“Eu não queria estar contando esta história”: o professor Piexoto cont(r)a o conto da aia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27508 |
Resumo: | O conto da Aia (1985), da canadense Margaret Atwood, ressurge no debate público em 2017. Nesse ano, o romance é adaptado para a TV, e uma nova versão em audiolivro, com material inédito, é lançada. O interesse pelo romance coincide com a eleição do presidente estadunidense Donald Trump. Em 2019, é lançada a continuação, Os Testamentos, que reitera a atualidade e a relevância dos temas abordados pela obra original. Esta tese se propõe a revisar pontos já cristalizados pela fortuna crítica e a analisar desdobramentos oriundos do audiolivro que iluminam uma questão central deste trabalho: a tensão entre os discursos masculino e feminino. O foco será, portanto, o posfácio, cujo protagonista é o historiador James Pieixoto. Nele, o/a leitor/a é informado/a sobre o colapso de Gilead e a existência de um relato deixado pela narradora-protagonista do romance, Offred. Jogos de poder e autoridade marcam o discurso de Pieixoto, que descredita a narrativa da Aia. O objetivo desta tese será verificar as permanências e deslocamentos discursivos que marcam ambos discursos. O material inédito contido no audiolivro e a existência de um posfácio em Os Testamentos, que Pieixoto também protagoniza, serão importantes para atualizar as discussões sobre essa tensão discursiva. |
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“Eu não queria estar contando esta história”: o professor Piexoto cont(r)a o conto da aiaO conto da AiaOs TestamentosÉcriture FéminineAtwood, Margaret, 1939-Literatura canadenseThe Handmaid's TaleThe TestamentsÉcriture FéminineO conto da Aia (1985), da canadense Margaret Atwood, ressurge no debate público em 2017. Nesse ano, o romance é adaptado para a TV, e uma nova versão em audiolivro, com material inédito, é lançada. O interesse pelo romance coincide com a eleição do presidente estadunidense Donald Trump. Em 2019, é lançada a continuação, Os Testamentos, que reitera a atualidade e a relevância dos temas abordados pela obra original. Esta tese se propõe a revisar pontos já cristalizados pela fortuna crítica e a analisar desdobramentos oriundos do audiolivro que iluminam uma questão central deste trabalho: a tensão entre os discursos masculino e feminino. O foco será, portanto, o posfácio, cujo protagonista é o historiador James Pieixoto. Nele, o/a leitor/a é informado/a sobre o colapso de Gilead e a existência de um relato deixado pela narradora-protagonista do romance, Offred. Jogos de poder e autoridade marcam o discurso de Pieixoto, que descredita a narrativa da Aia. O objetivo desta tese será verificar as permanências e deslocamentos discursivos que marcam ambos discursos. O material inédito contido no audiolivro e a existência de um posfácio em Os Testamentos, que Pieixoto também protagoniza, serão importantes para atualizar as discussões sobre essa tensão discursiva.The Handmaid's Tale (1985), by Margaret Atwood, revives in public debate in 2017. In that year, the novel was adapted as a TV series, and a new audiobook version, including unpublished material, was released. The attention to the novel coincides with the presidential election, in the USA, of Donald Trump. In 2019, the sequel, The Testaments, is released, which reiterates the topicality and the relevance of the themes addressed by the original work. This Thesis aims to review crystallized points by the critical fortune and to analyze new information from the audiobook that illuminate a central issue of this work: the tension between the male and the female discourses. The focus will be on the Epilogue, whose protagonist is the historian James Pieixoto. The Epilogue informs the reader about the collapse of Gilead and the existence of an account left by the narrator-protagonist, Offred. Power and authority mark Pieixoto's speech, which discredits Offred's narrative. This Thesis aims to verify the discursive permanences and displacements that mark both discourses. The unpublished material contained in the audiobook and the existence of an Epilogue in The Testaments, in which Pieixoto also appears, is important to update the discussions on this discursive tension.236 p.Dias, Ângela MariaCavalcanti, IldneyPequeno, TatianaCardoso, André Cabral de AlmeidaSilva, Ruan Nunes daFreitas, Élvio Pereira Cotrim de2023-01-11T14:38:07Z2023-01-11T14:38:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFREITAS, Élvio Pereira Cotrim de. “Eu não queria estar contando esta história: "o professor Piexoto cont(r)a o Conto da Aia. 2022. 236 f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27508CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-11T14:38:10Zoai:app.uff.br:1/27508Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:33.658665Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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