Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304 |
Resumo: | O presente artigo trata do processo de ensino e de aprendizagem num momento de constituir-se professora por meio da prática pedagógica possibilitada via estágio supervisionado da 8ª fase do curso de Pedagogia naUniversidade Federal de Santa Catarina. Apresentaremos primeiramente uma breve contextualização do trabalho realizado, posteriormente os conceitos necessários para entendermos que sujeitos são estes do processo de ensino e de aprendizagem, conceitos como: educação, ensino escola, criança e infância; em sequência, apresentaremos o trabalho desenvolvido para compreendermos os limites e as possibilidades que esta prática docente apresentou e sua relação com a própria aprendizagem no curso de Pedagogia. Os principais autores que nos guiam a pensar numa prática que seja humanizante e que contribua no desenvolvimento e aprendizagem dascrianças são, fundamentalmente, Bernard Charlot (2000) e Suely de Amaral Mello (2006). |
id |
UNOCHAPO-1_6827009a0fe1e44111a4bbfdf1ad62fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1304 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidadesAncestralidade. Educação Não-Formal. UmbandaO presente artigo trata do processo de ensino e de aprendizagem num momento de constituir-se professora por meio da prática pedagógica possibilitada via estágio supervisionado da 8ª fase do curso de Pedagogia naUniversidade Federal de Santa Catarina. Apresentaremos primeiramente uma breve contextualização do trabalho realizado, posteriormente os conceitos necessários para entendermos que sujeitos são estes do processo de ensino e de aprendizagem, conceitos como: educação, ensino escola, criança e infância; em sequência, apresentaremos o trabalho desenvolvido para compreendermos os limites e as possibilidades que esta prática docente apresentou e sua relação com a própria aprendizagem no curso de Pedagogia. Os principais autores que nos guiam a pensar numa prática que seja humanizante e que contribua no desenvolvimento e aprendizagem dascrianças são, fundamentalmente, Bernard Charlot (2000) e Suely de Amaral Mello (2006). Unochapecó2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/130410.22196/rp.v13i27.1304Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 167-196Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 167-1961984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304/718Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Joice TaiseAraújo, Larissa Gimenes de2016-11-25T16:38:01Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1304Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:01Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades |
title |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades |
spellingShingle |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades Martins, Joice Taise Ancestralidade. Educação Não-Formal. Umbanda |
title_short |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades |
title_full |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades |
title_fullStr |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades |
title_sort |
Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades |
author |
Martins, Joice Taise |
author_facet |
Martins, Joice Taise Araújo, Larissa Gimenes de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Larissa Gimenes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Joice Taise Araújo, Larissa Gimenes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ancestralidade. Educação Não-Formal. Umbanda |
topic |
Ancestralidade. Educação Não-Formal. Umbanda |
description |
O presente artigo trata do processo de ensino e de aprendizagem num momento de constituir-se professora por meio da prática pedagógica possibilitada via estágio supervisionado da 8ª fase do curso de Pedagogia naUniversidade Federal de Santa Catarina. Apresentaremos primeiramente uma breve contextualização do trabalho realizado, posteriormente os conceitos necessários para entendermos que sujeitos são estes do processo de ensino e de aprendizagem, conceitos como: educação, ensino escola, criança e infância; em sequência, apresentaremos o trabalho desenvolvido para compreendermos os limites e as possibilidades que esta prática docente apresentou e sua relação com a própria aprendizagem no curso de Pedagogia. Os principais autores que nos guiam a pensar numa prática que seja humanizante e que contribua no desenvolvimento e aprendizagem dascrianças são, fundamentalmente, Bernard Charlot (2000) e Suely de Amaral Mello (2006). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304 10.22196/rp.v13i27.1304 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v13i27.1304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304/718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 167-196 Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 167-196 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992154550272 |