Validação de uma bateria de testes motores para avaliação da capacidade funcional de adultos com síndrome de Down
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Data de Publicação: | 2020 |
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Resumo: | Introdução: Adultos com síndrome de Down (SD) apresentam capacidade funcional (CF) reduzida e poucas pesquisas tem avaliado a CF em indivíduos adultos com SD e um número ainda menor tem avaliado a validade e confiabilidade de testes utilizados para este fim. Objetivo: O objetivo deste estudo é validar uma bateria de testes motores, verificar a confiabilidade dos testes para avaliação da CF, verificar a concordância entre os testes originais e adaptados para a bateria e descrever a relação dos fatores sociodemográficos, biológicos e comportamentais e o desempenho da CF em adultos com SD Materiais e métodos: Fazem parte da bateria o testes caminhar 10 metros (TC10m), Timed up and go (TUG), testes apoio unipodal (TAU), teste sentar e levantar da cadeira (TSLC), teste levantar do solo (TLS), teste vestir camiseta (TVC) e o teste do café da manhã (TCM), além das variáveis de composição corporal (massa corporal e estatura). A validade de conteúdo foi verificada pela apreciação de seis juízes especialistas em educação física e deficiência. Utilizou-se do método teste-reteste com intervalo de sete dias entre as validações. Foi verificado a confiabilidade de forma intra-avaliador e interavaliadores. Como recursos estatísticos, foram utilizados o índice de validade de conteúdo (IVC) para verificação da validade de conteúdo, o índice de correlação intraclasses (ICC) para verificação da confiabilidade, além análise de gráfico de dispersão de Bland-Altman para verificação de diferenças entre testes originais e adaptados. Também foi utilizado teste t para verificação de diferenças de médias. Para verificar a relação da CF com as variáveis de idade, sexo, renda da família, alfabetização, índice de massa corporal (IMC), presença de doenças, atividade física (AF) e tempo sedentário (TS). Foram utilizados recursos da estatística descritiva e análise de variância (Anova One-Wey), T-test independent, Mann-Whitney e Kruskall Wallis para verificação de diferenças de médias. Resultados: Fizeram parte do estudo 41 pessoas com SD, com idades entre 18 e 59 anos (média 30,41, DP+- 10,41). Massa corporal média de 68,57 kg (DP+-17,18) e estatura média de 1,52 (DP+-0,09). Observou-se IVC de 0,95 para bateria de testes. Em relação ao ICC intra-avaliador encontrou-se todos os valores acima de 0,83 e interavaliadores valores acima de 0,75 com exceção do TVC (ICC=0). O escore de CF (sCF) está relacionado significativamente ao fato de ser alfabetizado, ser ativo fisicamente e passar menos de 6 horas em atividades sedentárias. Conclusão: A bateria de testes apresenta validade de conteúdo e confiabilidade seus testes. O incentivo a alfabetização, assim como, a prática de AF e diminuição do tempo em atividades sedentárias deve ser estimulados pois auxiliam na melhora da CF e consequentemente na autonomia e independência de pessoas com SD. |
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2021-07-23T22:01:40Z2021-07-23T22:01:40Z2020-07-17SILVEIRA, Jennifer Rodrigues. Validação de uma bateria de testes motores para avaliação da capacidade funcional de adultos com síndrome de Down. 2020. 152 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7909Introdução: Adultos com síndrome de Down (SD) apresentam capacidade funcional (CF) reduzida e poucas pesquisas tem avaliado a CF em indivíduos adultos com SD e um número ainda menor tem avaliado a validade e confiabilidade de testes utilizados para este fim. Objetivo: O objetivo deste estudo é validar uma bateria de testes motores, verificar a confiabilidade dos testes para avaliação da CF, verificar a concordância entre os testes originais e adaptados para a bateria e descrever a relação dos fatores sociodemográficos, biológicos e comportamentais e o desempenho da CF em adultos com SD Materiais e métodos: Fazem parte da bateria o testes caminhar 10 metros (TC10m), Timed up and go (TUG), testes apoio unipodal (TAU), teste sentar e levantar da cadeira (TSLC), teste levantar do solo (TLS), teste vestir camiseta (TVC) e o teste do café da manhã (TCM), além das variáveis de composição corporal (massa corporal e estatura). A validade de conteúdo foi verificada pela apreciação de seis juízes especialistas em educação física e deficiência. Utilizou-se do método teste-reteste com intervalo de sete dias entre as validações. Foi verificado a confiabilidade de forma intra-avaliador e interavaliadores. Como recursos estatísticos, foram utilizados o índice de validade de conteúdo (IVC) para verificação da validade de conteúdo, o índice de correlação intraclasses (ICC) para verificação da confiabilidade, além análise de gráfico de dispersão de Bland-Altman para verificação de diferenças entre testes originais e adaptados. Também foi utilizado teste t para verificação de diferenças de médias. Para verificar a relação da CF com as variáveis de idade, sexo, renda da família, alfabetização, índice de massa corporal (IMC), presença de doenças, atividade física (AF) e tempo