O Facebook nas práticas educativas contemporâneas: interações de alunos e professores no Ensino Médio.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7780 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial que os sites de rede social possuem, no caso, os grupos do Facebook, como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente no Ensino Médio. Possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos, são apresentadas considerações acerca da cibersociedade (CASTELLS, 1999; LÉVY, 1999; 2010; 2011) que incorpora em seus hábitos de comunicação e relações sociais, as tecnologias digitais, constituindo uma cibercultura (LEMOS, 2013). Desta forma, as comunidades virtuais interligam de maneira rizomática, sujeitos de diferentes espaços geográficos, unidos por características semelhantes e interesses comuns, podendo estes trocar informações entre si (RECUERO, 2010). A partir deste processo torna-se possível inserir os grupos virtuais no ambiente escolar, pois, sendo mediados pelas tecnologias digitais, estes fazem parte de cultura e modos de viver e agir dos jovens estudantes (KENSKI, 2010; SANTOS; PORTO; 2014). Assim, a pesquisa possibilitou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistando professores e aplicando um questionário on-line para os alunos. Os sujeitos são integrantes do grupo virtual formado por alunos e professores de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de um curso técnico do IFSUL – CaVG. Os procedimentos metodológicos foram realizados de forma mista, ou seja, por estudo de caso e netnografia (KOZINETS, 2014). Este fato explica-se por haver duas formas de coleta de dados, uma com os alunos e professores da referida turma e outra pela análise do grupo citado. A partir das análises do grupo se pode observar a consistente utilização de tal ferramenta virtual, como fonte de comunicação e troca de diferentes tipos de informações, podendo ser um ambiente propício para o desenvolvimento de diferentes aprendizagens e conhecimento educacional. A partir das entrevistas com os docentes, considera-se que o uso das tecnologias de informação e comunicação são uma forma de estabelecer novas conexões, interações e uma comunicação mediada pelas tecnologias digitais entre professores e alunos, sendo um processo que cria laços de amizade e uma aproximação de interesses e diálogos, possibilitados pelas comunidades virtuais. No tocante às informações colhidas pelos questionários on-line aplicados aos alunos foi possível perceber que o uso das tecnologias digitais permite construir e reforçar laços de afeto e amizade, além de ser um meio de comunicação e interação social que pode estender-se para o meio educacional. Os alunos mostraram-se receptivos a ideia de uso do Facebook como uma ferramenta a ser usada na aprendizagem e discussão de conteúdos. Concluiu-se que, o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social. Além disso, é um meio com diversos recursos de cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes. |
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2021-06-24T21:00:39Z2021-06-242021-06-24T21:00:39Z2017-02-07BREDOW, Valdirene Hessler. O Facebook nas práticas educativas contemporâneas: interações de alunos e professores no Ensino Médio. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7780O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial que os sites de rede social possuem, no caso, os grupos do Facebook, como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente no Ensino Médio. Possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos, são apresentadas considerações acerca da cibersociedade (CASTELLS, 1999; LÉVY, 1999; 2010; 2011) que incorpora em seus hábitos de comunicação e relações sociais, as tecnologias digitais, constituindo uma cibercultura (LEMOS, 2013). 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Este fato explica-se por haver duas formas de coleta de dados, uma com os alunos e professores da referida turma e outra pela análise do grupo citado. A partir das análises do grupo se pode observar a consistente utilização de tal ferramenta virtual, como fonte de comunicação e troca de diferentes tipos de informações, podendo ser um ambiente propício para o desenvolvimento de diferentes aprendizagens e conhecimento educacional. A partir das entrevistas com os docentes, considera-se que o uso das tecnologias de informação e comunicação são uma forma de estabelecer novas conexões, interações e uma comunicação mediada pelas tecnologias digitais entre professores e alunos, sendo um processo que cria laços de amizade e uma aproximação de interesses e diálogos, possibilitados pelas comunidades virtuais. No tocante às informações colhidas pelos questionários on-line aplicados aos alunos foi possível perceber que o uso das tecnologias digitais permite construir e reforçar laços de afeto e amizade, além de ser um meio de comunicação e interação social que pode estender-se para o meio educacional. Os alunos mostraram-se receptivos a ideia de uso do Facebook como uma ferramenta a ser usada na aprendizagem e discussão de conteúdos. Concluiu-se que, o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social. Além disso, é um meio com diversos recursos de cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes.The objective of the present work is to introduce the potential that websites have, in this case, Facebook groups, as possible and practicable tools for pedagogical procedures and development of teaching work in High School. By making possible the learning and the construction of knowledge in an interactive way between teachers and students, we present considerations about the cybersociety (CASTELLS, 1999; LÉVY, 1999; 2010; 2011) that incorporates in its habits of communication and social relations, the digital technologies, constituting a cyberculture (LEMOS, 2013). In this way, virtual communities interconnect rhizomatic, subjects from different geographic spaces, united by similar characteristics and common interests, and these can exchange information among themselves (RECUERO, 2010). From this process it is possible to insert the virtual groups in the school environment, since, being mediated by the digital technologies, these are part of the culture and ways of living and acting of the young students (KENSKI, 2010, SANTOS; PORTO, 2014). Thus, the research made possible the analysis of a group of the website Facebook, interviewing teachers and applying an online questionnaire to the students. The subjects are members of the virtual group formed by students and teachers of a first year high school class of an IFSUL - CaVG technical course. The methodological procedures were performed in a mixed manner, in other words, by case study and netnography (KOZINETS, 2014). This fact is explained by two ways of collecting data, one with the students and teachers of the referred group and another by the analysis of the cited group. From the analysis of the group it is possible to observe the consistent use of such virtual tool, as a source of communication and exchange of different types of information, being able to be an environment conducive to the development of different learning and educational knowledge. From the interviews with the teachers, it is considered that the use of information and communication technologies are a way of establishing new connections, interactions and a mediated communication through digital technologies between teachers and students, being a process that creates bonds of friendship and An approach of interests and dialogues, made possible by virtual communities. Regarding the information collected by the online questionnaires applied to the students, it was possible to perceive that the use of digital technologies allows building and strengthening ties of affection and friendship, as well as being a means of communication and social interaction that can extend to the environment educational. The students were receptive to the idea of using Facebook as a tool to be used in learning and discussing content. It was concluded that Facebook is an innovative, interesting and viable tool for use in the school environment, since students and teachers are connected and are part of such a social networking site. In addition, it is a medium with diverse resources of colors, sounds, images and other devices that attract attention and are part of the reality of young students.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoFacebookPráticas educativasTecnologias digitaisEducationEducational practicesDigital technologiesO Facebook nas práticas educativas contemporâneas: interações de alunos e professores no Ensino Médio.Facebook in contemporary educational practices: interactions of students and teachers in High School.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2600783933725650http://lattes.cnpq.br/8058990518394490Zamperetti, Maristani PolidoriBredow, Valdirene Hesslerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdf.txtDissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdf.txtExtracted texttext/plain338934http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7780/6/Dissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdf.txte51f7fd37a2fed989295a25eab3bfba1MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdf.jpgDissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7780/7/Dissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdf.jpgc4186cce5bf1f3806f85b866402cbcdaMD57open accessORIGINALDissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdfDissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdfapplication/pdf2049149http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7780/1/Dissertacao_Valdirene_Hessler_Bredow.pdfe79ce9a1f8aa0ecbf63629a253d78179MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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