Terminologia em Conservação de bens culturais em papel: produção de um glossário para profissionais em formação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bojanoski, Silvana de Fátima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6203
Resumo: Esta tese tem como objetivo realizar um estudo terminológico sobre a Conservação de bens culturais, com enfoque em obras em papel, para melhor entender a conformação desta área no campo patrimonial. A motivação para esta pesquisa é o entendimento de que os termos são essenciais para a construção epistemológica de uma disciplina. Entende-se que a consolidação de uma área de conhecimento, além de estabelecer seus pressupostos teóricos, definir seu objeto e delimitar o campo de atuação de seus profissionais, também exige a construção de um vocabulário próprio. Neste sentido, a análise terminológica permite problematizar como a Conservação, mais especificamente, a Conservação de obras em papel, está se estruturando como área de conhecimento especializado. O trabalho foi desenvolvido a partir da aproximação com a Terminologia, disciplina do campo da Linguística, que estuda as unidades de significação especializadas (termos e fraseologias) e as linguagens especializadas. A Terminologia, em uma perspectiva descritivista, comunicativa e textual, privilegia termos e textos especializados em um contexto social e estabelece os princípios metodológicos para a elaboração de obras de referência, como glossários e dicionários técnicos. Além disso, ela possibilita a análise da produção do conhecimento de um determinado domínio, a partir dos termos usados pelos agentes sociais que nele atuam. Adotou-se, especificamente, o referencial teórico estabelecido por duas vertentes da Terminologia: a Socioterminologia e a Teoria Comunicativa da Terminologia – TCT. Na metodologia foram seguidas as seguintes etapas propostas pela Terminografia, parte prática e aplicada da Terminologia: identificação das características da área e da estrutura de conhecimentos; produção de um corpus textual de estudo; coleta de termos; elaboração de definições; organização e apresentação do produto terminográfico final. Como resultado concreto do estudo, elaborou-se um glossário sobre Conservação de obras em papel, voltado para o público de profissionais em formação, ou seja, alunos dos cursos de graduação, de recente implantação no Brasil. Ainda como resultados da pesquisa ressaltam-se os seguintes aspectos: realizou-se uma discussão sobre os termos fundamentais da área (preservação, conservação, restauração, conservação preventiva); delineou-se um panorama sobre como a Conservação de bens culturais está se estruturando como disciplina especializada; descreveu-se, com objetivo de divulgação, uma metodologia adequada para elaborar os glossários e dicionários, visando suprir a carência deste tipo de obra na área da Conservação no Brasil. Ao final, conclui-se que as discussões terminológicas são necessárias para alcançar a harmonização dos termos empregados pelos conservadores-restauradores, de forma a melhorar os processos de comunicação dentro do grupo, com os profissionais de áreas afins e com o público geral. Além disto, ainda é necessário construir um meta-discurso eficiente para a consolidação e avanço da Conservação como disciplina especializada dentro do campo patrimonial. A expectativa é de que este estudo contribua para tais mudanças.
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Neste sentido, a análise terminológica permite problematizar como a Conservação, mais especificamente, a Conservação de obras em papel, está se estruturando como área de conhecimento especializado. O trabalho foi desenvolvido a partir da aproximação com a Terminologia, disciplina do campo da Linguística, que estuda as unidades de significação especializadas (termos e fraseologias) e as linguagens especializadas. A Terminologia, em uma perspectiva descritivista, comunicativa e textual, privilegia termos e textos especializados em um contexto social e estabelece os princípios metodológicos para a elaboração de obras de referência, como glossários e dicionários técnicos. Além disso, ela possibilita a análise da produção do conhecimento de um determinado domínio, a partir dos termos usados pelos agentes sociais que nele atuam. Adotou-se, especificamente, o referencial teórico estabelecido por duas vertentes da Terminologia: a Socioterminologia e a Teoria Comunicativa da Terminologia – TCT. Na metodologia foram seguidas as seguintes etapas propostas pela Terminografia, parte prática e aplicada da Terminologia: identificação das características da área e da estrutura de conhecimentos; produção de um corpus textual de estudo; coleta de termos; elaboração de definições; organização e apresentação do produto terminográfico final. Como resultado concreto do estudo, elaborou-se um glossário sobre Conservação de obras em papel, voltado para o público de profissionais em formação, ou seja, alunos dos cursos de graduação, de recente implantação no Brasil. Ainda como resultados da pesquisa ressaltam-se os seguintes aspectos: realizou-se uma discussão sobre os termos fundamentais da área (preservação, conservação, restauração, conservação preventiva); delineou-se um panorama sobre como a Conservação de bens culturais está se estruturando como disciplina especializada; descreveu-se, com objetivo de divulgação, uma metodologia adequada para elaborar os glossários