Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adams, Sandro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8155
Resumo: As críticas dirigidas ao mito de uma modernidade autocentrada na concepção hegemônica de ciência moderna, e arregimentada na província Europa, constituem um programa central na sociologia latino-americana. É um projeto que examina criticamente as pretensões universalistas das ciências sociais em relação ao passado e ao presente não-ocidental determinando uma aplicabilidade controversa nas histórias locais. Esta dissertação trata da amplitude dialética dos conceitos formulados pelo Grupo Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade e que alimenta novas elaborações sobre diversos conceitos próprios da teoria social latino-americana. São esforços críticos empreendidos para demonstrar os limites e apresentar alternativas às teorias europeias hegemônicas. O alcance fecundo desta epistemologia/ontologia de(s)colonial, que se projeta como uma ciência em construção por distintos autores e em contextos dispersos, potencializa a teoria social latino-americana, em especifico, a anticolonial. A problemática assenta-se nesta originalidade dos novos empreendimentos teóricos e metodológicos de(s)coloniais ante a racionalidade eurocêntrica. Neste sentido, formulamos um problema pertinente para as propostas metodológicas do Grupo e que nos orientou: em que medida sua proposta epistemológica de um giro decolonial não repõe questões provincianas do contexto europeu na extensividade ontológica latino-americana? O objetivo é realizar uma apreciação crítica acerca da produção de conhecimento da teoria social latino-americana retomando sociologicamente a proposta de(s)colonial e atendo-se, especificamente, às permanências da colonialidade na América Latina. Compreendemos que o Grupo tem produzido conceitos capazes de instrumentalizar e apresentar os limites dos pressupostos teóricos hegemônicos que circulam pelo mundo. Nosso interesse reside numa possível e latente opção epistemológica em sua produção teórica enquanto um saber de(s)colonial. Deste modo, afirmamos que o Grupo Modernidade/Colonialidade/ Decolonialidade pleiteia uma igualdade simétrica de ignorar determinados cientistas sociais. Ora, esta referência original detém a capacidade de legitimar uma teoria social e, tal qual a proposta eurocêntrica, não afeta sua qualidade de trabalho. Doravante, as presenças frequentes de Michel Foucault, Norbert Elias, Jürgen Habermas, Karl Marx, entre tantos outros eurocêntricos, contrasta com a ausência destacada de sociólogos latino-americanos, em especifico, conceitualmente pelo colonialismo interno de Pablo Gonzáles Casanova e metodologicamente no homem marginal de Florestan Fernandes.
id UFPL_bc5a1ef602be97f0cc9647e47983aaf3
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8155
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2022-01-27T09:59:48Z2022-01-262022-01-27T09:59:48Z2021-07-30ADAMS, Sandro. Homem Marginal e Colonialismo Interno: uma Ausência Latino-americana na Epistemologia De(s)colonial. Orientador: Dr. William Héctor Gómez Soto. 102f. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8155As críticas dirigidas ao mito de uma modernidade autocentrada na concepção hegemônica de ciência moderna, e arregimentada na província Europa, constituem um programa central na sociologia latino-americana. É um projeto que examina criticamente as pretensões universalistas das ciências sociais em relação ao passado e ao presente não-ocidental determinando uma aplicabilidade controversa nas histórias locais. Esta dissertação trata da amplitude dialética dos conceitos formulados pelo Grupo Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade e que alimenta novas elaborações sobre diversos conceitos próprios da teoria social latino-americana. São esforços críticos empreendidos para demonstrar os limites e apresentar alternativas às teorias europeias hegemônicas. O alcance fecundo desta epistemologia/ontologia de(s)colonial, que se projeta como uma ciência em construção por distintos autores e em contextos dispersos, potencializa a teoria social latino-americana, em especifico, a anticolonial. A problemática assenta-se nesta originalidade dos novos empreendimentos teóricos e metodológicos de(s)coloniais ante a racionalidade eurocêntrica. Neste sentido, formulamos um problema pertinente para as propostas metodológicas do Grupo e que nos orientou: em que medida sua proposta epistemológica de um giro decolonial não repõe questões provincianas do contexto europeu na extensividade ontológica latino-americana? O objetivo é realizar uma apreciação crítica acerca da produção de conhecimento da teoria social latino-americana retomando sociologicamente a proposta de(s)colonial e atendo-se, especificamente, às permanências da colonialidade na América Latina. Compreendemos que o Grupo tem produzido conceitos capazes de instrumentalizar e apresentar os limites dos pressupostos teóricos hegemônicos que circulam pelo