Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7731 |
Resumo: | Esta tese reflete sobre a relação dialógico-pedagógica entre os Círculos de Cultura do Brasil com o Ondjango e Otchiwo do grupo etnolinguístico Ovimbundu em Ganda/Benguela-Angola, para pensar a educação libertadora em Angola. Daí, a razão de ser da idéia: “Alvorecer da Esperança”. Trata-se de repensar uma educação ondjangotchiwiana proporcionadora de mudanças substanciais, lutadora pela democratização efetiva, promotora da universalização dos direitos e superadora dos resquícios das culturas e das pedagogias do “amém” ainda presentes na realidade angolana: desigual, autoritarista, excludente e sexista. Para o efeito, a partir dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação e no Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) buscamos, do elenco das pedagogias encontradas nos três ideários pedagógicos, indicadores conducentes à educação acima proposta: o diálogo, a participação e a liberdade. Diante dessa proposta surgiu a seguinte hipótese: revitalizadas pelos diálogos com os Círculos de Cultura, as pedagogias do Ondjango e do Otchiwo podem impulsionar uma educação libertadora em Angola, desde o mundo dos Ovimbundu, capaz de lutar contra os resquícios da cultura e da pedagogia do amém, ainda presentes no mundo angolano. Para a efetivação do estudo aqui proposto tivemos como referências principais, Freire, Nunes, Altuna, Kavaya e vários autores de reconhecimento nacional e internacional. Para submeter a presente investigação sob debate público, buscamos dois campos para o debate investigativo: Ganda/Angola e Unisinos/Brasil. Em Angola, num trabalho árduo com dois interlocutores primários (um homem e uma mulher) e outros informantes secundários, com o objetivo de compreender melhor o ondjango (espaço dialógico masculino) e otchiwo (espaço dialógico feminino), usamos como artefatos os diálogos participantes ensinantes/aprendentes, as fotografias, os vídeos e os áudios. No Brasil, através de estudos realizados na Unisinos, ligados à Linha de Pesquisa Educação e Processos de Exclusão Social, a proposta foi vivenciar a atualidade dos Círculos de Cultura. Tanto em Angola quanto no Brasil, foi possível concluir que os elementoschave para uma educação libertadora são: o diálogo, a participação e a liberdade. Assim, foi possível confirmar a hipótese inicial segundo a qual, revitalizadas pelos diálogos com os Círculos de Cultura, as pedagogias do Ondjango e do Otchiwo, manifestadas através do diálogo, da participação e da liberdade, podem impulsionar uma educação como prática da liberdade em Angola, desde o mundo dos povos Ovimbundu em Ganda-Benguela, capaz, assim, de lutar contra os resquícios da cultura e das pedagogias do amém, ainda presentes em Angola, manifestas por desigualdades prementes, autoritarismos sutis, sob capa de cordeiro, exclusão explícita e sexismo patológico. Durante todo o tempo da pesquisa, a fenomenologia hermenêutico-dialógica e ondjangotchiwiana constituíram o método para a compreensão densa da realidade angolana e discussão das possibilidades e limites dos ideários pedagógicos aqui pesquisados. |
id |
UFPL_ad3c4e421baa2d80f0e2b1465c97c9a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7731 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-06-18T22:51:36Z2021-06-182021-06-18T22:51:36Z2009-12-12KAVAYA, Martinho. Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. 2009. 456f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7731Esta tese reflete sobre a relação dialógico-pedagógica entre os Círculos de Cultura do Brasil com o Ondjango e Otchiwo do grupo etnolinguístico Ovimbundu em Ganda/Benguela-Angola, para pensar a educação libertadora em Angola. Daí, a razão de ser da idéia: “Alvorecer da Esperança”. Trata-se de repensar uma educação ondjangotchiwiana proporcionadora de mudanças substanciais, lutadora pela democratização efetiva, promotora da universalização dos direitos e superadora dos resquícios das culturas e das pedagogias do “amém” ainda presentes na realidade angolana: desigual, autoritarista, excludente e sexista. Para o efeito, a partir dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação e no Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) buscamos, do elenco das pedagogias encontradas nos três ideários pedagógicos, indicadores conducentes à educação acima proposta: o diálogo, a participação e a