A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Letícia de Farias
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Adriane Borda Almeida da, Pires, Janice de Freitas, Vecchia, Luisa Félix Dalla, Veiga, Mônica Mendes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938
Resumo: Este trabalho com enfoque didático descreve uma atividade de análise e representação de artefatos metálicos, previamente inventariados, relativos a um conjunto arquitetônico de interesse patrimonial. Mediante técnicas digitais de representação, a atividade buscou delimitar uma trajetória de aprendizagem para estágios iniciais de formação em Arquitetura. A trajetória inclui análises geométricas, as quais objetivam ampliar as informações sobre cada artefato, detalhando suas características formais. Tais informações têm aperfeiçoado o planejamento de métodos de representação digitais, promovendo também a apropriação de técnicas para a reprodução de modelos físicos, a partir de corte a laser e impressão tridimensional. O propósito didático avança para habilitar os estudantes ao projeto de modelos que possam apoiar iniciativas de difusão e educação patrimonial inclusivas. Está sendo produzido um conjunto de modelos táteis de cada artefato, projetados de forma que a representação de seus elementos siga uma sequência lógica, por meio da adição gradual de informação, de modo que formas complexas possam ser melhor compreendidas pelo tato.
id UFPL_bb08073b55221d2872288b7bcd52aa73
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3938
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Borges, Letícia de FariasSilva, Adriane Borda Almeida daPires, Janice de FreitasVecchia, Luisa Félix DallaVeiga, Mônica Mendes2018-05-22T19:34:31Z2018-05-22T19:34:31Z2015-10BORGES, L. F. ; BORDA,A.B.A.S ; PIRES, J. F. ; VECCHIA, L. F. D. ; VEIGA, M. . A REPRESENTAÇÃO DE GRADIS METÁLICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA: UMA CONEXÃO ENTRE PATRIMÔNIO, GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL. In: Geometrias & Graphica 2015, 2015, Lisboa. ACTAS DA CONFERÊNCIA GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 1. p. 1-12.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938Este trabalho com enfoque didático descreve uma atividade de análise e representação de artefatos metálicos, previamente inventariados, relativos a um conjunto arquitetônico de interesse patrimonial. Mediante técnicas digitais de representação, a atividade buscou delimitar uma trajetória de aprendizagem para estágios iniciais de formação em Arquitetura. A trajetória inclui análises geométricas, as quais objetivam ampliar as informações sobre cada artefato, detalhando suas características formais. Tais informações têm aperfeiçoado o planejamento de métodos de representação digitais, promovendo também a apropriação de técnicas para a reprodução de modelos físicos, a partir de corte a laser e impressão tridimensional. O propósito didático avança para habilitar os estudantes ao projeto de modelos que possam apoiar iniciativas de difusão e educação patrimonial inclusivas. Está sendo produzido um conjunto de modelos táteis de cada artefato, projetados de forma que a representação de seus elementos siga uma sequência lógica, por meio da adição gradual de informação, de modo que formas complexas possam ser melhor compreendidas pelo tato.porGEOMETRIAS & GRAPHICA 2015Graphic Digital RepresentationMetal RailingsArchitecturePhysical ModelsInclusive Heritage EducationRepresentação Gráfica DigitalGradis MetálicosArquiteturaModelos FísicosEducação Patrimonial InclusivaGEGRADIA representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digitalThe representation of metallic gradis as didactic activity: a connection between patrimony, geometry and technologies of digital manufactureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTproceedings2 - representação de gradis.pdf.txtproceedings2 - representação de gradis.pdf.txtExtracted texttext/plain20416http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/6/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf.txt213ad172e49ec2e946e5f11ffcdaa2fbMD56open accessTHUMBNAILproceedings2 - representação de gradis.pdf.jpgproceedings2 - representação de gradis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2093http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/7/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf.jpg76e285fb8705b95f25866b0be1e89e88MD57open accessORIGINALproceedings2 - representação de gradis.pdfproceedings2 - representação de gradis.pdfapplication/pdf2156835http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/1/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf0b5f4adb5f5cc73fce895c0ee84d873fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/39382023-08-23 13:20:15.026open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3938VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-23T16:20:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The representation of metallic gradis as didactic activity: a connection between patrimony, geometry and technologies of digital manufacture
