Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204 https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170 |
Resumo: | Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se. |
id |
UFPL_f837835412922d8fa99ec01ece8b777c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7204 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-03T10:44:07Z2021-03-03T10:44:07Z2016FALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.porUnicampDançaEscolaMovimentoCorpoMichel FoucaultRudolf LabanDanceSchoolMovementBodyDanzaEscuelaMovimientoCuerpoTrês tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola.Three subjectivation technologies to think dance education in schools.Tres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFalkembach, Maria FonsecaIcle, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.txtTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.txtExtracted texttext/plain76829http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/6/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.txtcf7a62ed55eb6ab15ec66c7976777c95MD56open accessTHUMBNAILTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.jpgTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1742http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/7/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.jpg89e2b7e7f7cdfac8332cc06d848be773MD57open accessORIGINALTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdfTres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdfapplication/pdf771825http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/1/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdfd10dbe08377cfba2afe8518a5ba83af3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72042023-07-13 03:05:33.185open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7204VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:05:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Three subjectivation technologies to think dance education in schools. Tres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela. |
title |
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. |
spellingShingle |
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. Falkembach, Maria Fonseca Dança Escola Movimento Corpo Michel Foucault Rudolf Laban Dance School Movement Body Danza Escuela Movimiento Cuerpo |
title_short |
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. |
title_full |
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. |
title_fullStr |
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. |
title_full_unstemmed |
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. |
title_sort |
Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. |
author |
Falkembach, Maria Fonseca |
author_facet |
Falkembach, Maria Fonseca Icle, Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Icle, Gilberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falkembach, Maria Fonseca Icle, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Escola Movimento Corpo Michel Foucault Rudolf Laban Dance School Movement Body Danza Escuela Movimiento Cuerpo |
topic |
Dança Escola Movimento Corpo Michel Foucault Rudolf Laban Dance School Movement Body Danza Escuela Movimiento Cuerpo |
description |
Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-03T10:44:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-03T10:44:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170 |
identifier_str_mv |
FALKENBACH, Maria; ICLE, Gilberto . Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, p. 628-650, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8642170. Acesso em: 2 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7204 https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/6/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/7/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/1/Tres_tecnologias_de_subjetivacao_para_pensar_o_ensino_de_danca_na_escola.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7204/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf7a62ed55eb6ab15ec66c7976777c95 89e2b7e7f7cdfac8332cc06d848be773 d10dbe08377cfba2afe8518a5ba83af3 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846875629813760 |