mundo. Nosso interesse reside numa possível e latente opção epistemológica em sua produção teórica enquanto um saber de(s)colonial. Deste modo, afirmamos que o Grupo Modernidade/Colonialidade/ Decolonialidade pleiteia uma igualdade simétrica de ignorar determinados cientistas sociais. Ora, esta referência original detém a capacidade de legitimar uma teoria social e, tal qual a proposta eurocêntrica, não afeta sua qualidade de trabalho. Doravante, as presenças frequentes de Michel Foucault, Norbert Elias, Jürgen Habermas, Karl Marx, entre tantos outros eurocêntricos, contrasta com a ausência destacada de sociólogos latino-americanos, em especifico, conceitualmente pelo colonialismo interno de Pablo Gonzáles Casanova e metodologicamente no homem marginal de Florestan Fernandes.Criticism directed to the myth of self-centered modernity in the hegemonic conception of modern science, and regimented in Europa province, compose a central program in Latin American sociology. It is a project that critically examines the universalist pretensions from social sciences regarding to non-Western past and present, determining a controversial applicability in local histories. This dissertation deals with the dialectical amplitude of concepts formulated by the Modernity/Coloniality/ Decoloniality Group, which feeds new elaborations on proper concepts from Latin American social theory. These are critical efforts undertaken to demonstrate the limits and to present alternatives to hegemonic European theories. The fruitful reach of this de(s)colonial epistemology/ontology, which is projected as a science under construction by different authors and in dispersed contexts, enhances the Latin American social theory, specifically, the anticolonial. The issue is based on this originality of the new theoretical and methodological undertaking de(s)colonial in face of Eurocentric rationality. In this sense, we formulated a relevant problem for the methodological proposals of the Group and which guided us: to what extent does the epistemological proposal of a decolonial turn does not reset provincial issues of the European context in the Latin American ontological extensiveness? The main goal is to accomplish a critical appraisal concerned on the production of knowledge in Latin American social theory, sociologically retaking the colonial proposal(s) and addressing, specifically, the permanencies of coloniality in Latin America. We understand that the Group has been producing concepts that are capable of instrumentalizing and presenting the limits of hegemonic theoretical assumptions that circulate around the world. Our interest is on a possible and latent epistemological option in its theoretical production as a de(s)colonial knowledge. In this way, we affirm that the Modernity/Coloniality/Decoloniality Group pleads for a symmetrical equality by ignoring certain social scientists. Now, this original reference has the ability to legitimize a social theory and, like the Eurocentric proposal, it does not affect its quality of work. Henceforth, the frequent presence of Michel Foucault, Norbert Elias, Jurgen Habermas, Karl Marx, among many other Eurocentrics, contrasts with the outstanding absence of Latin American sociologists, in particular, conceptually due to the internal colonialism of Pablo González Casanova and methodologically in the marginal man by Florestan Fernandes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAModernidadeColonialidadeDe(s)colonialidadeHomem marginalColonialismo internoModernityColonialityDe(s)colonialityMarginal ManInternal colonialismHomem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.Marginal Man and Internal Colonialism: a Latin American Absence in De(s)colonial Epistemology.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4663997050702569http://lattes.cnpq.br/9678696141323658Soto, William Héctor GómezAdams, Sandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Sandro_Adams.pdf.txtDissertacao_Sandro_Adams.pdf.txtExtracted texttext/plain224376http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/6/Dissertacao_Sandro_Adams.pdf.txtbf3215b3dd95bd5d6722e7d6e4be0658MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Sandro_Adams.pdf.jpgDissertacao_Sandro_Adams.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/7/Dissertacao_Sandro_Adams.pdf.jpgd8d3670ca49ff396b20d3f3f1dac26a4MD57open accessORIGINALDissertacao_Sandro_Adams.pdfDissertacao_Sandro_Adams.pdfapplication/pdf954909http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/1/Dissertacao_Sandro_Adams.pdff2c86744311687e4ff0187ec798c7939MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/81552023-07-13 03:07:59.967open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:07:59Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marginal Man and Internal Colonialism: a Latin American Absence in De(s)colonial Epistemology.
title Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.
spellingShingle Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.
