CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rody, Bárbara Cezano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8050
Resumo: A presente pesquisa investiga obras de cineastas negras brasileiras, olhando suas estéticas, metodologias e formas para viabilizar suas realizações e distribuições. O atravessamento entre mulher, negra e artista aponta as cineastas como centrais nesta dissertação, tendo em vista uma metodologia afrocêntrica e um olhar opositor para encontrá-las, antes invisibilizadas pela história do Cinema Nacional. O objetivo é somar este trabalho a outros projetos de narrativas contra-hegemônicas que movimentos culturais de origem negra desenvolvem, sob influência dos movimentos negros brasileiros, indo na contramão da estereotipação dessas pessoas e estimulando o empoderamento de novas artistas através da representatividade que essas mulheres tem nas histórias dos Cinemas Negros Brasileiros. O processo teórico-metodológico da pesquisa encontra referência em autoras como Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale, Conceição Evaristo, Grada Kilomba e Janaína Oliveira. Da mesma forma, estabelece relação com o significado de cura-dor, refletido em minhas produções como escre(vivências), na busca pelo diálogo com as produções das artistas referenciais na investigação, contribuindo para o meu próprio empoderamento enquanto artista e, com a comunidade acadêmica na discussão sobre representatividade negra na produção em Arte.
id UFPL_a1df79438f0bcaaf120a94b816ddd2d3
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8050
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-11-05T01:03:15Z2021-11-032021-11-05T01:03:15Z2021-02-04RODY, Bárbara Cezano. CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil. 133f. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8050A presente pesquisa investiga obras de cineastas negras brasileiras, olhando suas estéticas, metodologias e formas para viabilizar suas realizações e distribuições. O atravessamento entre mulher, negra e artista aponta as cineastas como centrais nesta dissertação, tendo em vista uma metodologia afrocêntrica e um olhar opositor para encontrá-las, antes invisibilizadas pela história do Cinema Nacional. O objetivo é somar este trabalho a outros projetos de narrativas contra-hegemônicas que movimentos culturais de origem negra desenvolvem, sob influência dos movimentos negros brasileiros, indo na contramão da estereotipação dessas pessoas e estimulando o empoderamento de novas artistas através da representatividade que essas mulheres tem nas histórias dos Cinemas Negros Brasileiros. O processo teórico-metodológico da pesquisa encontra referência em autoras como Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale, Conceição Evaristo, Grada Kilomba e Janaína Oliveira. Da mesma forma, estabelece relação com o significado de cura-dor, refletido em minhas produções como escre(vivências), na busca pelo diálogo com as produções das artistas referenciais na investigação, contribuindo para o meu próprio empoderamento enquanto artista e, com a comunidade acadêmica na discussão sobre representatividade negra na produção em Arte.This research investigates the work of Brazilian black women filmmakers, eyeing at their aesthetics, methodologies and ways to make their achievements and distributions viable. The crossing between women, black and artists points out black women filmmakers as central to this dissertation, in view of an afrocentric methodology, and an oppositional gaze to find these women who were previously invisible by the history of National Cinema. The objective is to add this work to the projects of counter-hegemonic narratives that cultural movements of black origin develop under the influence of Brazilian black movements, going against the stereotypes of the black people, and encouraging the empowerment of new black women artists through the representativeness that these black women has in the history of Brazilian Black Cinema. The theoretical-methodological process of the research finds reference in authors such as Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale, Conceição Evaristo, Grada Kilomba and Janaína Oliveira. In the same way, it establishes a relationship with the meaning of curator (cure - pain), reflected in my productions as a writer (living) - experiences, in the search for dialogue with the productions of the reference artists in the investigation, contributing to my own empowerment as an artist and, with the academic community in the discussion about black representativeness in the production in Art.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCinema negroCineastas negras brasileirasRepresentatividadeEmpoderamentoBlack cinemaBrazilian black women filmmakersRepresentativenessEmpowermentCINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5206612386075236http://lattes.cnpq.br/3858201697400054Chaves, Larissa PatronRody, Bárbara Cezanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf.txtDissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf.txtExtracted texttext/plain256183http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/6/Dissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf.txt76cca35bccfd4e32a42f85ed9a222b79MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf.jpgDissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1458http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/7/Dissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf.jpg1cb3c68a06ae1ffa16ba740314770aa9MD57open accessORIGINALDissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdfDissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdfapplication/pdf21316091http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/1/Dissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdfda3ebf95eab716c189167c3d7d2c2cb6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/80502023-07-13 03:17:24.671open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:17:24Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
title CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
spellingShingle CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
Rody, Bárbara Cezano
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Cinema negro
Cineastas negras brasileiras
Representatividade
Empoderamento
Black cinema
Brazilian black women filmmakers
Representativeness
Empowerment
title_short CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
title_full CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
title_fullStr CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
title_full_unstemmed CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
title_sort CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
author Rody, Bárbara Cezano
author_facet Rody, Bárbara Cezano
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5206612386075236
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3858201697400054
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Larissa Patron
dc.contributor.author.fl_str_mv Rody, Bárbara Cezano
contributor_str_mv Chaves, Larissa Patron
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Cinema negro
Cineastas negras brasileiras
Representatividade
Empoderamento
Black cinema
Brazilian black women filmmakers
Representativeness
Empowerment
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema negro
Cineastas negras brasileiras
Representatividade
Empoderamento
Black cinema
Brazilian black women filmmakers
Representativeness
Empowerment
description A presente pesquisa investiga obras de cineastas negras brasileiras, olhando suas estéticas, metodologias e formas para viabilizar suas realizações e distribuições. O atravessamento entre mulher, negra e artista aponta as cineastas como centrais nesta dissertação, tendo em vista uma metodologia afrocêntrica e um olhar opositor para encontrá-las, antes invisibilizadas pela história do Cinema Nacional. O objetivo é somar este trabalho a outros projetos de narrativas contra-hegemônicas que movimentos culturais de origem negra desenvolvem, sob influência dos movimentos negros brasileiros, indo na contramão da estereotipação dessas pessoas e estimulando o empoderamento de novas artistas através da representatividade que essas mulheres tem nas histórias dos Cinemas Negros Brasileiros. O processo teórico-metodológico da pesquisa encontra referência em autoras como Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale, Conceição Evaristo, Grada Kilomba e Janaína Oliveira. Da mesma forma, estabelece relação com o significado de cura-dor, refletido em minhas produções como escre(vivências), na busca pelo diálogo com as produções das artistas referenciais na investigação, contribuindo para o meu próprio empoderamento enquanto artista e, com a comunidade acadêmica na discussão sobre representatividade negra na produção em Arte.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-05T01:03:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-03
2021-11-05T01:03:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODY, Bárbara Cezano. CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil. 133f. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8050
identifier_str_mv RODY, Bárbara Cezano. CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil. 133f. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/6/Dissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/7/Dissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/1/Dissertacao_Barbara_Cezano_Rody.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8050/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 76cca35bccfd4e32a42f85ed9a222b79
1cb3c68a06ae1ffa16ba740314770aa9
da3ebf95eab716c189167c3d7d2c2cb6
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846887524859904