Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buchweitz, Wendel Wickboldt
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7461
Resumo: Neste trabalho, busca-se traçar um breve panorama da distopia enquanto gênero literário, traçando comparações com a utopia. Busca-se, também, analisar os romances Admirável Mundo Novo (1932) e 1984 (1949) como distopias políticas, analisando os espaços distópicos destes romances e o modo como estas obras concebem conceitos como Estado, liberdade individual e coletiva, e espaços públicos e privados. A partir destas discussões sobre o gênero distópico e os romances mencionados, analisa-se as obras O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood. Nesta análise, o objetivo é verificar o testemunho de cada uma das personagens narradoras e seu papel dentro da narrativa, assim como verificar o espaço distópico de Gilead, tendo como base as discussões sobre Admirável Mundo Novo e 1984. Discute-se também os capítulos sobre os simpósios os quais encerram ambos os livros de Atwood. Na análise destes simpósios, verifica-se o modo como o testemunho das narradoras, tanto em O Conto da Aia quanto em Os Testamentos, é contestado pelo professor Pieixoto, o qual ignora a dimensão humana da história das narradoras.
id UFPL_244326840151e57fa3c38fda1d11df65
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7461
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-05-04T22:50:03Z2021-05-04T22:50:03Z2020-10-22BUCHWEITZ, Wendel W. Sob o olho d’Ele(s): o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood. Orientador: Eduardo Marks de Marques. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7461Neste trabalho, busca-se traçar um breve panorama da distopia enquanto gênero literário, traçando comparações com a utopia. Busca-se, também, analisar os romances Admirável Mundo Novo (1932) e 1984 (1949) como distopias políticas, analisando os espaços distópicos destes romances e o modo como estas obras concebem conceitos como Estado, liberdade individual e coletiva, e espaços públicos e privados. A partir destas discussões sobre o gênero distópico e os romances mencionados, analisa-se as obras O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood. Nesta análise, o objetivo é verificar o testemunho de cada uma das personagens narradoras e seu papel dentro da narrativa, assim como verificar o espaço distópico de Gilead, tendo como base as discussões sobre Admirável Mundo Novo e 1984. Discute-se também os capítulos sobre os simpósios os quais encerram ambos os livros de Atwood. Na análise destes simpósios, verifica-se o modo como o testemunho das narradoras, tanto em O Conto da Aia quanto em Os Testamentos, é contestado pelo professor Pieixoto, o qual ignora a dimensão humana da história das narradoras.In this work, we seek to draw a brief overview of dystopia as a literary genre, drawing comparisons with utopia. It also seeks to analyze the novels Brave New World (1932) and Nineteen Eighty-four (1949) as political dystopias, analyzing the dystopian spaces of these novels and the way in which these works conceive concepts such as State, individual and collective freedom, and public and private spaces. Based on these discussions about the dystopian genre and the mentioned novels, we analyze the works The handmaid’s tale (1985) and The Testaments (2019), by Margaret Atwood. In this analysis, the objective is to verify the testimony of each of the narrating characters and their role within the narrative, as well as to verify the dystopian space of Gilead, based on the discussions about Brave New World and Nineteen Eighty-four. It is also analyzed the chapters about the symposiums which close both of Atwood’s books. In the analysis of these symposiums, we can see how the narrators' testimonies, both in The handmaid’s tale and The Testaments, is contested by professor Pieixoto, who ignores the human dimension of the narrators' histories.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADALetrasOs testamentosO Conto da AiaDistopiaMargaret AtwoodThe TestamentsThe Handmaid’s TaleDystopiaSob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret AtwoodUnder Their Eye: the legacy of female voices in The handmaid’s tale and The Testaments, by Margaret Atwoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6496516392118063 http://lattes.cnpq.br/9216599540037680Marques, Eduardo Marks deBuchweitz, Wendel Wickboldtinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.txtDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.txtExtracted texttext/plain239056http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/6/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.txt89602731371f57c533ece4e24901216eMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.jpgDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/7/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.jpg6bdb14b004063cd7c8f8268126420f70MD57open accessORIGINALDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdfDissertacao_Wendel_Buchweitz.pdfapplication/pdf1590060http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/1/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdfae90cefe0fab9acd68056762ccab5ae4MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/74612023-07-13 04:19:18.065open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:19:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Under Their Eye: the legacy of female voices in The handmaid’s tale and The Testaments, by Margaret Atwood
title Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood
spellingShingle Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood
Buchweitz, Wendel Wickboldt
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Letras
Os testamentos
O Conto da Aia
Distopia
Margaret Atwood
The Testaments
The Handmaid’s Tale
Dystopia
title_short Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood
title_full Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood
title_fullStr Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood
title_full_unstemmed Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood
title_sort Sob o Olho d’Ele(s): Gilead e o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood
author Buchweitz, Wendel Wickboldt
author_facet Buchweitz, Wendel Wickboldt
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6496516392118063
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv  http://lattes.cnpq.br/9216599540037680
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Eduardo Marks de
dc.contributor.author.fl_str_mv Buchweitz, Wendel Wickboldt
contributor_str_mv Marques, Eduardo Marks de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Letras
Os testamentos
O Conto da Aia
Distopia
Margaret Atwood
The Testaments
The Handmaid’s Tale
Dystopia
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Os testamentos
O Conto da Aia
Distopia
Margaret Atwood
The Testaments
The Handmaid’s Tale
Dystopia
description Neste trabalho, busca-se traçar um breve panorama da distopia enquanto gênero literário, traçando comparações com a utopia. Busca-se, também, analisar os romances Admirável Mundo Novo (1932) e 1984 (1949) como distopias políticas, analisando os espaços distópicos destes romances e o modo como estas obras concebem conceitos como Estado, liberdade individual e coletiva, e espaços públicos e privados. A partir destas discussões sobre o gênero distópico e os romances mencionados, analisa-se as obras O Conto da Aia (1985) e Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood. Nesta análise, o objetivo é verificar o testemunho de cada uma das personagens narradoras e seu papel dentro da narrativa, assim como verificar o espaço distópico de Gilead, tendo como base as discussões sobre Admirável Mundo Novo e 1984. Discute-se também os capítulos sobre os simpósios os quais encerram ambos os livros de Atwood. Na análise destes simpósios, verifica-se o modo como o testemunho das narradoras, tanto em O Conto da Aia quanto em Os Testamentos, é contestado pelo professor Pieixoto, o qual ignora a dimensão humana da história das narradoras.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-04T22:50:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-04T22:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUCHWEITZ, Wendel W. Sob o olho d’Ele(s): o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood. Orientador: Eduardo Marks de Marques. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7461
identifier_str_mv BUCHWEITZ, Wendel W. Sob o olho d’Ele(s): o legado das vozes femininas em O Conto da Aia e Os Testamentos, de Margaret Atwood. Orientador: Eduardo Marks de Marques. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/6/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/7/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/1/Dissertacao_Wendel_Buchweitz.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7461/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 89602731371f57c533ece4e24901216e
6bdb14b004063cd7c8f8268126420f70
ae90cefe0fab9acd68056762ccab5ae4
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846931608043520