O papel da mulher no matriarcado da Gilead de Os Testamentos e de O Conto da Aia, de Margaret Atwood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cássia Benemann da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9127
Resumo: Neste trabalho, busca-se desenvolver um breve panorama das distopias enquanto gênero literário e organização político-social, traçando comparações das ondas feministas (especialmente a 2° e a 4°) com a realidade que nos cerca e também com os conceitos de matriarcado e patriarcado. A partir dessas discussões, analisam-se os romances O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood, sendo possível então traçar os paralelos necessários para compreender os verdadeiros papéis das mulheres na sociedade distópica de Gilead. Nesta análise, o objetivo primordial é averiguar as posições dadas a cada uma das classes de mulheres dentro dessa sociedade teocrática-totalitarista, analisando suas ações e considerações a respeito do que lhes foi imposto, de modo a conjecturar a respeito do verdadeiro impacto que possuem na estrutura política e social do regime gileadeano. Assim, discutem-se e questionam-se os espaços e as estruturas de poder presentes nessa sociedade e o quanto do que foi vivenciado pelas mulheres que a compunham foi relevante o bastante para reverberar dentro e fora das obras, ao passo que, mesmo tão presentes, elas ainda acabam por ser desvalidadas ao final de cada uma das obras.
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Nesta análise, o objetivo primordial é averiguar as posições dadas a cada uma das classes de mulheres dentro dessa sociedade teocrática-totalitarista, analisando suas ações e considerações a respeito do que lhes foi imposto, de modo a conjecturar a respeito do verdadeiro impacto que possuem na estrutura política e social do regime gileadeano. Assim, discutem-se e questionam-se os espaços e as estruturas de poder presentes nessa sociedade e o quanto do que foi vivenciado pelas mulheres que a compunham foi relevante o bastante para reverberar dentro e fora das obras, ao passo que, mesmo tão presentes, elas ainda acabam por ser desvalidadas ao final de cada uma das obras.This work seek to develop a brief overview of dystopias as a literary genre and socialpolitical organization, drawing comparisons between the feminist waves (especially the 2nd and 4th) with the reality that surrounds us and tje concepts of matriarchy and patriarchy. From these discussions, the novels The Handmaid's Tale (1985) and The Testaments (2019), by Margaret Atwood, are analyzed, making it possible to draw the necessary parallels to understand the true roles of women in the dystopian society of Gilead. The main objective in this analisysis is to investigate the positions given to each of the classes of women within this theocratic-totalitarian society, analyzing their actions and considerations regarding what was imposed on them, in order to conjecture about the true impact they have on society’s political and social structure of the Gileadean regime. Thus, the spaces and structures of power present in this society are discussed and questioned and how much of what was experienced by the women who composed it was relevant enough to reverberate inside and outside the autor’s works, while, even so present, they still end up being invalidated at the end of each one of the works.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Desenvolvimento TecnológicoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOs TestamentosO Conto da AiaDistopiaFeminismoMargaret AtwoodThe TestamentsThe Handmaid's TaleDystopiaFeminismO papel da mulher no matriarcado da Gilead de Os Testamentos e de O Conto da Aia, de Margaret AtwoodThe role of women in the matriarchy of Gilead from The Testaments and The Handmaid's Tale by Margaret Atwood.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0560049354129798http://lattes.cnpq.br/9216599540037680Marques, Eduardo Marks deSilva, Cássia Benemann dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Cassia Benemann da Silva.pdf.txtDissertacao_Cassia Benemann da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain279178http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9127/6/Dissertacao_Cassia%20Benemann%20da%20Silva.pdf.txt9f54da62526995edf86ff5d4c32663e2MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Cassia Benemann da Silva.pdf.jpgDissertacao_Cassia Benemann da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9127/7/Dissertacao_Cassia%20Benemann%20da%20Silva.pdf.jpg3f4c0ea6071845f7f5de8dd61a3813cbMD57open accessORIGINALDissertacao_Cassia Benemann da Silva.pdfDissertacao_Cassia Benemann da Silva.pdfapplication/pdf1387239http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9127/1/Dissertacao_Cassia%20Benemann%20da%20Silva.pdf54adc2fe86d0fecd5edd259ef3e27d84MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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