liberdade. Diante dessa proposta surgiu a seguinte hipótese: revitalizadas pelos diálogos com os Círculos de Cultura, as pedagogias do Ondjango e do Otchiwo podem impulsionar uma educação libertadora em Angola, desde o mundo dos Ovimbundu, capaz de lutar contra os resquícios da cultura e da pedagogia do amém, ainda presentes no mundo angolano. Para a efetivação do estudo aqui proposto tivemos como referências principais, Freire, Nunes, Altuna, Kavaya e vários autores de reconhecimento nacional e internacional. Para submeter a presente investigação sob debate público, buscamos dois campos para o debate investigativo: Ganda/Angola e Unisinos/Brasil. Em Angola, num trabalho árduo com dois interlocutores primários (um homem e uma mulher) e outros informantes secundários, com o objetivo de compreender melhor o ondjango (espaço dialógico masculino) e otchiwo (espaço dialógico feminino), usamos como artefatos os diálogos participantes ensinantes/aprendentes, as fotografias, os vídeos e os áudios. No Brasil, através de estudos realizados na Unisinos, ligados à Linha de Pesquisa Educação e Processos de Exclusão Social, a proposta foi vivenciar a atualidade dos Círculos de Cultura. Tanto em Angola quanto no Brasil, foi possível concluir que os elementoschave para uma educação libertadora são: o diálogo, a participação e a liberdade. Assim, foi possível confirmar a hipótese inicial segundo a qual, revitalizadas pelos diálogos com os Círculos de Cultura, as pedagogias do Ondjango e do Otchiwo, manifestadas através do diálogo, da participação e da liberdade, podem impulsionar uma educação como prática da liberdade em Angola, desde o mundo dos povos Ovimbundu em Ganda-Benguela, capaz, assim, de lutar contra os resquícios da cultura e das pedagogias do amém, ainda presentes em Angola, manifestas por desigualdades prementes, autoritarismos sutis, sob capa de cordeiro, exclusão explícita e sexismo patológico. Durante todo o tempo da pesquisa, a fenomenologia hermenêutico-dialógica e ondjangotchiwiana constituíram o método para a compreensão densa da realidade angolana e discussão das possibilidades e limites dos ideários pedagógicos aqui pesquisados.This doctoral thesis makes a reflection on the dialogical relationship between culture circles and ondjango and otchiwo, in order to think about education as a practice of liberation in Angola, concretely, grounded on the ovimbundu case of Ganda-Benguela. And that is the reason explaining the idea of a "Hope’s Dawning". The thesis is about the rethinking of an ondjangotchiwian education; one that can provide substantial changes, struggle for an effective democratization, promote the universalization of the rights, and overcome the traces of the cultures and of the pedagogies of the "amen" still present in the angolan reality which is unequal, authoritarian, marked by social exclusion, and sexism. For this purpuse, based on studies developed in the Program of Post-Graduation in Education of the Federal University of Pelotas, in the Research Line of Philosophy and History of Education, and in the Research Group “Philosophy, Education and Social Praxis (FEPráxiS)” we selected the main concepts of the three pedagogic proposals as indicators that could conduct to the education above mentioned: dialogue, participation, and freedom. In face of this subject, there came to be an initial hypothesis that could either be confirmed or denied in the course of the investigation. Such hypothesis was synthesized in the following words: the pedagogies of ondjango and otchiwo, revitalized by the dialogues with the culture circles, can impel an education as a practice of liberation in Angola, one that is capable of struggling against the traces of the «amen» culture and pedagogy still present in Angolan world. For the accomplishment of this study, my references have been Freire, Nunes, Altuna, Kavaya, and several authors of national and international recognition. We have submitted the investigation to public debate in two dialogical loci: Ganda/Angola and Unisinos/Brazil. In Angola, making use of tools such as the teaching and learning participatory dialogues, images (pictures and videos) and audio recordings, we have gone into an arduous work with two primary speakers (a man and a woman) and other secondary informers, with the objective of reaching a deeper understanding of ondjango (masculine dialogical space) and otchiwo (feminine dialogical space). In Brazil, through studies accomplished in Unisinos, linked to the Research Line "Education and Processes of Social Exclusion", the goal has been to experience a contemporary version of Culture Circles. Both in Angola and in Brazil, it was possible to conclude that the keyelements for a liberatory education are dialogue, participation, and freedom. Therefore, it was possible to confirm the initial hypothesis according to which, the pedagogies of ondjango and otchiwo, revitalized by the dialogues with the culture circles, can impel an education as a practice of liberation in Angola, grounded on the world of the Ovimbundu people in Ganda-Benguela; one that is capable of struggling against the traces of the «amen» culture and pedagogy still present in Angolan world and that appear as pressing inequalities, subtle authoritarianisms, under lamb layer, explicit exclusion and pathological sexism. Throughout my research, the hermeneutical-dialogical-ondjangotchiwian phenomenology made up the dense method for the understanding of Angolan reality and for the discussion of possibilities and limits of the researched pedagogical theories.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCírculos de culturaOndjango e OtchiwoPedagogias e Culturas do AmémEducação Libertadora OndjangotchiwianaGanda/AngolaCulture circles"Amen" Pedagogies and CulturesOndjangotchiwian Education for liberationAlvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela.Hope’s dawning: from the dialogues between culture circles, ondjango and otchiwo to the education for liberation in Angola - The ovimbundu case in Ganda-Benguelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/4906522961354624http://lattes.cnpq.br/7292902568135607Van Dúnem, José Octávio Serrahttp://lattes.cnpq.br/0837198234354009Ghiggi, GomercindoKavaya, Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Martinho_Kavaya.pdf.txtTese_Martinho_Kavaya.pdf.txtExtracted texttext/plain1159866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/6/Tese_Martinho_Kavaya.pdf.txtb590d028c358e5a5ba1f2b4d3742756eMD56open accessTHUMBNAILTese_Martinho_Kavaya.pdf.jpgTese_Martinho_Kavaya.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1520http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/7/Tese_Martinho_Kavaya.pdf.jpg36539a65eac8bfda6799245830bfe448MD57open accessORIGINALTese_Martinho_Kavaya.pdfTese_Martinho_Kavaya.pdfapplication/pdf9212111http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/1/Tese_Martinho_Kavaya.pdfaab12be1e961958edbd2ad86cc78e6afMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/77312023-07-13 03:23:58.268open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:23:58Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Hope’s dawning: from the dialogues between culture circles, ondjango and otchiwo to the education for liberation in Angola - The ovimbundu case in Ganda-Benguela |
title |
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. |
spellingShingle |
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. Kavaya, Martinho CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Círculos de cultura Ondjango e Otchiwo Pedagogias e Culturas do Amém Educação Libertadora Ondjangotchiwiana Ganda/Angola Culture circles "Amen" Pedagogies and Cultures Ondjangotchiwian Education for liberation |
title_short |
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. |
title_full |
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. |
title_fullStr |
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. |
title_full_unstemmed |
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. |
title_sort |
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. |
author |
Kavaya, Martinho |
author_facet |
Kavaya, Martinho |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4906522961354624 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7292902568135607 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Van Dúnem, José Octávio Serra |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0837198234354009 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ghiggi, Gomercindo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kavaya, Martinho |
contributor_str_mv |
