ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/371 |
Resumo: | A educação inclusiva, tão frisada e reforçada pela política sancionada em 2008, diz respeito a garantia do direito de estar na escola e usufruir dela em todos os seus aspectos. Neste sentido, a inclusão pode ser definida como a ação que a escola e todos os seus atores fazem para respeitar as limitações e especificidades de cada aluno, modificando-se para conseguir atender as demandas individuais, buscando sempre o desenvolvimento de cada aluno, seja ele pessoal, pedagógico e social. As adaptações curriculares são maneiras diferenciadas que podem ser utilizadas para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiências. Este trabalho teve como objetivo investigar quais adaptações as professoras realizam nos conteúdos, materiais e estratégias para a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, conhecer onde elas buscam informações e parcerias sobre como realizar estas adaptações e explorar possíveis dificuldades que as professoras encontram neste trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras, as quais foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e analisadas de acordo com a análise de conteúdo. As professoras buscam informações principalmente com a professora do AEE e no Google. As adaptações que mais realizam é a utilização de jogos para ensinar os diversos conteúdos, bem como utilização do ‘sistema de trocas’ para que o aluno realize as atividades propostas. A principal dificuldade que encontram, é a falta de recursos na escola. |
id |
UNIPLAC_08cb148b74084e87796b53375be63a34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/371 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAMTranstorno do Espectro do Autismo. Inclusão escolar. Adaptações curriculares.A educação inclusiva, tão frisada e reforçada pela política sancionada em 2008, diz respeito a garantia do direito de estar na escola e usufruir dela em todos os seus aspectos. Neste sentido, a inclusão pode ser definida como a ação que a escola e todos os seus atores fazem para respeitar as limitações e especificidades de cada aluno, modificando-se para conseguir atender as demandas individuais, buscando sempre o desenvolvimento de cada aluno, seja ele pessoal, pedagógico e social. As adaptações curriculares são maneiras diferenciadas que podem ser utilizadas para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiências. Este trabalho teve como objetivo investigar quais adaptações as professoras realizam nos conteúdos, materiais e estratégias para a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, conhecer onde elas buscam informações e parcerias sobre como realizar estas adaptações e explorar possíveis dificuldades que as professoras encontram neste trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras, as quais foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e analisadas de acordo com a análise de conteúdo. As professoras buscam informações principalmente com a professora do AEE e no Google. As adaptações que mais realizam é a utilização de jogos para ensinar os diversos conteúdos, bem como utilização do ‘sistema de trocas’ para que o aluno realize as atividades propostas. A principal dificuldade que encontram, é a falta de recursos na escola.Editora ICEPLenz da Silva, GabrielleOliveira Crespo, RenataPimentel Höher Camargo, Síglia2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/371Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/371/200info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-08T23:33:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/371Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-01-08T23:33:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM |
title |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM |
spellingShingle |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM Lenz da Silva, Gabrielle Transtorno do Espectro do Autismo. Inclusão escolar. Adaptações curriculares. |
title_short |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM |
title_full |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM |
title_fullStr |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM |
title_full_unstemmed |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM |
title_sort |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM |
author |
Lenz da Silva, Gabrielle |
author_facet |
Lenz da Silva, Gabrielle Oliveira Crespo, Renata Pimentel Höher Camargo, Síglia |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Crespo, Renata Pimentel Höher Camargo, Síglia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lenz da Silva, Gabrielle Oliveira Crespo, Renata Pimentel Höher Camargo, Síglia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro do Autismo. Inclusão escolar. Adaptações curriculares. |
topic |
Transtorno do Espectro do Autismo. Inclusão escolar. Adaptações curriculares. |
description |
A educação inclusiva, tão frisada e reforçada pela política sancionada em 2008, diz respeito a garantia do direito de estar na escola e usufruir dela em todos os seus aspectos. Neste sentido, a inclusão pode ser definida como a ação que a escola e todos os seus atores fazem para respeitar as limitações e especificidades de cada aluno, modificando-se para conseguir atender as demandas individuais, buscando sempre o desenvolvimento de cada aluno, seja ele pessoal, pedagógico e social. As adaptações curriculares são maneiras diferenciadas que podem ser utilizadas para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiências. Este trabalho teve como objetivo investigar quais adaptações as professoras realizam nos conteúdos, materiais e estratégias para a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, conhecer onde elas buscam informações e parcerias sobre como realizar estas adaptações e explorar possíveis dificuldades que as professoras encontram neste trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras, as quais foram guiadas por um roteiro semi-estruturado e analisadas de acordo com a análise de conteúdo. As professoras buscam informações principalmente com a professora do AEE e no Google. As adaptações que mais realizam é a utilização de jogos para ensinar os diversos conteúdos, bem como utilização do ‘sistema de trocas’ para que o aluno realize as atividades propostas. A principal dificuldade que encontram, é a falta de recursos na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/371 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/371/200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 5, n. 13 (2019): GepesVida Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699191435264 |