A concepção de ciências dos egressos do curso de ciências biológicas licenciatura da Universidade Federal de Pelotas : rupturas e tensionamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gayer, Verônica Porto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8574
Resumo: O conceito de Ciência é permeado de diferentes contextos sociais, culturais e históricos, porém ainda pode ser considerada como o “fio” condutor da sociedade ao longo da humanidade, pois suas concepções tendem a influenciar a forma de ver o mundo, bem como a compreensão da legitimidade do conhecimento. Logo, esta pesquisa apresenta como tema central a concepção de Ciência de professores egressos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, com intuito de analisar as possíveis relações entre a sua concepção, sua formação inicial e a sua prática pedagógica. A construção dos cursos de Ciências Biológicas passaram por diversas transformações ao longo do tempo, porém em sua essência ainda temos uma formação inicial, destes profissionais, com uma visão de Ciência predominantemente positivista, o que pouco dialoga com as ideias da pósmodernidade. Para tanto, neste trabalho buscou-se compreender os diversos fatores que dificultam a ruptura de um ensino, independentemente do seu nível, pautado majoritariamente voltado para o conceito e o método como estratégia de ensino, ficando relegado à pluralidade metodológica, autonomia na aprendizagem, uso de tecnologias, entre outros. O referencial da pesquisa foi construído a partir das reflexões de Sousa Santos (2009), Cunha (1998), Morin (1999), entre outros. A metodologia apresenta um caráter, predominantemente qualitativo e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. A análise dos dados mostrou que mesmo teoricamente, academicamente e historicamente estejamos discutindo a pós-modernidade ainda não rompemos com as premissas da modernidade tendo em vista que a concepção de Ciência e como estes egressos apresentam a Ciência para seus alunos, ainda está fortemente ligada com os princípios da modernidade. Para autores como Morin (1999), Souza Santos (2002) o presente momento é de transição paradigmática, em que se deixa de analisar o mundo em partes independentes e fragmentadas sem conexões umas com as outras, para um novo paradigma que analise e compreenda o mundo na totalidade em constantes transformações.
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Logo, esta pesquisa apresenta como tema central a concepção de Ciência de professores egressos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, com intuito de analisar as possíveis relações entre a sua concepção, sua formação inicial e a sua prática pedagógica. A construção dos cursos de Ciências Biológicas passaram por diversas transformações ao longo do tempo, porém em sua essência ainda temos uma formação inicial, destes profissionais, com uma visão de Ciência predominantemente positivista, o que pouco dialoga com as ideias da pósmodernidade. Para tanto, neste trabalho buscou-se compreender os diversos fatores que dificultam a ruptura de um ensino, independentemente do seu nível, pautado majoritariamente voltado para o conceito e o método como estratégia de ensino, ficando relegado à pluralidade metodológica, autonomia na aprendizagem, uso de tecnologias, entre outros. O referencial da pesquisa foi construído a partir das reflexões de Sousa Santos (2009), Cunha (1998), Morin (1999), entre outros. A metodologia apresenta um caráter, predominantemente qualitativo e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. A análise dos dados mostrou que mesmo teoricamente, academicamente e historicamente estejamos discutindo a pós-modernidade ainda não rompemos com as premissas da modernidade tendo em vista que a concepção de Ciência e como estes egressos apresentam a Ciência para seus alunos, ainda está fortemente ligada com os princípios da modernidade. Para autores como Morin (1999), Souza Santos (2002) o presente momento é de transição paradigmática, em que se deixa de analisar o mundo em partes independentes e fragmentadas sem conexões umas com as outras, para um novo paradigma que analise e compreenda o mundo na totalidade em constantes transformações.The concept of science is permeated by different social, cultural and historical contexts, but it can still be considered as the "thread" that conducts society throughout humanity, because their conceptions tend to influence the way of seeing the world, as well as the understanding of the legitimacy of knowledge. Therefore, this research presents as a central theme the conception of Science of teachers who have graduated from the Biological Sciences course at the Federal University of Pelotas, in order to analyze the possible relations between their conception, their initial training and their teaching practice. The construction of Biological Sciences courses has undergone several transformations over time, but in its essence we still have an initial training of these professionals with a predominantly positivist view of science, which has little dialogue with the ideas of postmodernity. Therefore, this work sought to understand the various factors that hinder the rupture of an education, regardless of its level, based mostly on the concept and the method as a teaching strategy, relegating the methodological plurality, autonomy in learning, and the use of technology, among others. The referential of the research was built from the reflections of Sousa Santos (2009), Cunha (1998), Morin (1999), among others. The methodology presents a predominantly qualitative character and uses a semi-structured questionnaire as an instrument of data collection. The data analysis showed that even though theoretically, academically and historically we are discussing postmodernity we have not yet broken with the premises of modernity, in view of the fact that the conception of science and the way these graduates present science to their students is still strongly linked to the principles of modernity. For authors like Morin (1999), Souza Santos (2002) the present moment is a paradigmatic transition, in which we stop analyzing the world in independent and fragmented parts without connections to each other, for a new paradigm that analyzes and understands the world as a whole in constant transformations.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcepção de ciênciaRuptura paradigmáticaFormação inicialEnsino de ciênciasConception of scienceParadigmatic ruptureInitial educationScience teaching.A concepção de ciências dos egressos do curso de ciências biológicas licenciatura da Universidade Federal de Pelotas : rupturas e tensionamentosThe conception of science of the graduates of the biological Sciences undergraduate course at the Federal University of Pelotas: ruptures and tensionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3131035702528156http://lattes.cnpq.br/3056019144137008Nörnberg, LuiGayer, Verônica PortoGAYER, Verônica Porto. A concepção de Ciência dos egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas: rupturas e tensionamentos. Orientador: Lui Nörnberg. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2022info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTVerônica_Gayer_Dissertação.pdf.txtVerônica_Gayer_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain251371http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8574/7/Ver%c3%b4nica_Gayer_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt4d5ff1affa2038d7e0866432ef4d56d2MD57open accessVerônica_Gayer_Produto.pdf.txtVerônica_Gayer_Produto.pdf.txtExtracted texttext/plain9186http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8574/9/Ver%c3%b4nica_Gayer_Produto.pdf.txtfe9e8e51ffccb8e4bc8712e2e0042727MD59open accessTHUMBNAILVerônica_Gayer_Dissertação.pdf.jpgVerônica_Gayer_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8574/8/Ver%c3%b4nica_Gayer_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg6078e58b406c4b65fbd883cf68dbdc41MD58open accessVerônica_Gayer_Produto.pdf.jpgVerônica_Gayer_Produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2168http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8574/10/Ver%c3%b4nica_Gayer_Produto.pdf.jpg0e7cc6563acd430ff7118868ba85b8d1MD510open accessORIGINALVerônica_Gayer_Dissertação.pdfVerônica_Gayer_Dissertação.pdfapplication/pdf3247700http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8574/1/Ver%c3%b4nica_Gayer_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf698ce4adaef4999281133bd073222f89MD51open accessVerônica_Gayer_Produto.pdfVerônica_Gayer_Produto.pdfapplication/pdf8902623http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8574/2/Ver%c3%b4nica_Gayer_Produto.pdff5433c452168fbf446a00801d7883719MD52open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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