Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Claudia Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-22082023-112510/
Resumo: INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento na pessoa com Síndrome de Down (SD) ocorre de maneira precoce e pode ser marcado pela presença de declínio funcional e demência, o que torna necessário o diagnóstico precoce dessas alterações. OBJETIVO: Verificar o impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com SD através da correlação entre parâmetros linguísticos e funcionais. MÉTODOS: Foram avaliadas 40 pessoas com SD, de ambos os sexos, com idade mínima de 35 anos, residentes na cidade de São Paulo. Os indivíduos foram separados em grupo alfabetizado e não alfabetizado. Para avaliação linguística e funcional foram utilizadas a Bateria Arizona para Desordens da Comunicação na Demência (ABCD), a Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos, a Prova de Associação Semântica e a Escala das Atividades da Vida Diária de Lawton & Brody. A ABCD é dividida em cinco domínios: estado mental, memória episódica (recontagem imediata e tardia de estória e aprendizado de palavras), expressão linguística (descrição de objetos, nomeação por confrontação visual e definição de conceitos), compreensão linguística (seguir ordens, questões comparativas, repetição e compreensão de leitura) e construção visual espacial (desenho livre e cópia de figuras). A escala de Lawton & Brody avalia os seguintes subdomínios funcionais: cuidados pessoais, cuidados domésticos, trabalho e recreação, compras e dinheiro, locomoção, comunicação e relações sociais. RESULTADOS: Adultos e idosos com SD não alfabetizados apresentam maior comprometimentos das habilidades cognitivas, comunicativas e de linguagem. As habilidades de repetição e nomeação diferenciaram os dois grupos estudados. A funcionalidade mensurada pela escala de Lawton & Brody evidenciou melhor desempenho para o grupo alfabetizado, em particular nos subdomínios cuidados domésticos, compras e manejo de dinheiro, locomoção e comunicação. O construto Compreensão Linguística (especialmente a prova de Repetição) e a prova de Geração de Nomes associaram-se ao desempenho funcional global no grupo alfabetizado; a prova de Ordens e o construto de Expressão Linguística associaram-se à funcionalidade global no grupo não-alfabetizado. CONCLUSÃO: Os resultados preliminares encontrados possibilitaram o levantamento do perfil cognitivo linguístico e de comunicação de adultos e idosos com SD, evidenciando a importância da linguagem como promotor de melhor desempenho funcional ao longo da vida. Considerando-se o envelhecimento precoce e a maior incidência de declínio funcional nessa população, sugere-se a realização de intervenção fonoaudiológica especializada com foco na estimulação cognitiva e linguística tendo como foco o treino destas habilidades na vida cotidiana destas pessoas
id USP_0573b0bb409e7914bc688c1dc898f9eb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22082023-112510
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de DownImpact of communication and language on the functioning of adults and elderly with Down SyndromeAgingCogniçãoCognitionDown SyndromeEnvelhecimentoFuncionalidadeFunctionalityLanguageLinguagemSíndrome de DownINTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento na pessoa com Síndrome de Down (SD) ocorre de maneira precoce e pode ser marcado pela presença de declínio funcional e demência, o que torna necessário o diagnóstico precoce dessas alterações. OBJETIVO: Verificar o impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com SD através da correlação entre parâmetros linguísticos e funcionais. MÉTODOS: Foram avaliadas 40 pessoas com SD, de ambos os sexos, com idade mínima de 35 anos, residentes na cidade de São Paulo. Os indivíduos foram separados em grupo alfabetizado e não alfabetizado. Para avaliação linguística e funcional foram utilizadas a Bateria Arizona para Desordens da Comunicação na Demência (ABCD), a Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos, a Prova de Associação Semântica e a Escala das Atividades da Vida Diária de Lawton & Brody. A ABCD é dividida em cinco domínios: estado mental, memória episódica (recontagem imediata e tardia de estória e aprendizado de palavras), expressão linguística (descrição de objetos, nomeação por confrontação visual e definição de conceitos), compreensão linguística (seguir ordens, questões comparativas, repetição e compreensão de leitura) e construção visual espacial (desenho livre e cópia de figuras). A escala de Lawton & Brody avalia os seguintes subdomínios funcionais: cuidados pessoais, cuidados domésticos, trabalho e recreação, compras e dinheiro, locomoção, comunicação e relações sociais. RESULTADOS: Adultos e idosos com SD não alfabetizados apresentam maior comprometimentos das habilidades cognitivas, comunicativas e de linguagem. As habilidades de repetição e nomeação diferenciaram os dois grupos estudados. A funcionalidade mensurada pela escala de Lawton & Brody evidenciou melhor desempenho para o grupo alfabetizado, em particular nos subdomínios cuidados domésticos, compras e manejo de dinheiro, locomoção e comunicação. O construto Compreensão Linguística (especialmente a prova de Repetição) e a prova de Geração de Nomes associaram-se ao desempenho funcional global no grupo alfabetizado; a prova de Ordens e o construto de Expressão Linguística associaram-se à funcionalidade global no grupo não-alfabetizado. CONCLUSÃO: Os resultados preliminares encontrados possibilitaram o levantamento do perfil cognitivo linguístico e de comunicação de adultos e idosos com SD, evidenciando a importância da linguagem como promotor de melhor desempenho funcional ao longo da vida. Considerando-se o envelhecimento precoce e a maior incidência de declínio funcional nessa população, sugere-se a realização de intervenção fonoaudiológica especializada com foco na estimulação cognitiva e linguística tendo como foco o treino destas habilidades na vida cotidiana destas pessoasINTRODUCTION: The aging process in people with Down Syndrome (DS) occurs early and ist often marked by the presence of functional decline and dementia, making the early diagnosis of these changes necessary. OBJECTIVE: To verify the impact of communication and language on the functionality of adults and elderly people with DS through the correlation between linguistic and functional parameters. METHODS: Forty people with DS, of both sexes, aged minimum 35 years, living in the city of São Paulo, were evaluated. Subjects were grouped into literate and non-literate. For linguistic and functional assessment, the