Percepção dos professores de Educação Física sobre a inclusão de crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leivas, Paulo Sayão Lobato
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7811
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos professores de educação física sobre a estrutura das escolas, planejamento das aulas e participação nas aulas de Educação Física, de crianças e jovens com TEA da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas – RS. O presente estudo é uma pesquisa do tipo descritiva. A amostra foi constituída por professores de educação física da rede municipal da cidade de Pelotas – RS. Os indivíduos foram selecionados de forma intencional não probabilística, proporcionando o maior número de professores possíveis que tivessem alunos com TEA nas suas turmas. Responderam o instrumento, 71 professores da rede municipal de Pelotas. Parte dos professores que responderam o questionário, o fizeram on-line, devido à pandemia. Os resultados apresentaram algumas associações significativas entre as variáveis. Verificou-se uma associação significativa com o tempo de formado (graduação) e se sentir preparado para trabalhar com alunos com TEA (p=0,03), ou seja, os que possuem mais tempo de formados são aqueles que sentem-se menos preparados para atuarem com essa população. Dentro do grupo estudado, a maioria planeja as atividades para o trabalho em conjunto 64,8% - (n=46), alguns eventualmente 31% - (n=22) e 4,2% - (n=03) disseram que não planejam. Dentro do grupo estudado, os alunos com TEA 32,4% - (n=23) demonstram expressões de felizes, 4,2% - (n=03) mostram serem felizes em excesso, 4,2% - (n=03) demonstram serem infelizes e 59,2% - (n=42) disseram que os alunos não tem uma expressão diferenciada. Verificou-se que na percepção dos professores, que aqueles que percebem uma colaboração dos alunos sem TEA com os que tem TEA, verificam também uma melhora na socialização dos alunos com TEA, determinando uma associação significativa nestes aspectos para um (p=0,01). É importante salientar que as realidades regionais determinam diferenças na percepção dos professores sobre a participação dos alunos com TEA nas aulas de EF, entendendo que as diferenças das escolas, dos ambientes, da formação dos professores e da cultura inclusiva, são variáveis importantes para a organização e planejamento das atividades.
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Os indivíduos foram selecionados de forma intencional não probabilística, proporcionando o maior número de professores possíveis que tivessem alunos com TEA nas suas turmas. Responderam o instrumento, 71 professores da rede municipal de Pelotas. Parte dos professores que responderam o questionário, o fizeram on-line, devido à pandemia. Os resultados apresentaram algumas associações significativas entre as variáveis. Verificou-se uma associação significativa com o tempo de formado (graduação) e se sentir preparado para trabalhar com alunos com TEA (p=0,03), ou seja, os que possuem mais tempo de formados são aqueles que sentem-se menos preparados para atuarem com essa população. Dentro do grupo estudado, a maioria planeja as atividades para o trabalho em conjunto 64,8% - (n=46), alguns eventualmente 31% - (n=22) e 4,2% - (n=03) disseram que não planejam. 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É importante salientar que as realidades regionais determinam diferenças na percepção dos professores sobre a participação dos alunos com TEA nas aulas de EF, entendendo que as diferenças das escolas, dos ambientes, da formação dos professores e da cultura inclusiva, são variáveis importantes para a organização e planejamento das atividades.The aim of this study was to evaluate the perception of physical education teachers about the schools structure, lesson planning and participation in Physical Education classes, of children and young people with ASD from the municipal education network in the city of Pelotas - RS. The present study is a descriptive research. The sample consisted of physical education teachers from the municipal network of the city of Pelotas - RS. The individuals were selected in an intentional non-probabilistic manner, providing the largest possible number of teachers who had students with ASD in their classes. Responding to the instrument, 71 teachers from the municipal network of Pelotas. Part of the teachers who answered the questionnaire did so online, due to the pandemic. The results showed some significant associations between the variables. There was a significant association with the time since graduation (graduation) and feeling prepared to work with students with ASD (p = 0.03), that is, those who have more time graduated are those who feel less prepared to work with this population. Within the studied group, most plan activities for working together 64.8% - (n = 46), some eventually 31% - (n = 22) and 4.2% - (n = 03) said they did not plan. Within the studied group, students with ASD 32.4% - (n = 23) show happy expressions, 4.2% - (n = 03) show they are excessively happy, 4.2% - (n = 03) demonstrated to be unhappy and 59.2% - (n = 42) said that students do not have a different expression. It was found that in the perception of teachers, that those who perceive the collaboration of students without ASD with those who have ASD, also see an improvement in the socialization of students with ASD, determining a significant association in these aspects for one (p = 0.01 ). It isimportant to note that regional realities determine differences in teachers' perception of the participation of students with ASD in PE classes, understanding that differences in schools, environments, teacher training andinclusive culture are important variables for the organization and planning of activities. The chi-square test was used to analyse the existence of associations between categorical variables. A significance level of 5% was adopted and the SPSS 22.0 package was used for analysis.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICATEAInteração socialQualidade de vidaComprometimento intelectualBrincadeiras lúdicasCoordenação motoraASDSocial interactionQuality of lifeIntellectual commitmentPlayful gamesMotor coordinationPercepção dos professores de Educação Física sobre a inclusão de crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) no ambiente escolarPerception of Physical Education Teachers about the inclusion of children and young people with autism spectrum disorder (ASD) in the school environment Pelotas - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8542747467073396http://lattes.cnpq.br/0583626591829141Marques, Alexandre CarricondeLeivas, Paulo Sayão Lobatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdf.txtDissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdf.txtExtracted texttext/plain132285http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7811/6/Dissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdf.txt44be8ca88f8661d82bbb25d3a9456203MD56open accessTHUMBNAILDissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdf.jpgDissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7811/7/Dissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdf.jpgaa1adc2e2e636b8cbf1101918e238b59MD57open accessORIGINALDissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdfDissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdfapplication/pdf1306443http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7811/1/Dissert___PAULO_SAYAO_LOBATO_LEIVAS.pdfc05c7b55cc764e6dd614ef0d269df806MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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