Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Junior, Hélcio Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5592
Resumo: Esta tese possui como objetivo refletir sobre a cultura umbandista como um espaço de produção de saberes através das Giras de Umbanda como expressão desses saberes e parte das seguintes questões: quais os saberes manifestos através dos corpos nas Giras de Umbanda? Quais as possíveis relações entre a escrita de pesquisa, os saberes manifestos pelos corpos nas Giras de Umbanda e a Educação? Parte-se da compreensão inicial das Giras de Umbanda no seu duplo sentido, tanto como encontro de umbandistas para a realização dos rituais religiosos, como também enquanto movimento dos corpos dos médiuns que através da Gira se preparam para receber as entidades espirituais em suas diferentes formas. A tese é apresentada em três Giras. Em uma primeira Gira é demonstrado o caminho metodológico utilizado; já em uma segunda Gira, o referencial teórico que auxiliou na escritura da tese; e por fim, em uma terceira Gira, a reflexão sobre o trabalho realizado. O caminho metodológico é inspirado na participação observante de Loïc Waquant (2002) e nos processos e escrevivências de Conceição Evaristo (2017; 2017a). Do ponto de vista epistemológico, busca compreender e afirmar a produção de saberes através de sua ética e sua estética singulares e plurais. Busca mostrar que as Giras de Umbanda propõem uma estética específica, a Estética da Gira, que é o lugar no espaço/tempo em que se apresentam os saberes singulares de uma religião que possui uma pedagogia própria. Reafirma e segue o caminho proposto por Oliveira (2001; 2008), em que a epistemologia se relaciona com o “jogo de sedução” que a cultura promove de acordo com o seu contexto e significações próprias. Dessa maneira, a tese proposta concebe o corpo nas Giras de Umbanda é uma alegoria que possibilita acessar uma forma singular de saberes. Defende, ainda, que um possível fio narrativo de acesso para esses saberes são as memórias ancestrais individuais e coletivas que este corpo expressa e que a escrita de pesquisa, aqui inspirada na escrevivência, pode refletir.
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spelling 2020-05-27T23:44:53Z2020-05-272020-05-27T23:44:53Z2019-09-24BARBOSA JÚNIOR, Hélcio Fernandes. Descruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda. 2019. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5592Esta tese possui como objetivo refletir sobre a cultura umbandista como um espaço de produção de saberes através das Giras de Umbanda como expressão desses saberes e parte das seguintes questões: quais os saberes manifestos através dos corpos nas Giras de Umbanda? Quais as possíveis relações entre a escrita de pesquisa, os saberes manifestos pelos corpos nas Giras de Umbanda e a Educação? Parte-se da compreensão inicial das Giras de Umbanda no seu duplo sentido, tanto como encontro de umbandistas para a realização dos rituais religiosos, como também enquanto movimento dos corpos dos médiuns que através da Gira se preparam para receber as entidades espirituais em suas diferentes formas. A tese é apresentada em três Giras. Em uma primeira Gira é demonstrado o caminho metodológico utilizado; já em uma segunda Gira, o referencial teórico que auxiliou na escritura da tese; e por fim, em uma terceira Gira, a reflexão sobre o trabalho realizado. O caminho metodológico é inspirado na participação observante de Loïc Waquant (2002) e nos processos e escrevivências de Conceição Evaristo (2017; 2017a). Do ponto de vista epistemológico, busca compreender e afirmar a produção de saberes através de sua ética e sua estética singulares e plurais. Busca mostrar que as Giras de Umbanda propõem uma estética específica, a Estética da Gira, que é o lugar no espaço/tempo em que se apresentam os saberes singulares de uma religião que possui uma pedagogia própria. Reafirma e segue o caminho proposto por Oliveira (2001; 2008), em que a epistemologia se relaciona com o “jogo de sedução” que a cultura promove de acordo com o seu contexto e significações próprias. Dessa maneira, a tese proposta concebe o corpo nas Giras de Umbanda é uma alegoria que possibilita acessar uma forma singular de saberes. Defende, ainda, que um possível fio narrativo de acesso para esses saberes são as memórias ancestrais individuais e coletivas que este corpo expressa e que a escrita de pesquisa, aqui inspirada na escrevivência, pode refletir.This Doctoral thesis aims to reflect about how the umbandista culture has a knowledge production space through the Cute Umbanda as na expression. Of this knowledge and part of next questions: Wich knowlede is manifested through the bodies in the Cute Umbanda and in the education? What are the possible relationships between research writing, manifest knowledge trhough the bodies in the Cute Umbandas and the education? Assuming the inicial comprehension that Cute Umbandas in their two ways , as a meting of umbandistas for the achievement of religious rituals, as well as moviement of the body of the mediums through the Cute prepair theirselves tho receive the spiritual entity in their different forms. The Thesis is presented in three cute ways, the first is showed the methodologic way to be use; the second Cute, the theoretical framework that support the writting of the thesis; by the end, the third Cute, the reflection about the work fulfilled. The methodologic way is inspired by observant participation of Loïc Waquant (2002) and in the judicial processes of Conceição Evaristo (2047;2017a). From de epistemological point of view, search to understand and affirm the knwoledge production through, unique and plural ethical and aesthetic. Search show that Cute Umbanda propose a specific aesthetic, The Asthetic Cute, that is the place/time showed the unique knowledges of a religion that hasa own pedagogy. Reaffirms and follows the path proposed by Oliveira (2001;2008) where the spistemology relates to “ the seduction game” that culture promotes acording to its own contexto and meanings. Thus, the proposed thesis conceives that the body in the Cute Umbanda is an allegory that allows to access a unique way of knowledge. I also argue that a possible narrative acesse thread are to these knowledge individual ancestral memories individual and collective that this body express and that the writing research, here inpired by writing, can reflect.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoGiras de UmbandaAncestralidadeProdução de saberesEducationCute UmbandaAncestryknwoledge productionDescruza os braços e gira: saberes e escrevivências na Umbanda.Discover the arms and turn: knowledge and scribes in Umbanda.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/9498403441584032http://lattes.cnpq.br/3000225561008826Bussoletti, Denise MarcosBarbosa Junior, Hélcio Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTHélcio Fernandes Barbosa Júnior.pdf.txtHélcio Fernandes Barbosa Júnior.pdf.txtExtracted texttext/plain357600http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5592/6/H%c3%a9lcio%20Fernandes%20Barbosa%20J%c3%banior.pdf.txt6477b2440f8ae69299761db304a3a33fMD56open accessTHUMBNAILHélcio Fernandes Barbosa Júnior.pdf.jpgHélcio Fernandes Barbosa Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5592/7/H%c3%a9lcio%20Fernandes%20Barbosa%20J%c3%banior.pdf.jpg310561617961c73ccbc1c62781663d9dMD57open accessORIGINALHélcio Fernandes Barbosa Júnior.pdfHélcio Fernandes Barbosa Júnior.pdfapplication/pdf1232008http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5592/1/H%c3%a9lcio%20Fernandes%20Barbosa%20J%c3%banior.pdf5c29c8fd7ac71f5490b4d229516d238eMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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