Construindo PONTES significativas no ensino de música.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151 http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310 |
Resumo: | Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação. |
id |
UFPL_bfdcd07cadac2db7d7af852d62bb9551 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7151 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-02T15:15:46Z2021-03-02T15:15:46Z2007D'AVILA, Raul Costa et al.. Construindo PONTES significativas no ensino de música.. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 21-34, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34310. Acesso em: 1 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação.porUFBAEducação musicalPontes de articulaçãoFormação de professoresPrática de ensinoConstruindo PONTES significativas no ensino de música.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleOliveira, Alda de JesusBroock, AngelitaCandusso, FlaviaMendes, Jean JoubertMenezes, MaraD'Avila, Raul CostaHarder, RejaneBastião, Zuraida Abudinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.txtConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.txtExtracted texttext/plain29985http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/6/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.txt0ae948d3b682ddf85060f988147891dbMD56open accessTHUMBNAILConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.jpgConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1803http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/7/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.jpg2426c817431cc8d7531ad9310c68016aMD57open accessORIGINALConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdfConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdfapplication/pdf51686http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/1/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdfddc215ead0687144da11387c8fcdf740MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71512023-07-13 06:13:18.293open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7151VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:13:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construindo PONTES significativas no ensino de música. |
title |
Construindo PONTES significativas no ensino de música. |
spellingShingle |
Construindo PONTES significativas no ensino de música. Oliveira, Alda de Jesus Educação musical Pontes de articulação Formação de professores Prática de ensino |
title_short |
Construindo PONTES significativas no ensino de música. |
title_full |
Construindo PONTES significativas no ensino de música. |
title_fullStr |
Construindo PONTES significativas no ensino de música. |
title_full_unstemmed |
Construindo PONTES significativas no ensino de música. |
title_sort |
Construindo PONTES significativas no ensino de música. |
author |
Oliveira, Alda de Jesus |
author_facet |
Oliveira, Alda de Jesus Broock, Angelita Candusso, Flavia Mendes, Jean Joubert Menezes, Mara D'Avila, Raul Costa Harder, Rejane Bastião, Zuraida Abud |
author_role |
author |
author2 |
Broock, Angelita Candusso, Flavia Mendes, Jean Joubert Menezes, Mara D'Avila, Raul Costa Harder, Rejane Bastião, Zuraida Abud |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alda de Jesus Broock, Angelita Candusso, Flavia Mendes, Jean Joubert Menezes, Mara D'Avila, Raul Costa Harder, Rejane Bastião, Zuraida Abud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Pontes de articulação Formação de professores Prática de ensino |
topic |
Educação musical Pontes de articulação Formação de professores Prática de ensino |
description |
Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T15:15:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-02T15:15:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
D'AVILA, Raul Costa et al.. Construindo PONTES significativas no ensino de música.. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 21-34, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34310. Acesso em: 1 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310 |
identifier_str_mv |
D'AVILA, Raul Costa et al.. Construindo PONTES significativas no ensino de música.. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 21-34, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34310. Acesso em: 1 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151 http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/6/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/7/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/1/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ae948d3b682ddf85060f988147891db 2426c817431cc8d7531ad9310c68016a ddc215ead0687144da11387c8fcdf740 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710163823034368 |