Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grützmann, Thaís Philipsen
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Rozane da Silveira, Lebedeff, Tatiana Bolivar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13266
Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar e analisar doisvídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras –MathLibras”, sobre o conteúdo frações. O projeto tevefinanciamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul(RS). Os vídeos produzidos no MathLibrassão consideradoscomo um recurso visual para os estudantes surdos, entendendo suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. No total o projeto já disponibilizou 13 vídeos no Canal do MathLibrasno YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Campello (2007; 2008), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Lebedeff (2010; 2017), Nogueira (2013), Nunes et al(2013), Silva (2010)e Smole e Diniz (2016).A tecnologia de produção de audiovisuais deu condições para que os vídeos do MathLibraspropiciem, acredita-se, o protagonismo da Libras como língua de instrução, na perspectiva da Pedagogia Visual e Textualidade Diferida. É importante ressaltar, ainda, a importância do trabalho em uma equipe multidisciplinar e da comunicação contínua entre os diferentes grupos que constituem o projeto.
id UFPL_d59f9d2c01df414f04f04029fdeb5b14
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13266
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-06-17T11:18:26Z2024-06-17T11:18:26Z2020GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; ALVES, Rozane da Silveira; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras. REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL – Vitória da Conquista –Bahia, v. 16, n. 37, p. 51-74, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5982/4484. Acesso em: 11 jun. 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13266O trabalho tem como objetivo apresentar e analisar doisvídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras –MathLibras”, sobre o conteúdo frações. O projeto tevefinanciamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul(RS). Os vídeos produzidos no MathLibrassão consideradoscomo um recurso visual para os estudantes surdos, entendendo suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. No total o projeto já disponibilizou 13 vídeos no Canal do MathLibrasno YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Campello (2007; 2008), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Lebedeff (2010; 2017), Nogueira (2013), Nunes et al(2013), Silva (2010)e Smole e Diniz (2016).A tecnologia de produção de audiovisuais deu condições para que os vídeos do MathLibraspropiciem, acredita-se, o protagonismo da Libras como língua de instrução, na perspectiva da Pedagogia Visual e Textualidade Diferida. É importante ressaltar, ainda, a importância do trabalho em uma equipe multidisciplinar e da comunicação contínua entre os diferentes grupos que constituem o projeto.porUESBCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEducação de surdosMatemáticaPedagogia visualDeaf educationMathematicsVisual pedagogyPedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibrasVisual pedagogy in deaf education: an experience with math teaching in Mathlibrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGrützmann, Thaís PhilipsenAlves, Rozane da SilveiraLebedeff, Tatiana Bolivarreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALPedagogia Visual na Educação de Surdos uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras.pdfPedagogia Visual na Educação de Surdos uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras.pdfapplication/pdf893578http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13266/1/Pedagogia%20Visual%20na%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20de%20Surdos%20uma%20experi%c3%aancia%20com%20o%20ensino%20da%20Matem%c3%a1tica%20no%20MathLibras.pdf2a8fb991f71fc3ed6e4c6f5802a1f516MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13266/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTPedagogia Visual na Educação de Surdos uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras.pdf.txtPedagogia Visual na Educação de Surdos uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras.pdf.txtExtracted texttext/plain52887http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13266/3/Pedagogia%20Visual%20na%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20de%20Surdos%20uma%20experi%c3%aancia%20com%20o%20ensino%20da%20Matem%c3%a1tica%20no%20MathLibras.pdf.txta9ea35ff00fea11888b7208b598320bcMD53open accessTHUMBNAILPedagogia Visual na Educação de Surdos uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras.pdf.jpgPedagogia Visual na Educação de Surdos uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1676http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13266/4/Pedagogia%20Visual%20na%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20de%20Surdos%20uma%20experi%c3%aancia%20com%20o%20ensino%20da%20Matem%c3%a1tica%20no%20MathLibras.pdf.jpge5efe4cd391b17393d8679358a451dceMD54open accessprefix/132662024-06-18 03:02:15.408open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/13266VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-06-18T06:02:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Visual pedagogy in deaf education: an experience with math teaching in Mathlibras
title Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
spellingShingle Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
Grützmann, Thaís Philipsen
Educação de surdos
Matemática
Pedagogia visual
Deaf education
Mathematics
Visual pedagogy
title_short Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
title_full Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
title_fullStr Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
title_full_unstemmed Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
title_sort Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras
author Grützmann, Thaís Philipsen
author_facet Grützmann, Thaís Philipsen
Alves, Rozane da Silveira
Lebedeff, Tatiana Bolivar
author_role author
author2 Alves, Rozane da Silveira
Lebedeff, Tatiana Bolivar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grützmann, Thaís Philipsen
Alves, Rozane da Silveira
Lebedeff, Tatiana Bolivar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Matemática
Pedagogia visual
Deaf education
Mathematics
Visual pedagogy
topic Educação de surdos
Matemática
Pedagogia visual
Deaf education
Mathematics
Visual pedagogy
description O trabalho tem como objetivo apresentar e analisar doisvídeos produzidos no projeto de pesquisa “Produção de Vídeos de Matemática Básica com tradução em Libras –MathLibras”, sobre o conteúdo frações. O projeto tevefinanciamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e é desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul(RS). Os vídeos produzidos no MathLibrassão consideradoscomo um recurso visual para os estudantes surdos, entendendo suas singularidades de apreensão e construção de sentidos, fundamentados na Pedagogia Visual. No total o projeto já disponibilizou 13 vídeos no Canal do MathLibrasno YouTube. O aporte teórico-metodológico está baseado nas obras de Campello (2007; 2008), Lacerda, Santos e Caetano (2014), Lebedeff (2010; 2017), Nogueira (2013), Nunes et al(2013), Silva (2010)e Smole e Diniz (2016).A tecnologia de produção de audiovisuais deu condições para que os vídeos do MathLibraspropiciem, acredita-se, o protagonismo da Libras como língua de instrução, na perspectiva da Pedagogia Visual e Textualidade Diferida. É importante ressaltar, ainda, a importância do trabalho em uma equipe multidisciplinar e da comunicação contínua entre os diferentes grupos que constituem o projeto.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-17T11:18:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-17T11:18:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; ALVES, Rozane da Silveira; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras. REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL – Vitória da Conquista –Bahia, v. 16, n. 37, p. 51-74, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5982/4484. Acesso em: 11 jun. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13266
identifier_str_mv GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; ALVES, Rozane da Silveira; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da Matemática no MathLibras. REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL – Vitória da Conquista –Bahia, v. 16, n. 37, p. 51-74, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5982/4484. Acesso em: 11 jun. 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UESB
publisher.none.fl_str_mv UESB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13266/1/Pedagogia%20Visual%20na%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20de%20Surdos%20uma%20experi%c3%aancia%20com%20o%20ensino%20da%20Matem%c3%a1tica%20no%20MathLibras.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13266/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13266/3/Pedagogia%20Visual%20na%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20de%20Surdos%20uma%20experi%c3%aancia%20com%20o%20ensino%20da%20Matem%c3%a1tica%20no%20MathLibras.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13266/4/Pedagogia%20Visual%20na%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20de%20Surdos%20uma%20experi%c3%aancia%20com%20o%20ensino%20da%20Matem%c3%a1tica%20no%20MathLibras.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a8fb991f71fc3ed6e4c6f5802a1f516
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
a9ea35ff00fea11888b7208b598320bc
e5efe4cd391b17393d8679358a451dce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710058875256832