Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3867 |
Resumo: | A área de representação gráfica exige abordagens e conteúdos educacionais que tratem de maneira integrada conceitos e procedimentos advindos tanto de técnicas tradicionais quanto de tecnologias digitais. Este artigo trata de uma pesquisa-ação na disciplina de Representação Gráfica e Digital, em que o processo de ensino-aprendizagem de sala de aula foi complementado pelas práticas de orientação à distância e de construção de conteúdo educacional digital no ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia utilizada visa dar autonomia aos alunos no processo de aprendizagem, buscando avanços na interação entre os meios tradicionais e digitais de representação. Os resultados demonstram o caráter colaborativo que o ambiente despertou, aprimorando conhecimentos, otimizando os trabalhos práticos e agilizando o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFPL_a701f9d20f02020bf75d90cfe931b563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3867 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Piedras, Estela Maris ReinhardtAraújo, Ana Paula BatistaSilva, Adriane Borda Almeida daHerrmann, Ana CláudiaOrtiz, José Oxlei de Souza2018-05-11T18:50:48Z2018-05-11T18:50:48Z2011PIEDRAS, Estela Maris; Ana Paula Araujo; BORDA,A.B.A.S; HERRMANN, Ana Cláudia; ORTIZ, J. O. S. . REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL PARA O DESIGN ATRAVÉS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 1-10, 20111679-1916http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3867A área de representação gráfica exige abordagens e conteúdos educacionais que tratem de maneira integrada conceitos e procedimentos advindos tanto de técnicas tradicionais quanto de tecnologias digitais. Este artigo trata de uma pesquisa-ação na disciplina de Representação Gráfica e Digital, em que o processo de ensino-aprendizagem de sala de aula foi complementado pelas práticas de orientação à distância e de construção de conteúdo educacional digital no ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia utilizada visa dar autonomia aos alunos no processo de aprendizagem, buscando avanços na interação entre os meios tradicionais e digitais de representação. Os resultados demonstram o caráter colaborativo que o ambiente despertou, aprimorando conhecimentos, otimizando os trabalhos práticos e agilizando o processo de ensino e aprendizagem.porRevista Novas Tecnologias na EducaçãoEnsino e aprendizagem colaborativaConteúdo educacional digitalRepresentação gráfica digitalGEGRADIPOSGDPROGRAUTeaching and collaborative learningDigital educational contentDigital graphic representationRepresentação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagemDigital Graphic Representation for Design by Virtual Learning Environmentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXT25080-96714-1-PB.pdf.txt25080-96714-1-PB.pdf.txtExtracted texttext/plain36344http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/6/25080-96714-1-PB.pdf.txtbab6609f48a72891551e393212881570MD56open accessTHUMBNAIL25080-96714-1-PB.pdf.jpg25080-96714-1-PB.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1802http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/7/25080-96714-1-PB.pdf.jpg08166ee61eb6356a132ded1587ec6aa1MD57open accessORIGINAL25080-96714-1-PB.pdf25080-96714-1-PB.pdfapplication/pdf386506http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/1/25080-96714-1-PB.pdf059cdb6d611cf50327c3ffe9e8179f92MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/38672023-07-13 03:42:42.211open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3867VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:42:42Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Digital Graphic Representation for Design by Virtual Learning Environments |
title |
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem Piedras, Estela Maris Reinhardt Ensino e aprendizagem colaborativa Conteúdo educacional digital Representação gráfica digital GEGRADI POSGD PROGRAU Teaching and collaborative learning Digital educational content Digital graphic representation |
title_short |
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Representação gráfica digital para o design através de ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Piedras, Estela Maris Reinhardt |
author_facet |
Piedras, Estela Maris Reinhardt Araújo, Ana Paula Batista Silva, Adriane Borda Almeida da Herrmann, Ana Cláudia Ortiz, José Oxlei de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Ana Paula Batista Silva, Adriane Borda Almeida da Herrmann, Ana Cláudia Ortiz, José Oxlei de Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piedras, Estela Maris Reinhardt Araújo, Ana Paula Batista Silva, Adriane Borda Almeida da Herrmann, Ana Cláudia Ortiz, José Oxlei de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem colaborativa Conteúdo educacional digital Representação gráfica digital GEGRADI POSGD PROGRAU Teaching and collaborative learning Digital educational content Digital graphic representation |
topic |
Ensino e aprendizagem colaborativa Conteúdo educacional digital Representação gráfica digital GEGRADI POSGD PROGRAU Teaching and collaborative learning Digital educational content Digital graphic representation |
description |
A área de representação gráfica exige abordagens e conteúdos educacionais que tratem de maneira integrada conceitos e procedimentos advindos tanto de técnicas tradicionais quanto de tecnologias digitais. Este artigo trata de uma pesquisa-ação na disciplina de Representação Gráfica e Digital, em que o processo de ensino-aprendizagem de sala de aula foi complementado pelas práticas de orientação à distância e de construção de conteúdo educacional digital no ambiente virtual de aprendizagem. A metodologia utilizada visa dar autonomia aos alunos no processo de aprendizagem, buscando avanços na interação entre os meios tradicionais e digitais de representação. Os resultados demonstram o caráter colaborativo que o ambiente despertou, aprimorando conhecimentos, otimizando os trabalhos práticos e agilizando o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-11T18:50:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-11T18:50:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIEDRAS, Estela Maris; Ana Paula Araujo; BORDA,A.B.A.S; HERRMANN, Ana Cláudia; ORTIZ, J. O. S. . REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL PARA O DESIGN ATRAVÉS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 1-10, 2011 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3867 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1679-1916 |
identifier_str_mv |
PIEDRAS, Estela Maris; Ana Paula Araujo; BORDA,A.B.A.S; HERRMANN, Ana Cláudia; ORTIZ, J. O. S. . REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DIGITAL PARA O DESIGN ATRAVÉS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 1-10, 2011 1679-1916 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Novas Tecnologias na Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Novas Tecnologias na Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/6/25080-96714-1-PB.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/7/25080-96714-1-PB.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/1/25080-96714-1-PB.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3867/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bab6609f48a72891551e393212881570 08166ee61eb6356a132ded1587ec6aa1 059cdb6d611cf50327c3ffe9e8179f92 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710102348169216 |