Estamos preparando Licenciados/as da área de ciências da natureza para falar sobre diversidade sexual e de gênero na educação básica? Uma investigação a partir do ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Bruna Peres
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7588
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar os posicionamentos, elementos, falas, abordagens e relações entre as discussões sobre Diversidade Sexual e de Gênero e sua articulação com materiais produzidos pela área de Ensino de Ciências e por Licenciandos/as da área das Ciências da Natureza. O trabalho analítico sobre os registros seguiu as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), dividindo os resultados em 3 corpora de análise. O Primeiro Corpus se apropria de um delineamento empírico com base em análise qualitativa e documental de dados, analisando produções do campo do Ensino de Ciências da Natureza. O segundo e terceiro corpora operam por meio da pesquisa participante para um recorte e delimitação da investigação, em que são indagadas as concepções de estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química, durante as aulas de uma turma de Prática Pedagógica II, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) a respeito do tema. O Primeiro Corpus possui 4 Categorias finais, sendo elas: (i) gênero e sexualidade abordados somente como questão biológica; (ii) obstáculos no ensino de temáticas relacionadas à Diversidade Sexual e de Gênero; (iii) sexismo e educação; (iv) relações de discurso e poder desenvolvidas para e na escola. Essas unidades apontaram discussões exclusivas de educação sexual biológica na Educação Básica, ignorando questões sociais sobre Diversidade Sexual e de Gênero. O Segundo Corpus apresenta 2 Categorias Finais: (i) comentários que demonstram interesse em falar sobre Diversidade Sexual e de Gênero em sala de aula; (ii) comentários que demonstram resistência a informações sobre a temática. Conforme as unidades destas categorias, observa-se tanto abertura e interesse de docentes em formação para discutir Diversidade Sexual e de Gênero na Educação Básica, quanto resistência destes/as a receber e transmitir informações sobre a temática na escola. O Terceiro Corpus contém 3 Categorias Finais: (i) a contradição presente no Ensino de Ciências; (ii) o desenvolvimento do senso crítico e do respeito como pontos-chave; (iii) o preconceito e seus efeitos: distanciamento, isolamento social e crimes à vida. As categorias deste último corpus apresentaram unidades específicas sobre o desacordo entre discursos no Ensino de Ciências, a importância de se praticar o respeito e desenvolver o senso crítico educacional, visto que o preconceito sexual e de gênero pode causar efeitos negativos quanto à saúde psicológica e física de indivíduos LGBTs. Logo, a falta de preparo de docentes em formação para discutir a temática e a separação entre a opinião pessoal e a obrigação profissional são pontos explícitos que o fim desta pesquisa demonstra. Portanto, para auxiliar profissionais da educação, tanto graduados quanto em formação, este trabalho possibilitou a construção de uma plataforma digital que contém informações sobre Diversidade Sexual e de Gênero, como produto educacional, disponível gratuitamente.
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spelling 2021-05-29T00:51:15Z2021-05-282021-05-29T00:51:15Z2021-03-09VIANA, Bruna. Estamos preparando licenciados/as da área de ciências da natureza para falar sobre diversidade sexual e de gênero na educação básica? Uma investigação a partir do ensino de ciências. Orientador: Bruno dos Santos Pastoriza. 2021. 86p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7588A presente pesquisa objetiva analisar os posicionamentos, elementos, falas, abordagens e relações entre as discussões sobre Diversidade Sexual e de Gênero e sua articulação com materiais produzidos pela área de Ensino de Ciências e por Licenciandos/as da área das Ciências da Natureza. O trabalho analítico sobre os registros seguiu as orientações da Análise Textual Discursiva (ATD), dividindo os resultados em 3 corpora de análise. O Primeiro Corpus se apropria de um delineamento empírico com base em análise qualitativa e documental de dados, analisando produções do campo do Ensino de Ciências da Natureza. O segundo e terceiro corpora operam por meio da pesquisa participante para um recorte e delimitação da investigação, em que são indagadas as concepções de estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química, durante as aulas de uma turma de Prática Pedagógica II, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) a respeito do tema. O Primeiro Corpus possui 4 Categorias finais, sendo elas: (i) gênero e sexualidade abordados somente como questão biológica; (ii) obstáculos no ensino de temáticas relacionadas à Diversidade Sexual e de Gênero; (iii) sexismo e educação; (iv) relações de discurso e poder desenvolvidas para e na escola. Essas unidades apontaram discussões exclusivas de educação sexual biológica na Educação Básica, ignorando questões sociais sobre Diversidade Sexual e de Gênero. O Segundo Corpus apresenta 2 Categorias Finais: (i) comentários que demonstram interesse em falar sobre Diversidade Sexual e de Gênero em sala de aula; (ii) comentários que demonstram resistência a informações sobre a temática. Conforme as unidades destas categorias, observa-se tanto abertura e interesse de docentes em formação para discutir Diversidade Sexual e de Gênero na Educação Básica, quanto resistência destes/as a receber e transmitir informações sobre a temática na escola. O Terceiro Corpus contém 3 Categorias Finais: (i) a contradição presente no Ensino de Ciências; (ii) o desenvolvimento do senso crítico e do respeito como pontos-chave; (iii) o preconceito e seus efeitos: distanciamento, isolamento social e crimes à vida. 