Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thais Figueiredo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1605
Resumo: This research, which can be called as a literature review, has as its intention: to present the curriculum from different theoretical perspectives, discussing their intersections with knowledge, experience and democracy, to examine how the curriculum is discussed on Dewey's theory, and if there are similarities between John Dewey's ideas and conceptions of contemporary theorists of Curriculum Studies, based on the following question: How did John Dewey think the curriculum in his time, and how can we re-contextualize their ideas to think about curriculum today? It has studied the works Dewey published between the years of 1897-1902 (My Pedagogic Creed, The School and Society, and The Child and the Curriculum), a period that he put their philosophical and pedagogical ideas into practice in the Chicago Laboratory School. It was found that many of Dewey's ideas can be used to think the curriculum today, especially its relations with the educational experience, the school environment and Democracy.
id UFPL_df941addffd706211217fdb118d78cfd
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1605
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/0032484580796048http://lattes.cnpq.br/6507656416518174Hypolito, Álvaro Luiz Moreirahttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535Leite, Maria Cecilia LoreaSantos, Thais Figueiredo2014-08-20T13:47:40Z2014-04-042014-08-20T13:47:40Z2011-06-06SANTOS, Thais Figueiredo. Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1605This research, which can be called as a literature review, has as its intention: to present the curriculum from different theoretical perspectives, discussing their intersections with knowledge, experience and democracy, to examine how the curriculum is discussed on Dewey's theory, and if there are similarities between John Dewey's ideas and conceptions of contemporary theorists of Curriculum Studies, based on the following question: How did John Dewey think the curriculum in his time, and how can we re-contextualize their ideas to think about curriculum today? It has studied the works Dewey published between the years of 1897-1902 (My Pedagogic Creed, The School and Society, and The Child and the Curriculum), a period that he put their philosophical and pedagogical ideas into practice in the Chicago Laboratory School. It was found that many of Dewey's ideas can be used to think the curriculum today, especially its relations with the educational experience, the school environment and Democracy.Este trabalho, que pode ser denominado uma pesquisa bibliográfica, pretende: apresentar algumas perspectivas teóricas acerca do currículo, principalmente as que versam sobre o conhecimento, a experiência e a democracia; examinar como o currículo é problematizado na teoria deweyana; e averiguar se existem aproximações entre as ideias de Dewey sobre o currículo e as perspectivas contemporâneas sobre a mesma temática apresentadas neste trabalho. O estudo partiu do seguinte questionamento: Como John Dewey abordou o currículo em seu tempo, e como podemos recontextualizar suas ideias para pensar o currículo hoje? Estudaram-se as obras de Dewey publicadas entre os anos de 1897-1902 período em que colocou suas ideias pedagógicas e filosóficas em prática na Escola Laboratório de Chicago (Meu Credo Pedagógico; A Escola e a Sociedade; A Criança e o Currículo). Verificou-se que algumas das ideias deweyanas fornecem elementos para um questionamento do contemporâneo, sobretudo as relações entre currículo e experiência educativa, ambiente escolar e democracia.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoCurrículoJohn DeweyEducaçãoCurriculumJohn DeweyEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOSobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPEL123456789/16052021-12-09 13:39:40.101metadata only accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1605Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-09T16:39:40Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
title Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
spellingShingle Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
Santos, Thais Figueiredo
Currículo
John Dewey
Educação
Curriculum
John Dewey
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
title_full Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
title_fullStr Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
title_full_unstemmed Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
title_sort Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
author Santos, Thais Figueiredo
author_facet Santos, Thais Figueiredo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0032484580796048
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6507656416518174
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7674934224612535
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Maria Cecilia Lorea
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thais Figueiredo
contributor_str_mv Leite, Maria Cecilia Lorea
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
John Dewey
Educação
topic Currículo
John Dewey
Educação
Curriculum
John Dewey
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
John Dewey
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This research, which can be called as a literature review, has as its intention: to present the curriculum from different theoretical perspectives, discussing their intersections with knowledge, experience and democracy, to examine how the curriculum is discussed on Dewey's theory, and if there are similarities between John Dewey's ideas and conceptions of contemporary theorists of Curriculum Studies, based on the following question: How did John Dewey think the curriculum in his time, and how can we re-contextualize their ideas to think about curriculum today? It has studied the works Dewey published between the years of 1897-1902 (My Pedagogic Creed, The School and Society, and The Child and the Curriculum), a period that he put their philosophical and pedagogical ideas into practice in the Chicago Laboratory School. It was found that many of Dewey's ideas can be used to think the curriculum today, especially its relations with the educational experience, the school environment and Democracy.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:47:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-04
2014-08-20T13:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Thais Figueiredo. Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1605
identifier_str_mv SANTOS, Thais Figueiredo. Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846958734704640