title A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
spellingShingle A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
Borges, Letícia de Farias
Graphic Digital Representation
Metal Railings
Architecture
Physical Models
Inclusive Heritage Education
Representação Gráfica Digital
Gradis Metálicos
Arquitetura
Modelos Físicos
Educação Patrimonial Inclusiva
GEGRADI
title_short A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
title_full A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
title_fullStr A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
title_full_unstemmed A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
title_sort A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
author Borges, Letícia de Farias
author_facet Borges, Letícia de Farias
Silva, Adriane Borda Almeida da
Pires, Janice de Freitas
Vecchia, Luisa Félix Dalla
Veiga, Mônica Mendes
author_role author
author2 Silva, Adriane Borda Almeida da
Pires, Janice de Freitas
Vecchia, Luisa Félix Dalla
Veiga, Mônica Mendes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Letícia de Farias
Silva, Adriane Borda Almeida da
Pires, Janice de Freitas
Vecchia, Luisa Félix Dalla
Veiga, Mônica Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Graphic Digital Representation
Metal Railings
Architecture
Physical Models
Inclusive Heritage Education
Representação Gráfica Digital
Gradis Metálicos
Arquitetura
Modelos Físicos
Educação Patrimonial Inclusiva
GEGRADI
topic Graphic Digital Representation
Metal Railings
Architecture
Physical Models
Inclusive Heritage Education
Representação Gráfica Digital
Gradis Metálicos
Arquitetura
Modelos Físicos
Educação Patrimonial Inclusiva
GEGRADI
description Este trabalho com enfoque didático descreve uma atividade de análise e representação de artefatos metálicos, previamente inventariados, relativos a um conjunto arquitetônico de interesse patrimonial. Mediante técnicas digitais de representação, a atividade buscou delimitar uma trajetória de aprendizagem para estágios iniciais de formação em Arquitetura. A trajetória inclui análises geométricas, as quais objetivam ampliar as informações sobre cada artefato, detalhando suas características formais. Tais informações têm aperfeiçoado o planejamento de métodos de representação digitais, promovendo também a apropriação de técnicas para a reprodução de modelos físicos, a partir de corte a laser e impressão tridimensional. O propósito didático avança para habilitar os estudantes ao projeto de modelos que possam apoiar iniciativas de difusão e educação patrimonial inclusivas. Está sendo produzido um conjunto de modelos táteis de cada artefato, projetados de forma que a representação de seus elementos siga uma sequência lógica, por meio da adição gradual de informação, de modo que formas complexas possam ser melhor compreendidas pelo tato.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-22T19:34:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-22T19:34:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, L. F. ; BORDA,A.B.A.S ; PIRES, J. F. ; VECCHIA, L. F. D. ; VEIGA, M. . A REPRESENTAÇÃO DE GRADIS METÁLICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA: UMA CONEXÃO ENTRE PATRIMÔNIO, GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL. In: Geometrias & Graphica 2015, 2015, Lisboa. ACTAS DA CONFERÊNCIA GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 1. p. 1-12.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938
identifier_str_mv BORGES, L. F. ; BORDA,A.B.A.S ; PIRES, J. F. ; VECCHIA, L. F. D. ; VEIGA, M. . A REPRESENTAÇÃO DE GRADIS METÁLICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA: UMA CONEXÃO ENTRE PATRIMÔNIO, GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL. In: Geometrias & Graphica 2015, 2015, Lisboa. ACTAS DA CONFERÊNCIA GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 1. p. 1-12.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015
publisher.none.fl_str_mv GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/6/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/7/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/1/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 213ad172e49ec2e946e5f11ffcdaa2fb
76e285fb8705b95f25866b0be1e89e88
0b5f4adb5f5cc73fce895c0ee84d873f
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846999329275904