A escola como lócus de formação: uma proposta de desenvolvimento profissional docente
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3781 |
Resumo: | O trabalho parte das perspectivas e anseios dos professores da rede estadual e municipal de ensino da cidade de Pelotas em relação à formação continuada de professores. Através de entrevistas e coletas de dados percebeu-se que a formação se coloca muitas vezes de forma imposta e com pouca participação dos professores nos seus planejamentos e nas suas temáticas. Portanto, existe um descompasso entre a formação que recebem e a realidade na sala de aula. O projeto foi desenvolvido em uma escola de rede municipal de Pelotas, inicialmente com dez professores e procurou refletir a respeito de suas bagagens, suas origens e como seus saberes, interferem em suas práticas e no seu desenvolvimento profissional. Assim, trabalha-se com a seguinte hipótese: Uma formação continuada que considera as experiências, os interesses e a realidade vivida pelos professores promove reflexão e mudanças nas práticas docentes. Procurou-se construir uma proposta de formação continuada, que possibilitasse reflexões e estudos para desencadear um processo de evolução profissional seguindo um modelo de formação baseado no Projeto Curricular IRES (Grupo Investigación en la Escuela, 1991), que referencia um modelo didático de investigação na escola, segundo Porlán e Rivero (1998). Para esses autores, existem dois tipos de conhecimento profissional: o tradicional (majoritário) e o desejável (investigativo) – esse último foi o objetivo a ser alcançado pela proposta de formação. O desenvolvimento deste processo de crescimento profissional está baseada em quatro momentos metodológicos: conhecimento dos problemas práticos e relação com pressupostos teóricos, evolução das concepções dos professores, planejamento e desenvolvimento de hipóteses curriculares e, por último, a metarreflexão. Para promover o desenvolvimento metodológico ocorreram encontros onde se fizeram entrevistas escritas para identificar os saberes didático-pedagógicos desses professores. Durante o desenvolvimento das etapas do projeto, verificou-se que os professores apresentaram, em sua maioria, uma evolução em seus modelos didáticos pessoais aproximando-se do modelo de referências. Esta evolução foi identificada a partir da análise de suas escritas e relatos. Embora as crenças e concepções pessoais sejam resistente às mudanças, verificamos ser possível que através de uma formação que protagonize a reflexão se consiga proporcionar um movimento que faça com que o professor esteja a todo momento disposto a investigar a sua prática e os interesses dos alunos. Percebeu-se a importância dos conteúdos, da metodologia de trabalho a ser utilizada e da consideração do aluno no foco da aprendizagem. Entendemos que o sucesso de uma formação continuada deve partir de dentro da escola e envolver os interesses dos professores, com momentos que proporcionem a reflexão e o planejamento das atividades escolares |
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O projeto foi desenvolvido em uma escola de rede municipal de Pelotas, inicialmente com dez professores e procurou refletir a respeito de suas bagagens, suas origens e como seus saberes, interferem em suas práticas e no seu desenvolvimento profissional. Assim, trabalha-se com a seguinte hipótese: Uma formação continuada que considera as experiências, os interesses e a realidade vivida pelos professores promove reflexão e mudanças nas práticas docentes. Procurou-se construir uma proposta de formação continuada, que possibilitasse reflexões e estudos para desencadear um processo de evolução profissional seguindo um modelo de formação baseado no Projeto Curricular IRES (Grupo Investigación en la Escuela, 1991), que referencia um modelo didático de investigação na escola, segundo Porlán e Rivero (1998). Para esses autores, existem dois tipos de conhecimento profissional: o tradicional (majoritário) e o desejável (investigativo) – esse último foi o objetivo a ser alcançado pela proposta de formação. O desenvolvimento deste processo de crescimento profissional está baseada em quatro momentos metodológicos: conhecimento dos problemas práticos e relação com pressupostos teóricos, evolução das concepções dos professores, planejamento e desenvolvimento de hipóteses curriculares e, por último, a metarreflexão. Para promover o desenvolvimento metodológico ocorreram encontros onde se fizeram entrevistas escritas para identificar os saberes didático-pedagógicos desses professores. Durante o desenvolvimento das etapas do projeto, verificou-se que os professores apresentaram, em sua maioria, uma evolução em seus modelos didáticos pessoais aproximando-se do modelo de referências. Esta evolução foi identificada a partir da análise de suas escritas e relatos. 