Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Joice Taise
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Larissa Gimenes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304
Resumo: O presente artigo trata do processo de ensino e de aprendizagem num momento de constituir-se professora por meio da prática pedagógica possibilitada via estágio supervisionado da 8ª fase do curso de Pedagogia  naUniversidade Federal de Santa Catarina. Apresentaremos primeiramente uma breve contextualização do trabalho realizado, posteriormente os conceitos necessários para entendermos que sujeitos são estes do processo de ensino e de aprendizagem, conceitos como: educação, ensino escola, criança e infância; em sequência, apresentaremos o trabalho desenvolvido para compreendermos os limites e as possibilidades que esta prática docente apresentou e sua relação com a própria aprendizagem no curso de Pedagogia. Os principais autores que nos guiam a pensar numa prática que seja humanizante e que contribua no desenvolvimento e aprendizagem dascrianças são, fundamentalmente, Bernard Charlot (2000) e Suely de Amaral Mello (2006). 
id UNOCHAPO-1_6827009a0fe1e44111a4bbfdf1ad62fa
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1304
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem do ensino: limites e possibilidadesAncestralidade. Educação Não-Formal. UmbandaO presente artigo trata do processo de ensino e de aprendizagem num momento de constituir-se professora por meio da prática pedagógica possibilitada via estágio supervisionado da 8ª fase do curso de Pedagogia  naUniversidade Federal de Santa Catarina. Apresentaremos primeiramente uma breve contextualização do trabalho realizado, posteriormente os conceitos necessários para entendermos que sujeitos são estes do processo de ensino e de aprendizagem, conceitos como: educação, ensino escola, criança e infância; em sequência, apresentaremos o trabalho desenvolvido para compreendermos os limites e as possibilidades que esta prática docente apresentou e sua relação com a própria aprendizagem no curso de Pedagogia. Os principais autores que nos guiam a pensar numa prática que seja humanizante e que contribua no desenvolvimento e aprendizagem dascrianças são, fundamentalmente, Bernard Charlot (2000) e Suely de Amaral Mello (2006). Unochapecó2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/130410.22196/rp.v13i27.1304Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 167-196Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 167-1961984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304/718Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Joice TaiseAraújo, Larissa Gimenes de2016-11-25T16:38:01Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1304Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:01Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
title Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
spellingShingle Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
Martins, Joice Taise
Ancestralidade. Educação Não-Formal. Umbanda
title_short Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
title_full Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
title_fullStr Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
title_full_unstemmed Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
title_sort Aprendizagem do ensino: limites e possibilidades
author Martins, Joice Taise
author_facet Martins, Joice Taise
Araújo, Larissa Gimenes de
author_role author
author2 Araújo, Larissa Gimenes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Joice Taise
Araújo, Larissa Gimenes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ancestralidade. Educação Não-Formal. Umbanda
topic Ancestralidade. Educação Não-Formal. Umbanda
description O presente artigo trata do processo de ensino e de aprendizagem num momento de constituir-se professora por meio da prática pedagógica possibilitada via estágio supervisionado da 8ª fase do curso de Pedagogia  naUniversidade Federal de Santa Catarina. Apresentaremos primeiramente uma breve contextualização do trabalho realizado, posteriormente os conceitos necessários para entendermos que sujeitos são estes do processo de ensino e de aprendizagem, conceitos como: educação, ensino escola, criança e infância; em sequência, apresentaremos o trabalho desenvolvido para compreendermos os limites e as possibilidades que esta prática docente apresentou e sua relação com a própria aprendizagem no curso de Pedagogia. Os principais autores que nos guiam a pensar numa prática que seja humanizante e que contribua no desenvolvimento e aprendizagem dascrianças são, fundamentalmente, Bernard Charlot (2000) e Suely de Amaral Mello (2006). 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304
10.22196/rp.v13i27.1304
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304
identifier_str_mv 10.22196/rp.v13i27.1304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1304/718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 167-196
Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 167-196
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992154550272