Arizona Battery for Communication Disorders and Dementia (ABCD), the Object and Verb Naming Battery, the Semantic Association Test and the Lawton & Brody Activities of Daily Living Scale were used. The ABCD is divided into five domains, which are: mental state, episodic memory (immediate and delayed story retelling and word learning), linguistic expression (description of objects, naming by visual confrontation, generation naming, and definition of concepts), linguistic comprehension (following commands, comparative questions, repetition and reading comprehension) and visual spatial construction (free drawing and copying of figures). The Lawton & Brody scale assesses the following functional subdomains: personal care, household care, work and recreation, shopping and money, locomotion, communication, and social relationships. RESULTS: Adults and elderly people with DS who are illiterate have greater impairments in cognitive, communicative and language skills. The, repetition and naming abilities differentiated the two groups studied. Functionality measured by the Lawton & Brody scale showed a better performance of the literate group, particularly in the household care, shopping and money management, locomotion and communication subdomains. The Linguistic Comprehension constructo (mainly the Repetition subtest) and the Generation Naming subtest were associated with global functional performance in the literate group; the Following Commands subtest and the Linguistic Expression construct were associated to global functional performance in the illiaterate group. CONCLUSION: Our preliminary results permitted a characterization of the cognitive, linguistic and communication profiles of adults and elderly people with DS, highlighting the importance of language stimulation as a promoter of better functional performance throughout life. Considering the early aging and the higher incidence of functional decline, we suggest performing a specialized speech-language pathology intervention focused on cognitive and linguistic stimulation in these populationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRadanovic, MarciaCarvalho, Claudia Lopes2023-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-22082023-112510/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-29T17:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-22082023-112510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-29T17:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down
Impact of communication and language on the functioning of adults and elderly with Down Syndrome
title Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down
spellingShingle Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down
Carvalho, Claudia Lopes
Aging
Cognição
Cognition
Down Syndrome
Envelhecimento
Funcionalidade
Functionality
Language
Linguagem
Síndrome de Down
title_short Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down
title_full Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down
title_fullStr Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down
title_sort Impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com Síndrome de Down
author Carvalho, Claudia Lopes
author_facet Carvalho, Claudia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Radanovic, Marcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Claudia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Aging
Cognição
Cognition
Down Syndrome
Envelhecimento
Funcionalidade
Functionality
Language
Linguagem
Síndrome de Down
topic Aging
Cognição
Cognition
Down Syndrome
Envelhecimento
Funcionalidade
Functionality
Language
Linguagem
Síndrome de Down
description INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento na pessoa com Síndrome de Down (SD) ocorre de maneira precoce e pode ser marcado pela presença de declínio funcional e demência, o que torna necessário o diagnóstico precoce dessas alterações. OBJETIVO: Verificar o impacto da comunicação e da linguagem na funcionalidade de adultos e idosos com SD através da correlação entre parâmetros linguísticos e funcionais. MÉTODOS: Foram avaliadas 40 pessoas com SD, de ambos os sexos, com idade mínima de 35 anos, residentes na cidade de São Paulo. Os indivíduos foram separados em grupo alfabetizado e não alfabetizado. Para avaliação linguística e funcional foram utilizadas a Bateria Arizona para Desordens da Comunicação na Demência (ABCD), a Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos, a Prova de Associação Semântica e a Escala das Atividades da Vida Diária de Lawton & Brody. A ABCD é dividida em cinco domínios: estado mental, memória episódica (recontagem imediata e tardia de estória e aprendizado de palavras), expressão linguística (descrição de objetos, nomeação por confrontação visual e definição de conceitos), compreensão linguística (seguir ordens, questões comparativas, repetição e compreensão de leitura) e construção visual espacial (desenho livre e cópia de figuras). A escala de Lawton & Brody avalia os seguintes subdomínios funcionais: cuidados pessoais, cuidados domésticos, trabalho e recreação, compras e dinheiro, locomoção, comunicação e relações sociais. RESULTADOS: Adultos e idosos com SD não alfabetizados apresentam maior comprometimentos das habilidades cognitivas, comunicativas e de linguagem. As habilidades de repetição e nomeação diferenciaram os dois grupos estudados. A funcionalidade mensurada pela escala de Lawton & Brody evidenciou melhor desempenho para o grupo alfabetizado, em particular nos subdomínios cuidados domésticos, compras e manejo de dinheiro, locomoção e comunicação. O construto Compreensão Linguística (especialmente a prova de Repetição) e a prova de Geração de Nomes associaram-se ao desempenho funcional global no grupo alfabetizado; a prova de Ordens e o construto de Expressão Linguística associaram-se à funcionalidade global no grupo não-alfabetizado. CONCLUSÃO: Os resultados preliminares encontrados possibilitaram o levantamento do perfil cognitivo linguístico e de comunicação de adultos e idosos com SD, evidenciando a importância da linguagem como promotor de melhor desempenho funcional ao longo da vida. Considerando-se o envelhecimento precoce e a maior incidência de declínio funcional nessa população, sugere-se a realização de intervenção fonoaudiológica especializada com foco na estimulação cognitiva e linguística tendo como foco o treino destas habilidades na vida cotidiana destas pessoas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-22082023-112510/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-22082023-112510/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090993835737088