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Through interviews and data collection it was noticed that the formation is often imposed and with little participation of teachers in their planning and in their themes. Therefore, there is a mismatch between the training they receive and the reality in classroom. The project was developed at a municipal school in Pelotas, initially with ten teachers and it sought to reflect on their baggage, their knowledge, their origins and how they interfere with their practice. Thus, it was sought to study and to construct a proposal of continuing education that starts from reflections and studies that can build a process of professional evolution following a training model based on the Curriculum Project IRES (GrupoInvestigación en la Escuela, 1991). These principles refer to a didactic model investigation in the school according to Porlán and Rivero (1998). For this author there are two types of professional knowledge: the traditional (majority) and the desirable (investigative), this last was wanted by the formation proposal. The methodology of progression is based on four methodological moments: knowledge of practical problems and relation with presuppositions, evolution of conceptions, planning and development of curricular hypotheses and, finally,metareflection. For methodological development meetings and written interviews happened in order to identify the knowledge of these moments within the formation process. The teachers presented, in their majority, an evolution of their didactic models. Their writings and reports have identified their knowledge and also their beliefs, which are extremely difficult to be deconstructed. But it is possible that through a formation that leads the reflection it can provide a movement that makes the teacher is, at all times, willing to investigate their practice and the interests of students. It was perceived the importance of the contents, of the work methodology to be used, of placing the students in the focus of the learning, understanding that simply changing the methodology of work does not make it an investigative and differentiated teacher, but a planning that considers the reality and the interests of the students. Continuing education should start from within the school and primarily involving the interests of teachers, with moments that provide the reflection and the planning of school activitiesSem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuadaReflexãoAutoconhecimentoObstáculos práticosSaberes docentesEscola reflexivaContinuing educationReflectionSelf knowledgePractical obstaclesTeaching knowledgeReflective schoolA escola como lócus de formação: uma proposta de desenvolvimento profissional docenteSchool as locus of formation: a proposal of professional teacher development.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCristiane_Santos_Silveira_Dissertação.pdf.txtCristiane_Santos_Silveira_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain270118http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3781/7/Cristiane_Santos_Silveira_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt6b28dad2767d2b4918e44568f4ff13aeMD57open accessCristiane_Santos_Silveira_Produto.pdf.txtCristiane_Santos_Silveira_Produto.pdf.txtExtracted texttext/plain42101http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3781/9/Cristiane_Santos_Silveira_Produto.pdf.txta3c23261d4e33406ac1c387e2e58c26bMD59open accessTHUMBNAILCristiane_Santos_Silveira_Dissertação.pdf.jpgCristiane_Santos_Silveira_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3781/8/Cristiane_Santos_Silveira_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg9ef882417090934807498480ce001efaMD58open accessCristiane_Santos_Silveira_Produto.pdf.jpgCristiane_Santos_Silveira_Produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3781/10/Cristiane_Santos_Silveira_Produto.pdf.jpg1d1ffb4231476d91a87bee4a6579065cMD510open accessORIGINALCristiane_Santos_Silveira_Dissertação.pdfCristiane_Santos_Silveira_Dissertação.pdfapplication/pdf1720892http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3781/1/Cristiane_Santos_Silveira_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf54ae57cd54090b33f63a5be9a6d4186aMD51open accessCristiane_Santos_Silveira_Produto.pdfCristiane_Santos_Silveira_Produto.pdfapplication/pdf589543http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3781/2/Cristiane_Santos_Silveira_Produto.pdf833b392d24a8e00f33ca494f6423a077MD52open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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