A Política de Redução de Danos no município de Pelotas, RS : o Programa “Crack, é possível vencer”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatsch, Valéria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3109
Resumo: O objetivo central deste trabalho está pautado na análise da implementação da Política de Redução de Danos, através do estudo de caso do Programa “Crack; é possível vencer” no Centro de Atenção Psicossocial de álcool e drogas - CAPs ad e no Centro de Redução de Danos no município de Pelotas. Para alcançar esse objetivo, identificou-se a capacitação, concepção e conhecimento dos policy makers e burocratas de rua responsáveis pela execução da Política de Redução de Danos em Pelotas/RS, bem como a capacidade dos espaços de decisão disponíveis aos atores sociais envolvidos nessa política. Analisamos os recursos (tempo, materiais e recursos humanos) para colocar essas ações em prática no Centro de Redução de Danos e no Centro de Atenção Psicossocial- álcool e outras drogas de Pelotas/RS. Para fazer a análise qualitativa, adotou-se o modelo de Ciclo de Política de Howlett et al. (2013), focando no estágio da implementação. A circunscrição ao “Programa Crack é Possível Vencer” no município de Pelotas permitiu discutir a ambiguidade presente nas políticas públicas de tratamento aos usuários de drogas, uma vez, que em sua formulação está prevista medidas que caracterizam a estratégia de Redução de Danos e que caracterizam as práticas proibicionistas e manicomiais herdadas de modelos anteriores de políticas públicas. Assim, a etapa de implementação deste programa é vista como crucial para definição de qual concepção está caracterizando a política pública de tratamento aos usuários de drogas. Os resultados encontrados apontam para a adesão dos policy-makers locais e dos burocratas de rua aos princípios e valores incutidos na política de redução de danos, o que lhes permite identificar a contradição da opção manicomial e de internação hospitalar. Pode-se afirmar que a capacitação é o grande diferencial dos profissionais que atuam na implementação da política, pois permite a clareza dos objetivos e consonância com seus princípios. Os espaços de decisão que permitem a autonomia desses decisores locais, também, é outro fator que se destaca como ponto forte, pois permite o replanejamento da política pública. Além disso, há um compromisso para com a implementação do Programa “Crack; é possível vencer” no município em decorrência da falta de capacidade institucional dos agentes implementadores. Para finalizar, chama atenção à responsabilidade que o poder de discricionariedade dos burocratas de rua tem sobre o sucesso ou fracasso da política pública de redução de danos.
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Para alcançar esse objetivo, identificou-se a capacitação, concepção e conhecimento dos policy makers e burocratas de rua responsáveis pela execução da Política de Redução de Danos em Pelotas/RS, bem como a capacidade dos espaços de decisão disponíveis aos atores sociais envolvidos nessa política. Analisamos os recursos (tempo, materiais e recursos humanos) para colocar essas ações em prática no Centro de Redução de Danos e no Centro de Atenção Psicossocial- álcool e outras drogas de Pelotas/RS. Para fazer a análise qualitativa, adotou-se o modelo de Ciclo de Política de Howlett et al. (2013), focando no estágio da implementação. A circunscrição ao “Programa Crack é Possível Vencer” no município de Pelotas permitiu discutir a ambiguidade presente nas políticas públicas de tratamento aos usuários de drogas, uma vez, que em sua formulação está prevista medidas que caracterizam a estratégia de Redução de Danos e que caracterizam as práticas proibicionistas e manicomiais herdadas de modelos anteriores de políticas públicas. Assim, a etapa de implementação deste programa é vista como crucial para definição de qual concepção está caracterizando a política pública de tratamento aos usuários de drogas. Os resultados encontrados apontam para a adesão dos policy-makers locais e dos burocratas de rua aos princípios e valores incutidos na política de redução de danos, o que lhes permite identificar a contradição da opção manicomial e de internação hospitalar. Pode-se afirmar que a capacitação é o grande diferencial dos profissionais que atuam na implementação da política, pois permite a clareza dos objetivos e consonância com seus princípios. Os espaços de decisão que permitem a autonomia desses decisores locais, também, é outro fator que se destaca como ponto forte, pois permite o replanejamento da política pública. Além disso, há um compromisso para com a implementação do Programa “Crack; é possível vencer” no município em decorrência da falta de capacidade institucional dos agentes implementadores. Para finalizar, chama atenção à responsabilidade que o poder de discricionariedade dos burocratas de rua tem sobre o sucesso ou fracasso da política pública de redução de danos.The main objective of this work was guided by the analysis of the conformity of the Política de Redução de Danos (Harm Reduction Policy) and its implementation in the city of Pelotas, Brazil, through the program Crack: é Possível Vencer (Crack; you can win). To achieve this aim, it identified the training, design, and knowledge’s policy makers and the street bureaucrats, responsible for implementing harm reduction policy in Pelotas/RS, and the analyzing of decision-making spaces available to stakeholders involved in this policy. At the same time, was analyzed the resource (time, material and human’s resources) to put these actions into the practice in the Centro de Redução de Danos (Harm Reduction Center) and Centro de Atenção psicossocial – álcool e outras drógas (Psychosocial-alcohol and the other drugs Attention Center) of Pelotas, Brazil. The make the qualitative analysis, the policy was adopted cycle model’s Howlett et al. (2013). The approach to "Crack Can Be Win Program" in Pelotas allowed to discuss the ambiguity in public policy treatment to drug users, once its formulation is planned measures that characterize the strategy of Harm Reduction and characterizing prohibitionist and madhouse practices inherited from previous models of public policies. Therefore, the stage of implementation of this program is seen crucial to define which desing is featuring the public policy treatment to drug users. The results show the policy-makers local and street bureaucrats adhesion of principles and values instilled in harm reduction policy, which allows them to identify the contradiction of madhouse and hospitalization option. It can be said that training is the great differential of the professionals engaged in policy implementation because it allows the clarity of the objectives and compliance with its principles. The decision’s spaces that allow the autonomy of these decision-makers local, too is another factor that stands out as a strength view because it allows the redesign of public policy. In addition, there is a commitment with implementation of the "Crack Can Be Win Program" in the city due to the lack of institutional capacity of the implementing agents. Finally, draws attention to the responsibility that the power of discretion of street bureaucrats have on the success or failure of public policy of harm reduction.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICAPoliticas públicasPolítica de Redução de DanosPrograma “Crack, é possível vencer”ImplementaçãoPublic policyHarm Reduction PolicyProgram "Crack can be conquered"ImplementationA Política de Redução de Danos no município de Pelotas, RS : o Programa “Crack, é possível vencer”.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3046247093486905http://lattes.cnpq.br/4371769396775499Cunha, Patrícia Rodrigues Chaves daTatsch, Valériainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTValeria Tatsch_Dissertacao.pdf.txtValeria Tatsch_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain222207http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3109/6/Valeria%20Tatsch_Dissertacao.pdf.txt717fc7a24b6b29bcff7dbdc10b66988dMD56open accessTHUMBNAILValeria Tatsch_Dissertacao.pdf.jpgValeria Tatsch_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3109/7/Valeria%20Tatsch_Dissertacao.pdf.jpga3e2867204642498bae6fa5eb5ba8fa3MD57open accessORIGINALValeria Tatsch_Dissertacao.pdfValeria Tatsch_Dissertacao.pdfapplication/pdf1474536http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3109/1/Valeria%20Tatsch_Dissertacao.pdf583ac07c5e92dfa2ade067e7bbe14c67MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3109/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3109/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3109/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/3109/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/31092023-07-13 03:05:48.157open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/3109VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:05:48Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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