Desenvolvimento da plataforma APRENDIZagem: programa on-line para promoção de processos e estratégias de autorregulação da aprendizagem em universitários
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10250 |
Resumo: | A autorregulação da aprendizagem (ARA) é entendida como a habilidade que os indivíduos desenvolvem para gerenciar seus comportamentos, pensamentos, suas emoções, seu ambiente e sua motivação para alcançar seus objetivos. Os estudantes, ao ingressarem na universidade, nem sempre têm consciência e controle sobre os processos que envolvem a sua aprendizagem, o que pode dificultar a sua adaptação e permanência no Ensino Superior. Assim, esta pesquisa teve por objetivo identificar o perfil autorregulatório dos estudantes universitários ingressantes, com vistas a estimular o desenvolvimento de seus processos e estratégias autorregulatórias, além de subsidiar o desenvolvimento de uma plataforma on-line para a promoção da ARA. Foram realizados três estudos que serviram de suporte para o desenvolvimento da ferramenta tecnológica APRENDIZagem: como aprender na universidade. No Estudo 1, fez-se o diagnóstico dos processos e das estratégias de estudos e aprendizagem dos estudantes REda UFPel, em 2019, por meio da LASSI (Learning and Study Strategies Inventory –WEINSTEIN; PALMER; ACEE, 2016), e do SRLI (Inventário de Auto-regulação da Aprendizagem – BARROS; VEIGA SIMÃO, 2016). Esses instrumentos foram aplicados em discentes de 47 cursos da UFPel, totalizando 503. Para a análise dos dados, fez-se o Teste t de Student, para a variável Gênero e da Análise de Variância, para as variáveis: Faixa etária, Área de conhecimento do curso e Desempenho acadêmico. O Estudo 2 foi realizado com o intuito de estimular o desenvolvimento da ARA nos estudantes, além de subsidiar a criação, seleção e adaptação das atividades a serem incorporadas na ferramenta a ser criada para intervenção on-line. Consistiu em uma intervenção com três oficinas, realizadas de forma presencial e semanal. Os encontros foram realizados com cinco turmas, pertencentes aos cursos de Ciências Sociais, Odontologia, Química, Zootecnia e Turismo. Os 147 estudantes que participaram das oficinas completaram uma ficha de avaliação, ao final de cada oficina, e escreveram uma narrativa de avaliação geral da intervenção, ao final do terceiro encontro. Por meio da análise de conteúdo desses instrumentos, chegou-se a quatro categorias analíticas referentes aos efeitos proporcionados pela intervenção: Aprendizagem de estratégias autorregulatórias, Expectativas relativas aos estudos, Autorreflexões sobre estudos/aprendizagem e Avanços acadêmicos. Os resultados permitiram verificar que, mesmo com uma intervenção curta de três encontros, os estudantes relataram diferentes graus de avanços no processo autorregulatório. Os mais expressivos foram em termos da aprendizagem das estratégias autorregulatórias e da avanços acadêmicos, indicando a aplicação das estratégias trabalhadas nas oficinas em sua rotina acadêmica. O Estudo 3 constituiu no desenvolvimento da plataforma em si, focando na construção, criação e alocação das atividades em quatro módulos. Fez-se o levantamento das evidências de validade do conteúdo da plataforma por meio da avaliação de cinco juízes especialistas e de 12 estudantes da UFPel, que interagiram com a plataforma APRENDIZagem, e indicaram importantes ajustes a serem realizados em termos de clareza das atividades e aspectos que permitem maior atratividade para os estudantes. Ao final dos três estudos, pode-se concluir que a plataforma apresenta potencial para atender os objetivos a que se propõe, ou seja, promover o desenvolvimento de processos e estratégias da ARA entre estudantes universitários. |
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2023-10-09T14:04:20Z2023-10-09T14:04:20Z2021-11-29MIRANDA, Célia Artemisa Gomes Rodrigues. Desenvolvimento da plataforma APRENDIZagem: programa on-line para promoção de processos e estratégias de autorregulação da aprendizagem em universitários. 2021. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10250A autorregulação da aprendizagem (ARA) é entendida como a habilidade que os indivíduos desenvolvem para gerenciar seus comportamentos, pensamentos, suas emoções, seu ambiente e sua motivação para alcançar seus objetivos. Os estudantes, ao ingressarem na universidade, nem sempre têm consciência e controle sobre os processos que envolvem a sua aprendizagem, o que pode dificultar a sua adaptação e permanência no Ensino Superior. Assim, esta pesquisa teve por objetivo identificar o perfil autorregulatório dos estudantes universitários ingressantes, com vistas a estimular o desenvolvimento de seus processos e estratégias autorregulatórias, além de subsidiar o desenvolvimento de uma plataforma on-line para a promoção da ARA. Foram realizados três estudos que serviram de suporte para o desenvolvimento da ferramenta tecnológica APRENDIZagem: como aprender na universidade. No Estudo 1, fez-se o diagnóstico dos processos e das estratégias de estudos e aprendizagem dos estudantes REda UFPel, em 2019, por meio da LASSI (Learning and Study Strategies Inventory –WEINSTEIN; PALMER; ACEE, 2016), e do SRLI (Inventário de Auto-regulação da Aprendizagem – BARROS; VEIGA SIMÃO, 2016). Esses instrumentos foram aplicados em discentes de 47 cursos da UFPel, totalizando 503. Para a análise dos dados, fez-se o Teste t de Student, para a variável Gênero e da Análise de Variância, para as variáveis: Faixa etária, Área de conhecimento do curso e Desempenho acadêmico. O Estudo 2 foi realizado com o intuito de estimular o desenvolvimento da ARA nos estudantes, além de subsidiar a criação, seleção e adaptação das atividades a serem incorporadas na ferramenta a ser criada para intervenção on-line. Consistiu em uma intervenção com três oficinas, realizadas de forma presencial e semanal. Os encontros foram realizados com cinco turmas, pertencentes aos cursos de Ciências