Reconhecimento e valorização dos saberes populares em uma sala de aula da EJA - Pelotas-RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Amélia Teresinha Brum da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7611
Resumo: O presente trabalho de pesquisa visa a apresentar uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que, através de uma prática pedagógica desenvolvida pela educadora, encontra espaço para expor suas expectativas educacionais e consegue, quase que absolutamente, tê-las atendidas. A prática pedagógica adotada pela educadora traz um rompimento com a idéia estabelecida e perpetuada entre os educadores de jovens e adultos em reproduzir a escola diurna. O estabelecimento de ações que promovem uma valorização do mundo de vida do educando, seus saberes e suas experiências pessoais faz com que a turma pesquisada sirva como um exemplo para mostrar que é necessária uma mudança nas concepções de educação para a EJA. Como problemática, este trabalho procurou demonstrar a viabilidade de que uma prática pedagógica que contempla as expectativas dos alunos da EJA possa ser considerada prática de sucesso. A origem desta pesquisa remonta à minha infância, quando não entendia por que alguns adultos manifestavam vontade de estudar e um desânimo para procurar a escola. Como origem acadêmica e ou cientifica, a fonte primeira foi minha Especialização em 2004, a qual se refere ao educando adulto. Trata-se de uma investigação qualitativa na medida em que tomou como opção metodológica a observação participante. Partindo de algumas premissas, tais como a de que os educadores que consideram as expectativas dos seus educandos transgridem a estrutura curricular, assim como os que não incluem essas expectativas acabam por reproduzir uma educação bancária, constatei que a escola não oferece caminhos para que os educandos adultos tenham considerados seus conhecimentos pelos seus educadores. Para tanto, o trabalho mostra uma prática pedagógica desenvolvida numa turma da EJA que abrange as quatro (4) etapas, isto é, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série. A utilização de teóricos que pensam a educação de adultos possibilitou inquirir que é viável a adoção de novas formas do fazer educação e, especificamente, a de adultos. Utilizei, inclusive, Leis, Normas, Planos e Diretrizes que tratam dessa modalidade de ensino como subsídio para a compreensão e definição da peculiaridade da Educação de Jovens e Adultos. Os dados coletados mostraram que os adultos que procuram a escola têm perspectivas e expectativas muito próximas da realidade do mundo em que vivem, precisando, por isso, encontrar uma escola que reconheça essa realidade de vida e a utilize como diretriz do processo educacional. Foi possível verificar, também, que o problema presente na EJA não se refere às Leis, mas sim aos projetos político-pedagógicos adotados, aos limites e às possibilidades da ação educativa empreendida pelas escolas e seus educadores.
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O estabelecimento de ações que promovem uma valorização do mundo de vida do educando, seus saberes e suas experiências pessoais faz com que a turma pesquisada sirva como um exemplo para mostrar que é necessária uma mudança nas concepções de educação para a EJA. Como problemática, este trabalho procurou demonstrar a viabilidade de que uma prática pedagógica que contempla as expectativas dos alunos da EJA possa ser considerada prática de sucesso. A origem desta pesquisa remonta à minha infância, quando não entendia por que alguns adultos manifestavam vontade de estudar e um desânimo para procurar a escola. Como origem acadêmica e ou cientifica, a fonte primeira foi minha Especialização em 2004, a qual se refere ao educando adulto. Trata-se de uma investigação qualitativa na medida em que tomou como opção metodológica a observação participante. Partindo de algumas premissas, tais como a de que os educadores que consideram as expectativas dos seus educandos transgridem a estrutura curricular, assim como os que não incluem essas expectativas acabam por reproduzir uma educação bancária, constatei que a escola não oferece caminhos para que os educandos adultos tenham considerados seus conhecimentos pelos seus educadores. Para tanto, o trabalho mostra uma prática pedagógica desenvolvida numa turma da EJA que abrange as quatro (4) etapas, isto é, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série. A utilização de teóricos que pensam a educação de adultos possibilitou inquirir que é viável a adoção de novas formas do fazer educação e, especificamente, a de adultos. Utilizei, inclusive, Leis, Normas, Planos e Diretrizes que tratam dessa modalidade de ensino como subsídio para a compreensão e definição da peculiaridade da Educação de Jovens e Adultos. Os dados coletados mostraram que os adultos que procuram a escola têm perspectivas e expectativas muito próximas da realidade do mundo em que vivem, precisando, por isso, encontrar uma escola que reconheça essa realidade de vida e a utilize como diretriz do processo educacional. Foi possível verificar, também, que o problema presente na EJA não se refere às Leis, mas sim aos projetos político-pedagógicos adotados, aos limites e às possibilidades da ação educativa empreendida pelas escolas e seus educadores.The present research work aims at presenting an AYE (Adult and Youngsters Education) group group which, through the pedagogical practice developed by the teacher, finds room to expose their educational expectations and manages, almost entirely to have them fulfilled. The pedagogical practice adopted by the teacher brings a break from the established and perpetuated idea among educators of youngsters and adults in reproducing the day school. The establishment of actions which promote a valorization of the educator’s surroundings, the educator’s knowledge and personal experiences makes the researched group serve as an example to show that a change is necessary in the conceptions of education for the AYE. According to its proposition, this work aimed at demonstrating the viability that pedagogical practice which contemplates the expectations of AYE students can be considered as successful practices. The origin of this research recalls my childhood, when I could not understand why some adults manifested their will to study and a lack of motivation to look for a school. As academic or scientific origin, the primary source was my Specialization Course in 2004, which refers to the adult student. This research deals with qualitative investigation in a sense it took as a methodological option the participating observation. Based on some premises, such as the one in which educators consider that the expectations of their students do not follow the plans and syllabus structure, as well as those which do not include these expectations end up reproducing a “banking” education, noticed that the school does not offer ways for the adult students to have their knowledge acknowledged by their educators. In order to do this, the work presents a pedagogical practice developed in an AYE group which involves the four (4) phases, which are, 1st, 2nd, 3rd and 4th grades. The use of theoreticians who are concerned about the education of adults enabled concluding that it is viable to adopt new forms to develop the education and, specially, the education of adults. I have also used Laws, Norms, Plans and Agreements which deal with this kind of teaching as a subsidy for the understanding and definition of the peculiarity of Education of Youngsters and Adults. The data gathered showed that the adults who look for school have their perspectives and expectations much closer to the reality of the world in which they live, then being in need, therefore, to find a school which acknowledges this reality of life and use it as a guide for the educational process. It was possible to notice, as well, that the problem which is present in the AYE does not refer to the Laws, but, in fact, to the adopted political and pedagogical projects, the limits and possibilities if educational action planned by the schools and their educators.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEJAPrática pedagógicaConhecimentosLeisAYEPedagogical practiceKnowledgeLawsReconhecimento e valorização dos saberes populares em uma sala de aula da EJA - Pelotas-RS.Recognition and appreciation of popular knowledge in an EJA classroom - Pelotas-RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3035077838451158http://lattes.cnpq.br/7292902568135607Ghiggi, GomercindoCunha, Amélia Teresinha Brum dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdf.txtDissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdf.txtExtracted texttext/plain214996http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7611/6/Dissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdf.txt4cf78cff40c02e69b3e431828c79a55bMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdf.jpgDissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7611/7/Dissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdf.jpgff21857049c646ffcc9c657a5ea026e4MD57open accessORIGINALDissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdfDissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdfapplication/pdf437594http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7611/1/Dissertacao_Amelia_Teresinha_Brum_da_Cunha.pdf4115c9525ca8453892159b87da156c7fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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