A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938 |
Resumo: | Este trabalho com enfoque didático descreve uma atividade de análise e representação de artefatos metálicos, previamente inventariados, relativos a um conjunto arquitetônico de interesse patrimonial. Mediante técnicas digitais de representação, a atividade buscou delimitar uma trajetória de aprendizagem para estágios iniciais de formação em Arquitetura. A trajetória inclui análises geométricas, as quais objetivam ampliar as informações sobre cada artefato, detalhando suas características formais. Tais informações têm aperfeiçoado o planejamento de métodos de representação digitais, promovendo também a apropriação de técnicas para a reprodução de modelos físicos, a partir de corte a laser e impressão tridimensional. O propósito didático avança para habilitar os estudantes ao projeto de modelos que possam apoiar iniciativas de difusão e educação patrimonial inclusivas. Está sendo produzido um conjunto de modelos táteis de cada artefato, projetados de forma que a representação de seus elementos siga uma sequência lógica, por meio da adição gradual de informação, de modo que formas complexas possam ser melhor compreendidas pelo tato. |
id |
UFPL_bb08073b55221d2872288b7bcd52aa73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3938 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, Letícia de FariasSilva, Adriane Borda Almeida daPires, Janice de FreitasVecchia, Luisa Félix DallaVeiga, Mônica Mendes2018-05-22T19:34:31Z2018-05-22T19:34:31Z2015-10BORGES, L. F. ; BORDA,A.B.A.S ; PIRES, J. F. ; VECCHIA, L. F. D. ; VEIGA, M. . A REPRESENTAÇÃO DE GRADIS METÁLICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA: UMA CONEXÃO ENTRE PATRIMÔNIO, GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL. In: Geometrias & Graphica 2015, 2015, Lisboa. ACTAS DA CONFERÊNCIA GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 1. p. 1-12.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938Este trabalho com enfoque didático descreve uma atividade de análise e representação de artefatos metálicos, previamente inventariados, relativos a um conjunto arquitetônico de interesse patrimonial. Mediante técnicas digitais de representação, a atividade buscou delimitar uma trajetória de aprendizagem para estágios iniciais de formação em Arquitetura. A trajetória inclui análises geométricas, as quais objetivam ampliar as informações sobre cada artefato, detalhando suas características formais. Tais informações têm aperfeiçoado o planejamento de métodos de representação digitais, promovendo também a apropriação de técnicas para a reprodução de modelos físicos, a partir de corte a laser e impressão tridimensional. O propósito didático avança para habilitar os estudantes ao projeto de modelos que possam apoiar iniciativas de difusão e educação patrimonial inclusivas. Está sendo produzido um conjunto de modelos táteis de cada artefato, projetados de forma que a representação de seus elementos siga uma sequência lógica, por meio da adição gradual de informação, de modo que formas complexas possam ser melhor compreendidas pelo tato.porGEOMETRIAS & GRAPHICA 2015Graphic Digital RepresentationMetal RailingsArchitecturePhysical ModelsInclusive Heritage EducationRepresentação Gráfica DigitalGradis MetálicosArquiteturaModelos FísicosEducação Patrimonial InclusivaGEGRADIA representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digitalThe representation of metallic gradis as didactic activity: a connection between patrimony, geometry and technologies of digital manufactureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTproceedings2 - representação de gradis.pdf.txtproceedings2 - representação de gradis.pdf.txtExtracted texttext/plain20416http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/6/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf.txt213ad172e49ec2e946e5f11ffcdaa2fbMD56open accessTHUMBNAILproceedings2 - representação de gradis.pdf.jpgproceedings2 - representação de gradis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2093http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/7/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf.jpg76e285fb8705b95f25866b0be1e89e88MD57open accessORIGINALproceedings2 - representação de gradis.pdfproceedings2 - representação de gradis.pdfapplication/pdf2156835http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/1/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf0b5f4adb5f5cc73fce895c0ee84d873fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/39382023-08-23 13:20:15.026open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3938VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-23T16:20:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The representation of metallic gradis as didactic activity: a connection between patrimony, geometry and technologies of digital manufacture |
