Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6940 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe estudar as concepções de corpo que dança e pode dançar, em suas conexões com a diversidade corporal; se, como e onde, aparecem e são abordadas pelas e nas licenciaturas em dança, a partir da pergunta: como a questão da diversidade corporal é ou não abordada na formação dos licenciados em dança? Observa-se na história da dança, desde os tempos primitivos até a contemporaneidade eleições corporais que determinaram quem poderia ou não dançar; discursos e práticas discursivas que estabeleceram e ainda estabelecem um padrão corporal para dança, estereótipos do corpo a que cabe dançar ou não (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). Depois de desenhar um pouco da história da dança, discutir alguns conceitos sobre o que é corpo e qual o corpo que dança, o trabalho apresentou um panorama sobre formação de professores, em especial a formação de professores em dança (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Nesse panorama, o trabalho objetivou investigar as concepções de corpo que dança e pode dançar presente nos currículos e práticas educativas das licenciaturas em dança do Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho traçou as concepções dos discentes ingressantes e formandos das licenciaturas sul-rio-grandenses em dança quanto ao corpo para a dança e deu a ver como e se a diversidade corporal perpassa a formação universitária em dança. Esta pesquisa se identifica como qualitativa no viés pós-estruturalista e teve como ações metodológicas: a aplicação de um questionário on-line com os alunos formandos e ingressantes das licenciaturas federais sul-rio-grandenses; e uma conversa com cada uma das coordenadoras desses mesmos cursos de graduação. A partir dos dados produzidos pelos questionários e conversas, foi traçada uma concepção de corpo para a dança, alicerçada nas noções já anunciadas. As discussões convergem para um corpo-trabalho: sem pré-requisitos físicos, mas que, no entanto, se apresentem como corpos interessados, empenhados, dedicados e dispostos a aprender, se envolver, se entregar a dança. |
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2021-01-29T23:53:24Z2021-01-292021-01-29T23:53:24Z2020-08-28AMARAL, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do. Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança. 2020. 117 f. Orientadora: Maristani Polidori Zamperetti. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6940Esta pesquisa propõe estudar as concepções de corpo que dança e pode dançar, em suas conexões com a diversidade corporal; se, como e onde, aparecem e são abordadas pelas e nas licenciaturas em dança, a partir da pergunta: como a questão da diversidade corporal é ou não abordada na formação dos licenciados em dança? Observa-se na história da dança, desde os tempos primitivos até a contemporaneidade eleições corporais que determinaram quem poderia ou não dançar; discursos e práticas discursivas que estabeleceram e ainda estabelecem um padrão corporal para dança, estereótipos do corpo a que cabe dançar ou não (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). Depois de desenhar um pouco da história da dança, discutir alguns conceitos sobre o que é corpo e qual o corpo que dança, o trabalho apresentou um panorama sobre formação de professores, em especial a formação de professores em dança (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Nesse panorama, o trabalho objetivou investigar as concepções de corpo que dança e pode dançar presente nos currículos e práticas educativas das licenciaturas em dança do Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho traçou as concepções dos discentes ingressantes e formandos das licenciaturas sul-rio-grandenses em dança quanto ao corpo para a dança e deu a ver como e se a diversidade corporal perpassa a formação universitária em dança. Esta pesquisa se identifica como qualitativa no viés pós-estruturalista e teve como ações metodológicas: a aplicação de um questionário on-line com os alunos formandos e ingressantes das licenciaturas federais sul-rio-grandenses; e uma conversa com cada uma das coordenadoras desses mesmos cursos de graduação. A partir dos dados produzidos pelos questionários e conversas, foi traçada uma concepção de corpo para a dança, alicerçada nas noções já anunciadas. As discussões convergem para um corpo-trabalho: sem pré-requisitos físicos, mas que, no entanto, se apresentem como corpos interessados, empenhados, dedicados e dispostos a aprender, se envolver, se entregar a dança.This research aims to study the conceptions regarding the bodies that dance and are to dance, in their connections with body diversity; if, how and where they appear and are mentioned in the departments of licentiate degree in dance, starting with the question: how the subject of body diversity is or is not approached in the formation of the licentiate graduates in dance? It is seen in the history of dance, from the primitive times to our contemporaneity bodily choices that have determined who could or could not dance; discourses and practical applications that have established and still establish a body pattern to dance, stereotypes of bodies that are supposed or not to dance (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). After displaying a part of dance history, and discussing about a few concepts about what is the body and which is the body that dances, the essay presented an overview regarding the education of teachers, especially of dance teachers. (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Within this overview, the essay aimed to investigate the conceptions of the body that dances and is able to dance present in the curriculums and educational practices applied by the licentiate degrees in dance in the state of Rio Grande do Sul. Apart from that, the essay outlined the conceptions of the newcomer students and the graduates from the sul-rio-grandenses licentiates in dance regarding the body that dances, and managed to glimpse how and if body diversity is encompassed in the educational background in dance. This research identifies itself and qualitative in the post-structuralist understanding and had as methodological actions: the application of an online questionnaire to the newcomer students and well and graduates in the sul-rio-grandenses federal licentiate degrees; and a conversation with each of the coordinators of said graduation courses. From the data produced by the questionnaires and conversations, it was outlined a conception of body for dance, based on the notions already mentioned. The discussions converge towards a body-work: without physical pre-requisites, but one that nevertheless present themselves as bodies that are interested, focused, dedicated and willing to learn, involve and give themselves to dance.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODançaCorpoDiversidadeLicenciaturas em dançaDanceBodyDiversityLicentiate degrees in danceQuem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.Who Dances the Dance? sayings of the licentiate degrees in dance in the state of Rio Grande do Sul.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2295332147598424http://lattes.cnpq.br/8058990518394490Zamperetti, Maristani PolidoriAmaral, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.txtDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.txtExtracted texttext/plain196096http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/6/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.txtd9c1e84348bfe6b9df355005fa0e8e4dMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.jpgDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1415http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/7/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf.jpg6c216d8c8cd372e49320a2fda9e64c3bMD57open accessORIGINALDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdfDissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdfapplication/pdf3488515http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6940/1/Dissertacao_DANIELA_RICARTE_TEIXEIRA_POLLEZI_DO_AMARAL.pdf17a0d7395f897a3da8459ea85673e570MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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