sedentário (TS). Foram utilizados recursos da estatística descritiva e análise de variância (Anova One-Wey), T-test independent, Mann-Whitney e Kruskall Wallis para verificação de diferenças de médias. Resultados: Fizeram parte do estudo 41 pessoas com SD, com idades entre 18 e 59 anos (média 30,41, DP+- 10,41). Massa corporal média de 68,57 kg (DP+-17,18) e estatura média de 1,52 (DP+-0,09). Observou-se IVC de 0,95 para bateria de testes. Em relação ao ICC intra-avaliador encontrou-se todos os valores acima de 0,83 e interavaliadores valores acima de 0,75 com exceção do TVC (ICC=0). O escore de CF (sCF) está relacionado significativamente ao fato de ser alfabetizado, ser ativo fisicamente e passar menos de 6 horas em atividades sedentárias. Conclusão: A bateria de testes apresenta validade de conteúdo e confiabilidade seus testes. O incentivo a alfabetização, assim como, a prática de AF e diminuição do tempo em atividades sedentárias deve ser estimulados pois auxiliam na melhora da CF e consequentemente na autonomia e independência de pessoas com SD.Introduction: Adults with Down syndrome (DS) have reduced functional capacity (FC) and little research has evaluated FC in adult individuals with DS and an even smaller number has evaluated the validity and reliability of tests used for this purpose. Objective: The objective of this study is to validate a battery of motor tests, to verify the reliability of the tests for the evaluation of FC, to verify the agreement between the original and adapted tests for the battery and to describe the relationship of sociodemographic, biological and behavioral factors and the performance of FC in adults with DS. Materials and methods: The battery includes the 10 meter walk test (TC10m), Timed up and go (TUG), one-leg support tests (TAU), sit and stand test (TSLC), stand up test (TLS), test dressing shirt ( TVC) and the breakfast test (TCM), in addition to body composition variables (body mass and height). The content validity was verified by the appreciation of six judges specialized in physical education and disability. The test-retest method was used with an interval of seven days between validations. The reliability of intra- and inter-evaluators was verified. As statistical resources, the content validity index (CVI) was used to check the content validity, the intraclass correlation index (ICC) to check the reliability, in addition to the analysis of the Bland-Altman dispersion graph to check differences between original and adapted tests. A T-test was also used to verify differences in means. To verify the relationship of FC with the variables of age, sex, family income, literacy, body mass index (BMI), presence of diseases, physical activity (PA) and sedentary time (TS). Descriptive statistics and analysis of variance (Anova OneWey), T-test independent, Mann-Whitney and Kruskall Wallis resources were used to verify differences in means. Results: The study included 41 people with DS, aged between 18 and 59 years (mean 30.41, SD + -10.41). Average body mass of 68.57 kg (SD + -17.18) and average height of 1.52 (SD + -0.09). A 0.95 CVI was observed for the test battery. In relation to the intra-rater ICC, all values above 0.83 were found and inter-rater values above 0.75, with the exception of the TVC (ICC = 0). The FC score (sCF) is significantly related to being literate, being physically active and spending less than 6 hours in sedentary activities. Conclusion: The battery of tests presents content validity and reliability of your tests. The encouragement of literacy, as well as the practice of PA and reduction of time in sedentary activities should be encouraged as they help to improve FC and, consequently, in the autonomy and independence of people with DS.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICASíndrome de DownValidadeConfiabilidadeFuncionalidadeDown syndromeShelf lifeReliabilityFunctionalityValidação de uma bateria de testes motores para avaliação da capacidade funcional de adultos com síndrome de DownValidation of a battery of motor tests to assess the functional capacity of adults with Down syndromeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/555758628171597http://lattes.cnpq.br/0583626591829141Marques, Alexandre CarricondeSilveira, Jennifer Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdf.txtTese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain271150http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7909/6/Tese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdf.txtc70d5fe2efa36d5bffd306244b6eaaa5MD56open accessTHUMBNAILTese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdf.jpgTese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7909/7/Tese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdf.jpg7ec44755a2d4899cba4cf6eef7d55786MD57open accessORIGINALTese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdfTese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdfapplication/pdf1098010http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7909/1/Tese___JENNIFER_RODRIGUES_SILVEIRA.pdfbde8f5d1a2f4bfd977b9da01c0b00cc7MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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