The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vinícius Oliveira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6418
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido em um instituto federal de ensino localizado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul com o objetivo de analisar em que medida as práticas de redesign em newsgames são capazes de contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico de um grupo de alunos. Para a geração de dados, foi oferecido um curso sobre redesign em games, ao longo de três meses, para os alunos do ensino médio, integrado ao curso técnico de informática, que estavam matriculados na disciplina Tópicos Avançados em Informática. Parte-se de Apperley e Beavis (2013), que veem os videogames como textos em ação, pois apresentam a natureza semiótica multimodal e a natureza mecânica ergódica. Sob o ponto de vista metodológico, segue-se Mcdowall (2017), que afirma que o letramento crítico em games ocorre apenas quando os jogadores têm a possibilidade de questionar as ideologias dos games mediante as seguintes atividades de redesign: 1) Jogar; 2) Questionar; 3) Modificar; 4) Criar um novo Game. Como resultados, verificou-se que o letramento crítico em games é um processo que envolve a articulação das dimensões operacional, cultural e crítica do letramento. Além disso, constatou-se que o letramento crítico é um processo que ocorre, principalmente, nas etapas referentes à modificação e criação de games por parte dos sujeitos de pesquisa.
id UFPL_ce76b0733b1e1d220933c174190882e9
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6418
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-08-13T16:59:53Z2020-08-13T16:59:53Z2019-12-20http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6418O presente estudo foi desenvolvido em um instituto federal de ensino localizado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul com o objetivo de analisar em que medida as práticas de redesign em newsgames são capazes de contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico de um grupo de alunos. Para a geração de dados, foi oferecido um curso sobre redesign em games, ao longo de três meses, para os alunos do ensino médio, integrado ao curso técnico de informática, que estavam matriculados na disciplina Tópicos Avançados em Informática. Parte-se de Apperley e Beavis (2013), que veem os videogames como textos em ação, pois apresentam a natureza semiótica multimodal e a natureza mecânica ergódica. Sob o ponto de vista metodológico, segue-se Mcdowall (2017), que afirma que o letramento crítico em games ocorre apenas quando os jogadores têm a possibilidade de questionar as ideologias dos games mediante as seguintes atividades de redesign: 1) Jogar; 2) Questionar; 3) Modificar; 4) Criar um novo Game. Como resultados, verificou-se que o letramento crítico em games é um processo que envolve a articulação das dimensões operacional, cultural e crítica do letramento. Além disso, constatou-se que o letramento crítico é um processo que ocorre, principalmente, nas etapas referentes à modificação e criação de games por parte dos sujeitos de pesquisa.This study was conducted in an educational federal institute located in the west border of Rio Grande do Sul. Its objective is analyzing to what extent the newsgames redesign practices are capable for contributing to the development of students’ critical literacy. In this sense, it was offered a course about game redesign during three months for high school students who were enrolled in the subject “Advanced Topics in Informatics”, which was a mandatory subject for technician’s informatics course. As empirical object, it is followed the concept that videogames are action texts. Apperley and Beavis (2013), who claim that videogames have a multimodal semiotic nature and an ergotic mechanical nature, proposed this concept. In methodological terms, it is followed Mcdowall (2017), who says that critical literacy in games is possible only when people have the possibility to question the ideologies of games through the following redesign activities: 1) Playing; 2) Questioning; 3) Modifying; 4) Creating a new Game. As results, it was verified that critical literacy in games is a process, which congregates the articulation of operational, cultural and critical literacy dimensions. Therefore, it can be concluded that critical literacy in games is a process occurs, mainly, when the students modified and created other games.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALetrasLetramento crítico em gamesNewsgamesRedesignGame critical literacyThe game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesigninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/1084818546388983http://lattes.cnpq.br/7239316228662609Leffa, Vilson JoséOliveira, Vinícius Oliveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf.txtTese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain309197http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/6/Tese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf.txt5c5c418c224eead599373ed01607c74dMD56open accessTHUMBNAILTese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf.jpgTese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/7/Tese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf.jpg4d944a3485dfee8e536d64e82efe6703MD57open accessORIGINALTese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdfTese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdfapplication/pdf3714279http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/1/Tese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf89f9b8259497291216aa58f1cf255cf9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/64182023-07-13 03:00:43.403open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:00:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign
title The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign
spellingShingle The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign
Oliveira, Vinícius Oliveira de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Letras
Letramento crítico em games
Newsgames
Redesign
Game critical literacy
title_short The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign
title_full The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign
title_fullStr The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign
title_full_unstemmed The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign
title_sort The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign
author Oliveira, Vinícius Oliveira de
author_facet Oliveira, Vinícius Oliveira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1084818546388983
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7239316228662609
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leffa, Vilson José
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vinícius Oliveira de
contributor_str_mv Leffa, Vilson José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Letras
Letramento crítico em games
Newsgames
Redesign
Game critical literacy
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Letramento crítico em games
Newsgames
Redesign
Game critical literacy
description O presente estudo foi desenvolvido em um instituto federal de ensino localizado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul com o objetivo de analisar em que medida as práticas de redesign em newsgames são capazes de contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico de um grupo de alunos. Para a geração de dados, foi oferecido um curso sobre redesign em games, ao longo de três meses, para os alunos do ensino médio, integrado ao curso técnico de informática, que estavam matriculados na disciplina Tópicos Avançados em Informática. Parte-se de Apperley e Beavis (2013), que veem os videogames como textos em ação, pois apresentam a natureza semiótica multimodal e a natureza mecânica ergódica. Sob o ponto de vista metodológico, segue-se Mcdowall (2017), que afirma que o letramento crítico em games ocorre apenas quando os jogadores têm a possibilidade de questionar as ideologias dos games mediante as seguintes atividades de redesign: 1) Jogar; 2) Questionar; 3) Modificar; 4) Criar um novo Game. Como resultados, verificou-se que o letramento crítico em games é um processo que envolve a articulação das dimensões operacional, cultural e crítica do letramento. Além disso, constatou-se que o letramento crítico é um processo que ocorre, principalmente, nas etapas referentes à modificação e criação de games por parte dos sujeitos de pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-13T16:59:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-13T16:59:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6418
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/6/Tese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/7/Tese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/1/Tese_Vinicius_Oliveira_de_Oliveira.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6418/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c5c418c224eead599373ed01607c74d
4d944a3485dfee8e536d64e82efe6703
89f9b8259497291216aa58f1cf255cf9
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846870945824768