Adams, Sandro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Modernidade
Colonialidade
De(s)colonialidade
Homem marginal
Colonialismo interno
Modernity
Coloniality
De(s)coloniality
Marginal Man
Internal colonialism
title_short Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.
title_full Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.
title_fullStr Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.
title_full_unstemmed Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.
title_sort Homem marginal e colonialismo interno: uma ausência latino-americana na epistemologia de(s)colonial.
author Adams, Sandro
author_facet Adams, Sandro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4663997050702569
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9678696141323658
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soto, William Héctor Gómez
dc.contributor.author.fl_str_mv Adams, Sandro
contributor_str_mv Soto, William Héctor Gómez
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Modernidade
Colonialidade
De(s)colonialidade
Homem marginal
Colonialismo interno
Modernity
Coloniality
De(s)coloniality
Marginal Man
Internal colonialism
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Colonialidade
De(s)colonialidade
Homem marginal
Colonialismo interno
Modernity
Coloniality
De(s)coloniality
Marginal Man
Internal colonialism
description As críticas dirigidas ao mito de uma modernidade autocentrada na concepção hegemônica de ciência moderna, e arregimentada na província Europa, constituem um programa central na sociologia latino-americana. É um projeto que examina criticamente as pretensões universalistas das ciências sociais em relação ao passado e ao presente não-ocidental determinando uma aplicabilidade controversa nas histórias locais. Esta dissertação trata da amplitude dialética dos conceitos formulados pelo Grupo Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade e que alimenta novas elaborações sobre diversos conceitos próprios da teoria social latino-americana. São esforços críticos empreendidos para demonstrar os limites e apresentar alternativas às teorias europeias hegemônicas. O alcance fecundo desta epistemologia/ontologia de(s)colonial, que se projeta como uma ciência em construção por distintos autores e em contextos dispersos, potencializa a teoria social latino-americana, em especifico, a anticolonial. A problemática assenta-se nesta originalidade dos novos empreendimentos teóricos e metodológicos de(s)coloniais ante a racionalidade eurocêntrica. Neste sentido, formulamos um problema pertinente para as propostas metodológicas do Grupo e que nos orientou: em que medida sua proposta epistemológica de um giro decolonial não repõe questões provincianas do contexto europeu na extensividade ontológica latino-americana? O objetivo é realizar uma apreciação crítica acerca da produção de conhecimento da teoria social latino-americana retomando sociologicamente a proposta de(s)colonial e atendo-se, especificamente, às permanências da colonialidade na América Latina. Compreendemos que o Grupo tem produzido conceitos capazes de instrumentalizar e apresentar os limites dos pressupostos teóricos hegemônicos que circulam pelo mundo. Nosso interesse reside numa possível e latente opção epistemológica em sua produção teórica enquanto um saber de(s)colonial. Deste modo, afirmamos que o Grupo Modernidade/Colonialidade/ Decolonialidade pleiteia uma igualdade simétrica de ignorar determinados cientistas sociais. Ora, esta referência original detém a capacidade de legitimar uma teoria social e, tal qual a proposta eurocêntrica, não afeta sua qualidade de trabalho. Doravante, as presenças frequentes de Michel Foucault, Norbert Elias, Jürgen Habermas, Karl Marx, entre tantos outros eurocêntricos, contrasta com a ausência destacada de sociólogos latino-americanos, em especifico, conceitualmente pelo colonialismo interno de Pablo Gonzáles Casanova e metodologicamente no homem marginal de Florestan Fernandes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-27T09:59:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-26
2022-01-27T09:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ADAMS, Sandro. Homem Marginal e Colonialismo Interno: uma Ausência Latino-americana na Epistemologia De(s)colonial. Orientador: Dr. William Héctor Gómez Soto. 102f. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8155
identifier_str_mv ADAMS, Sandro. Homem Marginal e Colonialismo Interno: uma Ausência Latino-americana na Epistemologia De(s)colonial. Orientador: Dr. William Héctor Gómez Soto. 102f. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/6/Dissertacao_Sandro_Adams.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/7/Dissertacao_Sandro_Adams.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/1/Dissertacao_Sandro_Adams.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8155/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bf3215b3dd95bd5d6722e7d6e4be0658
d8d3670ca49ff396b20d3f3f1dac26a4
f2c86744311687e4ff0187ec798c7939
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710075878965248