Van Dúnem, José Octávio Serra Ghiggi, Gomercindo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Círculos de cultura Ondjango e Otchiwo Pedagogias e Culturas do Amém Educação Libertadora Ondjangotchiwiana Ganda/Angola Culture circles "Amen" Pedagogies and Cultures Ondjangotchiwian Education for liberation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Círculos de cultura Ondjango e Otchiwo Pedagogias e Culturas do Amém Educação Libertadora Ondjangotchiwiana Ganda/Angola Culture circles "Amen" Pedagogies and Cultures Ondjangotchiwian Education for liberation |
description |
Esta tese reflete sobre a relação dialógico-pedagógica entre os Círculos de Cultura do Brasil com o Ondjango e Otchiwo do grupo etnolinguístico Ovimbundu em Ganda/Benguela-Angola, para pensar a educação libertadora em Angola. Daí, a razão de ser da idéia: “Alvorecer da Esperança”. Trata-se de repensar uma educação ondjangotchiwiana proporcionadora de mudanças substanciais, lutadora pela democratização efetiva, promotora da universalização dos direitos e superadora dos resquícios das culturas e das pedagogias do “amém” ainda presentes na realidade angolana: desigual, autoritarista, excludente e sexista. Para o efeito, a partir dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação e no Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) buscamos, do elenco das pedagogias encontradas nos três ideários pedagógicos, indicadores conducentes à educação acima proposta: o diálogo, a participação e a liberdade. Diante dessa proposta surgiu a seguinte hipótese: revitalizadas pelos diálogos com os Círculos de Cultura, as pedagogias do Ondjango e do Otchiwo podem impulsionar uma educação libertadora em Angola, desde o mundo dos Ovimbundu, capaz de lutar contra os resquícios da cultura e da pedagogia do amém, ainda presentes no mundo angolano. Para a efetivação do estudo aqui proposto tivemos como referências principais, Freire, Nunes, Altuna, Kavaya e vários autores de reconhecimento nacional e internacional. Para submeter a presente investigação sob debate público, buscamos dois campos para o debate investigativo: Ganda/Angola e Unisinos/Brasil. Em Angola, num trabalho árduo com dois interlocutores primários (um homem e uma mulher) e outros informantes secundários, com o objetivo de compreender melhor o ondjango (espaço dialógico masculino) e otchiwo (espaço dialógico feminino), usamos como artefatos os diálogos participantes ensinantes/aprendentes, as fotografias, os vídeos e os áudios. No Brasil, através de estudos realizados na Unisinos, ligados à Linha de Pesquisa Educação e Processos de Exclusão Social, a proposta foi vivenciar a atualidade dos Círculos de Cultura. Tanto em Angola quanto no Brasil, foi possível concluir que os elementoschave para uma educação libertadora são: o diálogo, a participação e a liberdade. Assim, foi possível confirmar a hipótese inicial segundo a qual, revitalizadas pelos diálogos com os Círculos de Cultura, as pedagogias do Ondjango e do Otchiwo, manifestadas através do diálogo, da participação e da liberdade, podem impulsionar uma educação como prática da liberdade em Angola, desde o mundo dos povos Ovimbundu em Ganda-Benguela, capaz, assim, de lutar contra os resquícios da cultura e das pedagogias do amém, ainda presentes em Angola, manifestas por desigualdades prementes, autoritarismos sutis, sob capa de cordeiro, exclusão explícita e sexismo patológico. Durante todo o tempo da pesquisa, a fenomenologia hermenêutico-dialógica e ondjangotchiwiana constituíram o método para a compreensão densa da realidade angolana e discussão das possibilidades e limites dos ideários pedagógicos aqui pesquisados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-18T22:51:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-18 2021-06-18T22:51:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KAVAYA, Martinho. Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. 2009. 456f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7731 |
identifier_str_mv |
KAVAYA, Martinho. Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. 2009. 456f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/6/Tese_Martinho_Kavaya.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/7/Tese_Martinho_Kavaya.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/1/Tese_Martinho_Kavaya.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7731/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b590d028c358e5a5ba1f2b4d3742756e 36539a65eac8bfda6799245830bfe448 aab12be1e961958edbd2ad86cc78e6af 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846893272104960 |