Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabrielle Lenz da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Crespo, Renata Oliveira, Camargo, Síglia Pimentel Höher
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9911
Resumo: A educação inclusiva, tão frisada e reforçada pela política sancionada em 2008, diz respeito a garantia do direito de estar na escola e usufruir dela em todos os seus aspectos. Neste sentido, a inclusão pode ser definida como a ação que a escola e todos os seus atores fazem para respeitar as limitações e especificidades de cada aluno, modificando-se para conseguir atender as demandas individuais, buscando sempre o desenvolvimento de cada aluno, seja ele pessoal, pedagógico e social. As adaptações curriculares são maneiras diferenciadas que podem ser utilizadas para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiências. Este trabalho teve como objetivo investigar quais adaptações as professoras realizam nos conteúdos, materiais e estratégias para a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, conhecer onde elas buscam informações e parcerias sobre como realizar estas adaptações e explorar possíveis dificuldades que as professoras encontram neste trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras, as quais foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e analisadas de acordo com a análise de conteúdo. As professoras buscam informações principalmente com a professora do AEE e no Google. As adaptações que mais realizam é a utilização de jogos para ensinar os diversos conteúdos, bem como utilização do ‘sistema de trocas’ para que o aluno realize as atividades propostas. A principal dificuldade que encontram, é a falta de recursos na escola.
id UFPL_ac42a5a42c0b70c487f6c63d2079f63d
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9911
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-08-07T15:12:15Z2023-08-07T15:12:15Z2019SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.2447-35452447-3545http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9911A educação inclusiva, tão frisada e reforçada pela política sancionada em 2008, diz respeito a garantia do direito de estar na escola e usufruir dela em todos os seus aspectos. Neste sentido, a inclusão pode ser definida como a ação que a escola e todos os seus atores fazem para respeitar as limitações e especificidades de cada aluno, modificando-se para conseguir atender as demandas individuais, buscando sempre o desenvolvimento de cada aluno, seja ele pessoal, pedagógico e social. As adaptações curriculares são maneiras diferenciadas que podem ser utilizadas para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiências. Este trabalho teve como objetivo investigar quais adaptações as professoras realizam nos conteúdos, materiais e estratégias para a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, conhecer onde elas buscam informações e parcerias sobre como realizar estas adaptações e explorar possíveis dificuldades que as professoras encontram neste trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras, as quais foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e analisadas de acordo com a análise de conteúdo. As professoras buscam informações principalmente com a professora do AEE e no Google. As adaptações que mais realizam é a utilização de jogos para ensinar os diversos conteúdos, bem como utilização do ‘sistema de trocas’ para que o aluno realize as atividades propostas. A principal dificuldade que encontram, é a falta de recursos na escola.porRevista GepesvidaCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTranstorno do Espectro do AutismoInclusão escolarAdaptações curricularesAdaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSilva, Gabrielle Lenz daCrespo, Renata OliveiraCamargo, Síglia Pimentel Höherreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO .pdfADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO .pdfapplication/pdf295739http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9911/1/ADAPTA%c3%87%c3%95ES%20CURRICULARES%20PARA%20ESTUDANTES%20COM%20TRANSTORNO%20.pdfbc092746a9376deda4d6a87956625586MD51open accessTEXTADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO .pdf.txtADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO .pdf.txtExtracted texttext/plain22137http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9911/3/ADAPTA%c3%87%c3%95ES%20CURRICULARES%20PARA%20ESTUDANTES%20COM%20TRANSTORNO%20.pdf.txtcf5a7188cded3d3824d5b450cb8110e7MD53open accessTHUMBNAILADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO .pdf.jpgADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1575http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9911/4/ADAPTA%c3%87%c3%95ES%20CURRICULARES%20PARA%20ESTUDANTES%20COM%20TRANSTORNO%20.pdf.jpg0115bcf62da356e92267c61effc06eb9MD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9911/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessprefix/99112023-08-08 03:01:30.317open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9911VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-08T06:01:30Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
title Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
spellingShingle Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
Silva, Gabrielle Lenz da
Transtorno do Espectro do Autismo
Inclusão escolar
Adaptações curriculares
title_short Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
title_full Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
title_fullStr Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
title_full_unstemmed Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
title_sort Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam
author Silva, Gabrielle Lenz da
author_facet Silva, Gabrielle Lenz da
Crespo, Renata Oliveira
Camargo, Síglia Pimentel Höher
author_role author
author2 Crespo, Renata Oliveira
Camargo, Síglia Pimentel Höher
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabrielle Lenz da
Crespo, Renata Oliveira
Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro do Autismo
Inclusão escolar
Adaptações curriculares
topic Transtorno do Espectro do Autismo
Inclusão escolar
Adaptações curriculares
description A educação inclusiva, tão frisada e reforçada pela política sancionada em 2008, diz respeito a garantia do direito de estar na escola e usufruir dela em todos os seus aspectos. Neste sentido, a inclusão pode ser definida como a ação que a escola e todos os seus atores fazem para respeitar as limitações e especificidades de cada aluno, modificando-se para conseguir atender as demandas individuais, buscando sempre o desenvolvimento de cada aluno, seja ele pessoal, pedagógico e social. As adaptações curriculares são maneiras diferenciadas que podem ser utilizadas para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiências. Este trabalho teve como objetivo investigar quais adaptações as professoras realizam nos conteúdos, materiais e estratégias para a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, conhecer onde elas buscam informações e parcerias sobre como realizar estas adaptações e explorar possíveis dificuldades que as professoras encontram neste trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras, as quais foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e analisadas de acordo com a análise de conteúdo. As professoras buscam informações principalmente com a professora do AEE e no Google. As adaptações que mais realizam é a utilização de jogos para ensinar os diversos conteúdos, bem como utilização do ‘sistema de trocas’ para que o aluno realize as atividades propostas. A principal dificuldade que encontram, é a falta de recursos na escola.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T15:12:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T15:12:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9911
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2447-3545
2447-3545
identifier_str_mv SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Adaptações curriculares para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: o que os professores realizam. Revista Gepesvida, n.13, v.5, 2019.
2447-3545
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Gepesvida
publisher.none.fl_str_mv Revista Gepesvida
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9911/1/ADAPTA%c3%87%c3%95ES%20CURRICULARES%20PARA%20ESTUDANTES%20COM%20TRANSTORNO%20.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9911/3/ADAPTA%c3%87%c3%95ES%20CURRICULARES%20PARA%20ESTUDANTES%20COM%20TRANSTORNO%20.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9911/4/ADAPTA%c3%87%c3%95ES%20CURRICULARES%20PARA%20ESTUDANTES%20COM%20TRANSTORNO%20.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9911/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bc092746a9376deda4d6a87956625586
cf5a7188cded3d3824d5b450cb8110e7
0115bcf62da356e92267c61effc06eb9
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710177375879168