title |
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital |
spellingShingle |
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital Borges, Letícia de Farias Graphic Digital Representation Metal Railings Architecture Physical Models Inclusive Heritage Education Representação Gráfica Digital Gradis Metálicos Arquitetura Modelos Físicos Educação Patrimonial Inclusiva GEGRADI |
title_short |
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital |
title_full |
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital |
title_fullStr |
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital |
title_full_unstemmed |
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital |
title_sort |
A representação de gradis metálicos como atividade didática: uma conexão entre patrimônio, geometria e tecnologias de fabricação digital |
author |
Borges, Letícia de Farias |
author_facet |
Borges, Letícia de Farias Silva, Adriane Borda Almeida da Pires, Janice de Freitas Vecchia, Luisa Félix Dalla Veiga, Mônica Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adriane Borda Almeida da Pires, Janice de Freitas Vecchia, Luisa Félix Dalla Veiga, Mônica Mendes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Letícia de Farias Silva, Adriane Borda Almeida da Pires, Janice de Freitas Vecchia, Luisa Félix Dalla Veiga, Mônica Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graphic Digital Representation Metal Railings Architecture Physical Models Inclusive Heritage Education Representação Gráfica Digital Gradis Metálicos Arquitetura Modelos Físicos Educação Patrimonial Inclusiva GEGRADI |
topic |
Graphic Digital Representation Metal Railings Architecture Physical Models Inclusive Heritage Education Representação Gráfica Digital Gradis Metálicos Arquitetura Modelos Físicos Educação Patrimonial Inclusiva GEGRADI |
description |
Este trabalho com enfoque didático descreve uma atividade de análise e representação de artefatos metálicos, previamente inventariados, relativos a um conjunto arquitetônico de interesse patrimonial. Mediante técnicas digitais de representação, a atividade buscou delimitar uma trajetória de aprendizagem para estágios iniciais de formação em Arquitetura. A trajetória inclui análises geométricas, as quais objetivam ampliar as informações sobre cada artefato, detalhando suas características formais. Tais informações têm aperfeiçoado o planejamento de métodos de representação digitais, promovendo também a apropriação de técnicas para a reprodução de modelos físicos, a partir de corte a laser e impressão tridimensional. O propósito didático avança para habilitar os estudantes ao projeto de modelos que possam apoiar iniciativas de difusão e educação patrimonial inclusivas. Está sendo produzido um conjunto de modelos táteis de cada artefato, projetados de forma que a representação de seus elementos siga uma sequência lógica, por meio da adição gradual de informação, de modo que formas complexas possam ser melhor compreendidas pelo tato. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-22T19:34:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-22T19:34:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORGES, L. F. ; BORDA,A.B.A.S ; PIRES, J. F. ; VECCHIA, L. F. D. ; VEIGA, M. . A REPRESENTAÇÃO DE GRADIS METÁLICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA: UMA CONEXÃO ENTRE PATRIMÔNIO, GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL. In: Geometrias & Graphica 2015, 2015, Lisboa. ACTAS DA CONFERÊNCIA GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 1. p. 1-12. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938 |
identifier_str_mv |
BORGES, L. F. ; BORDA,A.B.A.S ; PIRES, J. F. ; VECCHIA, L. F. D. ; VEIGA, M. . A REPRESENTAÇÃO DE GRADIS METÁLICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA: UMA CONEXÃO ENTRE PATRIMÔNIO, GEOMETRIA E TECNOLOGIAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL. In: Geometrias & Graphica 2015, 2015, Lisboa. ACTAS DA CONFERÊNCIA GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015. Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 1. p. 1-12. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015 |
publisher.none.fl_str_mv |
GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/6/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/7/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/1/proceedings2%20-%20representa%c3%a7%c3%a3o%20de%20gradis.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3938/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
213ad172e49ec2e946e5f11ffcdaa2fb 76e285fb8705b95f25866b0be1e89e88 0b5f4adb5f5cc73fce895c0ee84d873f 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846999329275904 |