e dicionários, visando suprir a carência deste tipo de obra na área da Conservação no Brasil. Ao final, conclui-se que as discussões terminológicas são necessárias para alcançar a harmonização dos termos empregados pelos conservadores-restauradores, de forma a melhorar os processos de comunicação dentro do grupo, com os profissionais de áreas afins e com o público geral. Além disto, ainda é necessário construir um meta-discurso eficiente para a consolidação e avanço da Conservação como disciplina especializada dentro do campo patrimonial. A expectativa é de que este estudo contribua para tais mudanças.This thesis aims to perform a terminological study on the Conservation of Cultural Objects, with an approach in the works on paper, to better understand the conformation of this area in the patrimonial field. The motivation for this research is the understanding that terms are essential for the epistemological construction of a discipline. It is understood that the consolidation of an area of knowledge, besides establishing its theoretical assumptions, defining its object and delimiting the field of action of its professionals, also requires the construction of a vocabulary of its own. In this sense, the terminological analysis allows us to problematize how Conservation, more specifically, the Conservation of works on paper, is being structured as an area of specialized knowledge. The work was developed from the approach with Terminology, discipline of the field of Linguistics, which studies specialized units of meaning (terms and phraseologies) and specialized languages. Terminology, in a descriptive, communicative and textual perspective, privileges terms and specialized texts in a social context, and establishes the methodological principles for the elaboration of reference works, such as glossaries and technical dictionaries. In addition, it allows the analysis of the knowledge production of a specific domain, from the terms used by the social agents that work in it. Specifically, the theoretical framework established by two current strands of Terminology was adopted: Socioterminology and Communicative Theory of Terminology (CTT). In the methodology were followed the following steps proposed by the Terminology, practical and applied part of the Terminology: identification of the characteristics of the area and the structure of knowledge; production of a textual corpus of study; collection of terms; elaboration of definitions; organization and presentation of the final terminological product. As a concrete result of the study, a glossary was prepared on the Conservation of paper works, aimed at the public of professionals in the process of formation, that is, undergraduate students, recently established in Brazil. Also as a result of the research the following aspects are highlighted: a discussion was held on the fundamental terms of the area (preservation, conservation, restoration, preventive conservation); an outline of how the conservation of cultural objects is being structured as a specialized discipline is established; a suitable methodology for the elaboration of glossaries and dictionaries was described with a view to dissemination, aiming to supply the lack of this type of work in the area of Conservation in Brazil. In the end, it is concluded that terminological discussions are necessary to achieve a harmonization of the terms used by conservative-restorers, in order to improve communication processes within the group, professionals in related areas and also with the general public. In addition, it is still necessary to construct an efficient meta-discourse for the consolidation and advancement of Conservation as a specialized discipline within the heritage field. The study is expected to contribute to these changes.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASTerminologiaPreservaçãoConservaçãoRestauraçãoObras em papelTerminologyPreservationConservationRestorationWorks on paperTerminologia em Conservação de bens culturais em papel: produção de um glossário para profissionais em formação.Terminology in Conservation of cultural property in paper: production of a glossary for professionals in training.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/0051945932956909http://lattes.cnpq.br/4451406034191031Bevilacqua, Cleci Reginahttp://lattes.cnpq.br/8996437110055196Michelon, Francisca FerreiraBojanoski, Silvana de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdf.txtTese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdf.txtExtracted texttext/plain740612http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6203/6/Tese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdf.txtf649c2512dd16c9431ee2a1b49a1c648MD56open accessTHUMBNAILTese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdf.jpgTese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1349http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6203/7/Tese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdf.jpgf0a4ab2eaf39bd9df3ac0ebe0fdb8ba6MD57open accessORIGINALTese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdfTese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdfapplication/pdf2114753http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6203/1/Tese_Silvana_de_Fatima_Bojanoski.pdfd256b8491440e62de14a714bc1343aa5MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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