A produção e a percepção dos sons [r] e [x] do espanhol por alunos brasileiros estudantes de espanhol como língua estrangeira
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4260 |
Resumo: | O presente trabalho visa verificar a percepção e a produção dos sons [r] e [x] do espanhol por alunos falantes nativos de português, estudantes de espanhol como língua estrangeira. Com este estudo, objetiva-se averiguar de que maneira os alunos, em processo de aprendizagem do espanhol como LE, em diferentes semestres, percebem e produzem a distinção entre os sons [r] e [x] existente apenas na língua-alvo, uma vez que no português esses sons não são contrastivos. Os dados que compõem este trabalho foram coletados a partir de testes de produção e percepção realizados com quinze alunos do Curso de Letras Português-Espanhol de diferentes semestres (3º, 5º e 7º). O instrumento de coleta de dados de produção envolveu a leitura de frases-veículo, contendo palavras com os sons pesquisados e a produção espontânea de frases por intermédio da descrição de imagens que possuíam, em seus nomes, os sons-alvo. O instrumento de percepção envolveu dois testes de discriminação e um teste de identificação. Para fundamentar esta pesquisa, no que diz respeito à aquisição de segunda língua, adota-se a visão de Ellis (1997) e, na perspectiva da percepção, a de autores como Flege (1995) e Best e Tyler (2007). Os resultados dos testes de produção apontam que a fricativa velar surda trata-se de um segmento de fácil produção, não causando grandes dificuldades, no entanto a vibrante múltipla apresenta-se como um desafio aos aprendizes de espanhol como língua estrangeira. Já os resultados de percepção apontam que perceber é tarefa mais simples do que produzir, da mesma forma que identificar é tarefa mais simples do que discriminar. Quanto à identificação dos sons em questão, verifica-se que o [r], apesar de ser um som de difícil produção é de fácil identificação. Espera-se, a partir da análise dos resultados, que essa pesquisa contribua com os estudos de produção e percepção em língua estrangeira. |
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2019-03-19T12:53:55Z2019-03-19T12:53:55Z2018-08-27KOLESNY, Angela Maria. A percepção e a produção dos sons [r] e [x] do espanhol por alunos brasileiros estudantes de espanhol como língua estrangeira. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4260O presente trabalho visa verificar a percepção e a produção dos sons [r] e [x] do espanhol por alunos falantes nativos de português, estudantes de espanhol como língua estrangeira. Com este estudo, objetiva-se averiguar de que maneira os alunos, em processo de aprendizagem do espanhol como LE, em diferentes semestres, percebem e produzem a distinção entre os sons [r] e [x] existente apenas na língua-alvo, uma vez que no português esses sons não são contrastivos. Os dados que compõem este trabalho foram coletados a partir de testes de produção e percepção realizados com quinze alunos do Curso de Letras Português-Espanhol de diferentes semestres (3º, 5º e 7º). O instrumento de coleta de dados de produção envolveu a leitura de frases-veículo, contendo palavras com os sons pesquisados e a produção espontânea de frases por intermédio da descrição de imagens que possuíam, em seus nomes, os sons-alvo. O instrumento de percepção envolveu dois testes de discriminação e um teste de identificação. Para fundamentar esta pesquisa, no que diz respeito à aquisição de segunda língua, adota-se a visão de Ellis (1997) e, na perspectiva da percepção, a de autores como Flege (1995) e Best e Tyler (2007). Os resultados dos testes de produção apontam que a fricativa velar surda trata-se de um segmento de fácil produção, não causando grandes dificuldades, no entanto a vibrante múltipla apresenta-se como um desafio aos aprendizes de espanhol como língua estrangeira. Já os resultados de percepção apontam que perceber é tarefa mais simples do que produzir, da mesma forma que identificar é tarefa mais simples do que discriminar. Quanto à identificação dos sons em questão, verifica-se que o [r], apesar de ser um som de difícil produção é de fácil identificação. Espera-se, a partir da análise dos resultados, que essa pesquisa contribua com os estudos de produção e percepção em língua estrangeira.Esta investigación tiene como objetivo verificar la percepción y la producción de los sonidos [r] y [x] del español por alumnos hablantes nativos de portugués, estudiantes de español como lengua extranjera. Con este estudio se pretende averiguar de qué manera los alumnos investigados, en proceso de aprendizaje del español como LE, en diferentes semestres, perciben y producen la distinción entre los sonidos [r] y [x] existentes sólo en la lengua que están aprendiendo, ya que en el portugués estos sonidos no contrastan en su significado. Los datos que componen esta investigación se obtuvieron a partir de tareas de producción y de percepción realizados con quince estudiantes de Letras – Portugués y Español de diferentes semestres (3º, 5º y 7º). El instrumento de recolección de datos de producción implicó en la lectura de frases-veículo, conteniendo palabras con los sonidos investigados y la producción espontánea de frases por intermedio de la descripción de imágenes que poseían, en sus nombres, los sonidos investigados. El instrumento de percepción implicó en dos exámenes de discriminación y de identificación. Para fundamentar esta investigación, en lo que se refiere a la adquisición de segunda lengua, se adopta la visión de Ellis (1997) y, en la perspectiva de la percepción, la de autores como Flege (1995) y Best y Tyler (2007). Los resultados de las tareas de producción apuntan que la fricativa velar sorda se trata de un segmento de fácil producción, no causando grandes dificultades, sin embargo la vibrante múltiple se presenta como un desafío a los aprendices de español como lengua extranjera. Los resultados de percepción apuntan que percibir es más simple que producir, de la misma forma que identificar es más simple que discriminar. Referente a la identificación de los sonidos en cuestión, se constata que la [r], a pesar de ser un sonido de difícil producción es de simple identificación. Se espera, a partir del análisis de los resultados, que esa investigación contribuya con los estudios de producción y percepción en lengua extranjera.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAAprendizagem do espanhol como LEPercepção de sonsProdução de sonsAprendizaje de español como LEPercepción y producciónA produção e a percepção dos sons [r] e [x] do espanhol por alunos brasileiros estudantes de espanhol como língua estrangeiraLa percepción y la producción de los sonidos [r] e [x] del español por alumnos brasileños estudiantes de español como lengua extranjerainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3376081618860607http://lattes.cnpq.br/8390906949557208Vieira, Maria José BlaskovskiKolesny, Angela Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdf.txtDissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdf.txtExtracted texttext/plain227592http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4260/6/Dissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdf.txt4901ea6dca27f57d2cf1071ee251f94cMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdf.jpgDissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4260/7/Dissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdf.jpga05e671a13a87f88df78a066f75c2a20MD57open accessORIGINALDissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdfDissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdfapplication/pdf2201725http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4260/1/Dissertacao_Angela_Maria_Kolesny.pdf83d4e97cb1f9c566c63acec4a399fbfbMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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