teórico-conceitual, a partir da discussão sobre os discursos que constroem e descontroem o conceito de imagética musical, no campo das Ciências Cognitivas e dois estudos empíricos: um estudo exploratório inicial, baseado em autoanálise e um estudo de casos múltiplos, com outros quatro músicos. Embasando-se na perspectiva histórico-cultural e no paradigma indiciário de investigação, analisou-se o jogo entre as forças apolíneas do aprendizado teórico e as forças dionisíacas do “tirar música de ouvido” atuando na formação dos músicos investigados. Entendendo a imagética musical como um efeito da prática e do aprendizado musicais, identificaram-se três schemas principais que estruturam a imagética dos músicos: o schema das características sonoras de um estilo musical (schema estilístico), o schema das ações e percepções envolvidas na prática musical (schema procedimental) e o schema da eficácia simbólica. A partir de uma abordagem semântica, investigaram-se os aspectos multimodais que constituem a imagética dos músicos. Assim, visando a conservação de unidades integrais de análise que englobam as características visuais, sonoras, motoras etc. em conjunto com os processos de significação, foram identificados dois modelos multimodais principais: o modelo escala-acorde e o modelo sonoridade-sentimento. Analisandose os dados, chegou-se à conclusão de que o modelo escala-acorde costuma ser utilizado pelos sujeitos da pesquisa mais influenciados pelas forças apolíneas do aprendizado teórico e que o modelo sonoridade-sentimento costuma ser utilizado pelos músicos sujeitos mais influenciados pelas forças dionisíacas do “tirar música de ouvido”.
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Compreendendo a imagética musical como um conjunto de representações mentais ativado quando uma pessoa está imaginando musicalmente e pautando-se na ideia de que a imaginação humana se estrutura de uma maneira sistêmica e semântica, defendeuse a tese de que os schemas – massas organizadas de experiências nas quais cenários cognitivos tomam forma, na mente das pessoas, permitindo o processamento de informações – forneceriam o substrato necessário à subversão, pelo músico, dos padrões sonoro-musicais internalizados em um contexto cultural, em prol de uma amalgamação criadora. O tripé metodológico da pesquisa englobou a realização de pesquisa teórico-conceitual, a partir da discussão sobre os discursos que constroem e descontroem o conceito de imagética musical, no campo das Ciências Cognitivas e dois estudos empíricos: um estudo exploratório inicial, baseado em autoanálise e um estudo de casos múltiplos, com outros quatro músicos. Embasando-se na perspectiva histórico-cultural e no paradigma indiciário de investigação, analisou-se o jogo entre as forças apolíneas do aprendizado teórico e as forças dionisíacas do “tirar música de ouvido” atuando na formação dos músicos investigados. Entendendo a imagética musical como um efeito da prática e do aprendizado musicais, identificaram-se três schemas principais que estruturam a imagética dos músicos: o schema das características sonoras de um estilo musical (schema estilístico), o schema das ações e percepções envolvidas na prática musical (schema procedimental) e o schema da eficácia simbólica. A partir de uma abordagem semântica, investigaram-se os aspectos multimodais que constituem a imagética dos músicos. Assim, visando a conservação de unidades integrais de análise que englobam as características visuais, sonoras, motoras etc. em conjunto com os processos de significação, foram identificados dois modelos multimodais principais: o modelo escala-acorde e o modelo sonoridade-sentimento. Analisandose os dados, chegou-se à conclusão de que o modelo escala-acorde costuma ser utilizado pelos sujeitos da pesquisa mais influenciados pelas forças apolíneas do aprendizado teórico e que o modelo sonoridade-sentimento costuma ser utilizado pelos músicos sujeitos mais influenciados pelas forças dionisíacas do “tirar música de ouvido”.This thesis aimed to study the constitutive aspects of musical imagery and its mechanisms of operation in the creation of instrumental solos. Understanding musical imagery as a set of mental representations activated when a person is imagining musically and based on the idea that human imagination is structured in a systemic and semantic way, the thesis defended that schemas – organized masses of experiences in which a cognitive setting takes shape in the minds of people, allowing for the processing of information – would provide the substrate necessary for the musician's subversion of sound-musical patterns, internalized in a cultural context, for creative amalgamation. The methodological research tripod encompassed a theoretical-conceptual review, centering on the discussion of the discourses that construct and deconstruct the concept of musical imagery, in the field of Cognitive Sciences, and two empirical studies: an initial exploratory study, based on self-analysis, and a multiple case study with other four musicians. Based on the historical-cultural perspective and on the evidential paradigm, the game between apolinian forces of theoretical learning and dionysian forces of "taking music by ear" acting in the training of the musicians was analyzed. Understanding musical imagery as an effect of musical practice and learning, we identified three main schemas that structure the participant musicians' imagery: the schema of the sound characteristics of a musical style (stylistic schema), the schema of the actions and perceptions involved in practice (procedimental schema) and the schema of symbolic efficacy. The multimodal aspects that constitute the imagery of the musicians was investigated from a semantic point of view. Thus, aiming at the conservation of integral units of analysis that encompass the visual, sound, motor, etc. characteristics, in conjunction with the signification processes, two main multimodal models were identified: the scale-chord model and the sound-feeling model. Data analisys led to the conclusion that the scale-chord model is usually used by the research subjects who are more influenced by the apolinian forces of theoretical learning and that the sound-feeling model is usually used by subjects more influenced by the dionysian forces of "taking music by ear".Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCognição musicalAprendizado conceitualImaginaçãoMemóriaProcessos criativosImprovisaçãoSolos instrumentaisPsicologia histórico-culturalMusical cognitionConceptual learningImaginationMemoryCreative processesImprovisationInstrumental solosHistorical-cultural psychologyImagética musical: aspectos constitutivos e mecanismos de funcionamento na criação de solos instrumentais.Musical imagery: constitutive aspects and functioning mechanisms in the creation of instrumental solos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/2842802863546891http://lattes.cnpq.br/9565345581329474Damiani, Magda FlorianaEyng, Célio Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Celio_Roberto_Eyng.pdf.txtTese_Celio_Roberto_Eyng.pdf.txtExtracted texttext/plain356531http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7739/6/Tese_Celio_Roberto_Eyng.pdf.txtab7b479e784b193ee08a55918a579fdcMD56open accessTHUMBNAILTese_Celio_Roberto_Eyng.pdf.jpgTese_Celio_Roberto_Eyng.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7739/7/Tese_Celio_Roberto_Eyng.pdf.jpg5e9c6dfaa7baae6b63acb6b9c2c74040MD57open accessORIGINALTese_Celio_Roberto_Eyng.pdfTese_Celio_Roberto_Eyng.pdfapplication/pdf1146651http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7739/1/Tese_Celio_Roberto_Eyng.pdf578814887cff1486bd40afe76a0b17d3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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