Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falkembach, Maria Fonseca
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Icle, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204
https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170
Resumo: Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.
id UFPL_f837835412922d8fa99ec01ece8b777c
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7204
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-03T10:44:07Z2021-03-03T10:44:07Z2016FALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.porUnicampDançaEscolaMovimentoCorpoMichel FoucaultRudolf LabanDanceSchoolMovementBodyDanzaEscuelaMovimientoCuerpoTrês tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.Three subjectivation technologies to think dance education in schools.Tres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFalkembach, Maria FonsecaIcle, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.txtTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.txtExtracted texttext/plain76829http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/6/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.txtcf7a62ed55eb6ab15ec66c7976777c95MD56open accessTHUMBNAILTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.jpgTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/7/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.jpg89e2b7e7f7cdfac8332cc06d848be773MD57open accessORIGINALTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdfTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdfapplication/pdf771825http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/1/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdfd10dbe08377cfba2afe8518a5ba83af3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72042023-07-13 03:05:33.185open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7204VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:05:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Three subjectivation technologies to think dance education in schools.
Tres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela.
title Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
spellingShingle Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
Falkembach, Maria Fonseca
Dança
Escola
Movimento
Corpo
Michel Foucault
Rudolf Laban
Dance
School
Movement
Body
Danza
Escuela
Movimiento
Cuerpo
title_short Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
title_full Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
title_fullStr Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
title_full_unstemmed Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
title_sort Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
author Falkembach, Maria Fonseca
author_facet Falkembach, Maria Fonseca
Icle, Gilberto
author_role author
author2 Icle, Gilberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falkembach, Maria Fonseca
Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Escola
Movimento
Corpo
Michel Foucault
Rudolf Laban
Dance
School
Movement
Body
Danza
Escuela
Movimiento
Cuerpo
topic Dança
Escola
Movimento
Corpo
Michel Foucault
Rudolf Laban
Dance
School
Movement
Body
Danza
Escuela
Movimiento
Cuerpo
description Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-03T10:44:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-03T10:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170
identifier_str_mv FALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204
https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp
publisher.none.fl_str_mv Unicamp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/6/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/7/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/1/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cf7a62ed55eb6ab15ec66c7976777c95
89e2b7e7f7cdfac8332cc06d848be773
d10dbe08377cfba2afe8518a5ba83af3
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846875629813760