Sociais, Odontologia, Química, Zootecnia e Turismo. Os 147 estudantes que participaram das oficinas completaram uma ficha de avaliação, ao final de cada oficina, e escreveram uma narrativa de avaliação geral da intervenção, ao final do terceiro encontro. Por meio da análise de conteúdo desses instrumentos, chegou-se a quatro categorias analíticas referentes aos efeitos proporcionados pela intervenção: Aprendizagem de estratégias autorregulatórias, Expectativas relativas aos estudos, Autorreflexões sobre estudos/aprendizagem e Avanços acadêmicos. Os resultados permitiram verificar que, mesmo com uma intervenção curta de três encontros, os estudantes relataram diferentes graus de avanços no processo autorregulatório. Os mais expressivos foram em termos da aprendizagem das estratégias autorregulatórias e da avanços acadêmicos, indicando a aplicação das estratégias trabalhadas nas oficinas em sua rotina acadêmica. O Estudo 3 constituiu no desenvolvimento da plataforma em si, focando na construção, criação e alocação das atividades em quatro módulos. Fez-se o levantamento das evidências de validade do conteúdo da plataforma por meio da avaliação de cinco juízes especialistas e de 12 estudantes da UFPel, que interagiram com a plataforma APRENDIZagem, e indicaram importantes ajustes a serem realizados em termos de clareza das atividades e aspectos que permitem maior atratividade para os estudantes. Ao final dos três estudos, pode-se concluir que a plataforma apresenta potencial para atender os objetivos a que se propõe, ou seja, promover o desenvolvimento de processos e estratégias da ARA entre estudantes universitários.Learning self-regulation (LRA) is understood as the ability that individuals develop to manage their behaviors, thoughts, emotions, environment and motivation to achieve their goals. Students, when entering university, do not always have awareness and control over the processes that involve their learning, which can hinder their adaptation and permanence in Higher Education. Thus, this research aimed to identify the self-regulatory profile of university students entering college, in order to stimulate the development of their self-regulatory processes and strategies, as well as to subsidize the development of an online platform for the promotion of ARA. Three studies were conducted to support the development of the technological tool APRENDIZ: how to learn at university. In Study 1, the diagnosis of processes and study and learning strategies of students entering UFPel in 2019 was made through the LASSI (Learning and Study Strategies Inventory -WEINSTEIN; PALMER; ACEE, 2016), and the SRLI (Self-Regulation of Learning Inventory - BARROS; VEIGA SIMÃO, 2016). These instruments were applied to students from 47 courses, totaling 503. For data analysis, Student's t-test was performed for the Gender variable and the Analysis of Variance for the variables: Age group, Area of knowledge of the course and Academic performance. Study 2 was carried out with the aim of stimulating the development of ARA in students, in addition to subsidizing the creation, selection and adaptation of activities to be incorporated into the tool to be created for online interventions. It consisted of a face-to-face intervention, in the form of three weekly workshops, held with five groups from the Social Sciences, Dentistry, Chemistry, Animal Science and Tourism courses. The 147 students who participated in the workshops completed the evaluation form at the end of each workshop, and wrote a narrative that expressed a general evaluation of the intervention, at the end of the third meeting. Through content analysis, four analytical categories were reached regarding the effects provided by the intervention: Learning self-regulatory strategies, Expectations related to studies, Self-reflections on studies/learning, and Academic progress. The results allowed us to verify that, even with a short intervention of three meetings, the students reported different degrees of progress in the self-regulatory process. The most significant were in terms of learning self-regulatory strategies and academic progress, indicating the application of the strategies worked in the workshops in their academic routine. Study 3 consisted in the development of the platform itself, focusing on the construction, creation, and allocation of activities in four modules. Evidence of the platform's content validity was collected through the evaluation of five expert judges and 12 UFPel students, who interacted with the APRENDIZagem platform, and indicated important adjustments to be made in terms of clarity of activities and aspects that allow greater attractiveness to students. At the end of the three studies, it can be concluded that the platform has the potential to meet the objectives it proposes, that is, to promote the development of ARA processes and strategies among university students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOAutorregulação da aprendizagemIntervenção on-lineEstudantes universitáriosEstratégias autorregulatóriasSelf-regulation of learningOnline interventionUniversity studentsSelf-regulated learning strategiesDesenvolvimento da plataforma APRENDIZagem: programa on-line para promoção de processos e estratégias de autorregulação da aprendizagem em universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/9822090280059963http://lattes.cnpq.br/5496470672226677Damiani, Magda Florianahttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474Peres, Lúcia Maria VazMiranda, Célia Artemisa Gomes Rodriguesreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALCélia_ Artemisa_Miranda_Tese.pdfCélia_ Artemisa_Miranda_Tese.pdfapplication/pdf1864350http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10250/1/C%c3%a9lia_%20Artemisa_Miranda_Tese.pdfd3d8820dfd953e5f6c7f6bad81de0f37MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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