Construindo PONTES significativas no ensino de música.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alda de Jesus
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Broock, Angelita, Candusso, Flavia, Mendes, Jean Joubert, Menezes, Mara, D'Avila, Raul Costa, Harder, Rejane, Bastião, Zuraida Abud
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151
http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310
Resumo: Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação.
id UFPL_bfdcd07cadac2db7d7af852d62bb9551
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7151
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-02T15:15:46Z2021-03-02T15:15:46Z2007D'AVILA, Raul Costa et al.. Construindo PONTES significativas no ensino de música.. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 21-34, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34310. Acesso em: 1 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação.porUFBAEducação musicalPontes de articulaçãoFormação de professoresPrática de ensinoConstruindo PONTES significativas no ensino de música.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleOliveira, Alda de JesusBroock, AngelitaCandusso, FlaviaMendes, Jean JoubertMenezes, MaraD'Avila, Raul CostaHarder, RejaneBastião, Zuraida Abudinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.txtConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.txtExtracted texttext/plain29985http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/6/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.txt0ae948d3b682ddf85060f988147891dbMD56open accessTHUMBNAILConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.jpgConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1803http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/7/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.jpg2426c817431cc8d7531ad9310c68016aMD57open accessORIGINALConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdfConstruindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdfapplication/pdf51686http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/1/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdfddc215ead0687144da11387c8fcdf740MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71512023-07-13 06:13:18.293open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7151VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:13:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construindo PONTES significativas no ensino de música.
title Construindo PONTES significativas no ensino de música.
spellingShingle Construindo PONTES significativas no ensino de música.
Oliveira, Alda de Jesus
Educação musical
Pontes de articulação
Formação de professores
Prática de ensino
title_short Construindo PONTES significativas no ensino de música.
title_full Construindo PONTES significativas no ensino de música.
title_fullStr Construindo PONTES significativas no ensino de música.
title_full_unstemmed Construindo PONTES significativas no ensino de música.
title_sort Construindo PONTES significativas no ensino de música.
author Oliveira, Alda de Jesus
author_facet Oliveira, Alda de Jesus
Broock, Angelita
Candusso, Flavia
Mendes, Jean Joubert
Menezes, Mara
D'Avila, Raul Costa
Harder, Rejane
Bastião, Zuraida Abud
author_role author
author2 Broock, Angelita
Candusso, Flavia
Mendes, Jean Joubert
Menezes, Mara
D'Avila, Raul Costa
Harder, Rejane
Bastião, Zuraida Abud
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alda de Jesus
Broock, Angelita
Candusso, Flavia
Mendes, Jean Joubert
Menezes, Mara
D'Avila, Raul Costa
Harder, Rejane
Bastião, Zuraida Abud
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Pontes de articulação
Formação de professores
Prática de ensino
topic Educação musical
Pontes de articulação
Formação de professores
Prática de ensino
description Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T15:15:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-02T15:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv D'AVILA, Raul Costa et al.. Construindo PONTES significativas no ensino de música.. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 21-34, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34310. Acesso em: 1 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310
identifier_str_mv D'AVILA, Raul Costa et al.. Construindo PONTES significativas no ensino de música.. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 21-34, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34310. Acesso em: 1 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151
http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA
publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/6/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/7/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/1/Construindo_PONTES_significativas_no_ensino_de_musica.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7151/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ae948d3b682ddf85060f988147891db
2426c817431cc8d7531ad9310c68016a
ddc215ead0687144da11387c8fcdf740
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710163823034368