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Portanto, para auxiliar profissionais da educação, tanto graduados quanto em formação, este trabalho possibilitou a construção de uma plataforma digital que contém informações sobre Diversidade Sexual e de Gênero, como produto educacional, disponível gratuitamente.This research analyzes the positions, elements, speeches, approaches and relations between the discussions of Sexual and Gender Diversity and their articulation with the production of the Science Teaching area as well as by future teachers of Natural Sciences. The analysis of these productions followed the orientations of Discursive Textual Analysis (DTA), dividing the results into three analysis corpora. The analysis of the first corpus has an empirical outline based on qualitative and document analysis of data, focusing on productions of the Natural Sciences Teaching field. The second and third corpora operate through participatory research for the investigation delimitation. We investigated the conceptions of students and future teachers of Biology, Physics and Chemistry regarding this topic. The subjects were all taking part in a Pedagogical Practice II class, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul). The first corpus has four categories: (i) gender and sexuality addressed only as biological issues; (ii) obstacles to the teaching of themes related to Sexual and Gender Diversity; (iii) sexism and education and; (iv) discourse and power relations developed for and at school. These units showed exclusive discussions of biological sex education in Basic Education, ignoring social issues about Sexual and Gender Diversity. The second corpus has two final categories: (i) comments that show interest in talking about Sexual and Gender Diversity in the classroom and; (ii) comments that show resistance to information about the theme. As per these categories, there is both openness and interest of future teachers in discussing Sexual and Gender Diversity in Basic Education, as well as resistance to receiving and transmitting information about this theme in the school. The third corpus contains three final categories: (i) the contradiction that exists in Science Teaching; (ii) the development of discernment and respect as key points and; (iii) prejudice and its effects: distancing, social isolation and crimes against life. The categories of this last corpus showed specific units about the disagreement between discourses in Science Teaching, the importance of practicing and developing educational discernment, since sexual and gender prejudice can cause negative effects on psychological and physical health of LGBT individuals. The lack of preparation for future teachers to discuss the theme and the separation between opinion and professional obligation are explicit points that the end of this research demonstrates. Therefore, to help education professionals, both still in training and already graduated, this work allowed for the creation of a digital platform that contains information about Sexual and Gender Diversity, as an educational product, available for free.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLicenciaturaDiversidadeSexualidadeGêneroCiênciaTeachingDiversitySexualityGenderScienceEstamos preparando Licenciados/as da área de ciências da natureza para falar sobre diversidade sexual e de gênero na educação básica? Uma investigação a partir do ensino de ciênciasAre we preparing teachers of the natural science to talk about sexual and gender diversity in basic education? An investigation based on the science teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/9026499202738261http://lattes.cnpq.br/8526270736001728Pastoriza, Bruno dos SantosViana, Bruna PeresVIANA, Bruna. Estamos preparando licenciados/as da área de ciências da natureza para falar sobre diversidade sexual e de gênero na educação básica? Uma investigação a partir do ensino de ciências. Orientador: Bruno dos Santos Pastoriza. 2021. 86p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. VIANA, Bruna. Are we preparing teachers of the natural science to talk about sexual and gender diversity in basic education? An investigation based on the science teaching. Advisor: Bruno dos Santos Patoriza. 2021. 86p. Dissertation (Master in Science Teaching) – Graduate Program in Science and Mathematics Teaching. Faculty of Education, Federal University of Pelotas, Pelotas, 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTBruna_Peres_Viana_Dissertação.pdf.txtBruna_Peres_Viana_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain189488http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7588/7/Bruna_Peres_Viana_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtfd4ae3e5fe9863e6133f7df531883c51MD57open accessBruna_Viana_Produto.pdf.txtBruna_Viana_Produto.pdf.txtExtracted texttext/plain11249http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7588/9/Bruna_Viana_Produto.pdf.txt77c15aaae88016f1c717be1150994d2bMD59open accessTHUMBNAILBruna_Peres_Viana_Dissertação.pdf.jpgBruna_Peres_Viana_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7588/8/Bruna_Peres_Viana_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg775b82ca1e417a265018e822fe63c410MD58open accessBruna_Viana_Produto.pdf.jpgBruna_Viana_Produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7588/10/Bruna_Viana_Produto.pdf.jpg0f6a246c52293286251f911133004be3MD510open accessORIGINALBruna_Peres_Viana_Dissertação.pdfBruna_Peres_Viana_Dissertação.pdfapplication/pdf1328040http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7588/1/Bruna_Peres_Viana_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf94e14e90bfda5e813a51b8c089b2fe35MD51open accessBruna_Viana_Produto.pdfBruna_Viana_Produto.pdfapplication/pdf241424http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7588/2/Bruna_Viana_Produto.pdf0b9548baadda1a93454f5003b591eb2fMD52open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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